RTP1 estreia “A Lei de Teerão”, baseado na situação social do Irão

A Lei de Teerão
“A Lei de Teerão”, RTP1

Amanhã à 01h37, a RTP1 estreia “A Lei de Teerão”, filme do iraniano Saeed Roustayi que é baseada em factos reais.

Trata-se de um alucinante e dramático thriller de ação com uma crítica política e social. Deixa-nos um alerta para o aumento exponencial do número de toxicodependentes, a facilidade do acesso à droga e para a incapacidade das forças policiais no combate a este flagelo.

Samad é polícia na brigada de narcóticos em Teerão, uma cidade iraniana onde os toxicodependentes são em grande número, muitos dos quais sem abrigo. Samad procura um barão de droga local, Nasser Khakzad. Depois de muitas tentativas, consegue localizá-lo, encontrando-o após uma tentativa de suicídio falhada. Enquanto Nasser passa pelos procedimentos legais que o levarão à pena de morte e à sua execução, Samad começa a perceber que foram as condições sociais e as instituições completamente corruptas da sociedade que levaram Nasser à vida criminosa.

Perante isso as detenções e execuções que fez na sua carreira começam a apresentar-se como algo inútil e sem qualquer impacto no problema de droga no Irão.

“A Lei de Teerão” é baseado na aterradora situação social, praticamente desconhecida do Irão, que se tornou num país de toxicodependentes: são cerca de 6,5 milhões de viciados em drogas, em 82 milhões de habitantes, facto punido com pena de morte pela Lei Islâmica. Este filme é por isso também um retrato sociológico da sociedade iraniana marcada pela pobreza, sendo a dependência das drogas vista como uma forma de fuga ou refúgio para muitos deles.

Título Original: Just 6.5

Intérpretes: Payman Maadi, Navid Mohammadzadeh, Parinaz Izadyar, Farhad Aslani

Realização: Saeed Roustaee

Autoria: Saeed Roustaee

Música: Payman Yazdanian

Ano: 2019

Duração: 128 minutos