RTP, SIC e TVI emitiram, no final da passada semana, um importante comunicado conjunto relacionado com o futuro da medição das audiências.
Os três principais operadores de televisão não chegaram a acordo com a GfK, empresa que mede atualmente as audiências em Portugal. O contrato entre as partes termina no fim do ano e não foi renovado.
Ficou ainda acordado que a GfK manterá a medição audiométrica durante o ano de 2019 em regime de transição. Vai ser aberto um novo concurso e a 1 de janeiro de 2019 deverá estar uma nova empresa a medir as audiências televisivas em portugal.
Leia o comunicado conjunto de RTP, SIC e TVI:
Os operadores RTP, SIC e TVI reiteram a importância da existência de um serviço de medição de audiências televisivas que seja transparente, fiável e independente.
Tendo presente que o contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a CAEM e a GfK cessa no próximo dia 31 de dezembro, não tendo as partes logrado alcançar um entendimento relativamente à renovação ou prorrogação do mesmo, os operadores televisivos em apreço acordaram com a GfK, para garantir a estabilidade no mercado, a prestação do serviço de medição de audiências, a partir do dia 1 de janeiro de 2019, por um período transitório de 12 meses.
Nesse intervalo, iniciar-se-á um procedimento concursal internacional para a prestação do serviço de medição de audiências por um período temporal mais alargado. Os operadores RTP, SIC e TVI estão disponíveis para incluir no referido acordo outros representantes do setor e do mercado.