RTP ultrapassa limite de anúncios publicitários

Em 2011 e 2012, a RTP ultrapassou, ainda sob a liderança de Guilherme Costa, os limites reservados à publicidade comercial, revelam as auditorias ao grupo público divulgadas pela ERC ao Correio da Manhã.

A auditora Gaspar Castro, Romeu Silva & Associados, detetou, em 2011, o incumprimento do limite de seis minutos reservados a publicidade na RTP 1. Já o auditor Pedro Roque encontrou, em 2012, 259 situações em que o limite foi ultrapassado e não as 23 situações declaradas nos relatórios bimestrais de cumprimentos do protocolo RTP/SIC/TVI.

O regulador dos media diz que os «limites visam impedir a distorção da concorrência entre operador público e privados». As auditorias ao grupo público detetaram ainda outras irregularidades, nomeadamente no que diz respeito à legendagem em teletexto. Os auditores falam em incumprimento em 25 semanas (é obrigatória a emissão de, pelo menos, 10 horas semanais de programas dos géneros de ficção e documentários com legendagem através de teletexto).

As auditoras detetaram também incumprimentos na duração do programa do provedor. Nos dois anos referidos, o formato contabilizou uma duração inferior à imposta. O que a RTP justificou com períodos de férias e questões de programação.