RTP quer reduzir a transmissão de corrida de touros

A tradicional transmissão de cerca de sete corridas de toiros na RTP pode ser reduzida.

O novo conselho de administração, liderado por Gonçalo Reis, está a «analisar todas as pastas da empresa, entre elas a das corridas de toiros promovidas pela Casa do Pessoal da RTP», diz ao Correio da Manhã o presidente da entidade, Luís Castro, que nos próximos dias se irá «reunir com a administração».

O também jornalista da RTP recusa dramatizar, apesar da inquietação por parte de alguns empresários e autarquias, que já tinham agendado transmissões.

Segundo o referido jornal apurou, no passado as autarquias pagavam cerca de 25 mil euros à Casa do Pessoal para promover as suas corridas, mas agora esse valor estará inflacionado.

No entanto, das cerca de sete corridas de toiros transmitidas pela RTP, apenas quatro a cinco são promovidas pela Casa do Pessoal. As restantes são da responsabilidade da direção de programas.

Se a Casa do Pessoal, que tem uma componente cultural, desportiva e de ação social, perder as touradas, fica sem uma fonte de receita que lhe permite ajudar alguns dos seus 2 300 sócios. Com a temporada tauromáquica do Campo Pequeno a arrancar no dia 9 de abril, a RTP corre o risco de não transmitir a festa. O CM tentou contactar a administração da RTP, mas sem êxito.