"

RTP1 estreia “Mar, a Última Fronteira” [vídeo]

Mar, a última fronteira

“Mar, a Última Fronteira” estreia na RTP1

Esta noite, quando forem 21h, a RTP1 estreia a série documental portuguesa intitulada “Mar, a última fronteira”.

A produção é totalmente dedicada ao mar português e realizada pelo fotógrafo e cineasta subaquático Nuno Sá. É a primeira série documental portuguesa completamente dedicada à biodiversidade do mar nacional e às áreas marinhas mais pristinas da costa de Portugal, incluindo os Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Um projeto da RTP, desenvolvido em parceria com o Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul e realizado pelo fotógrafo e cineasta subaquático Nuno Sá, este documentário vai mostrar aos espectadores o mar de Portugal, através de imagens únicas e exclusivas, como a descida num submarino a 1000 metros de profundidade nos Açores, os encontros com o maior animal do planeta, a baleia-azul, mergulhos frente-a-frente com a foca-monge, um dos mamíferos marinhos mais raros do mundo, ou conversas entre os velozes tubarões-azuis.

Com estreia esta noite, às 21h, com um episódio especial, a seguir ao Telejornal, a série “Mar, a última Fronteira” vai mostrar, ao longo de seis episódios, a imensa riqueza e os grandes hotspots de biodiversidade marinha que Portugal tem no seu mar.

Premiado, em 2018, nos BAFTA, pelo seu contributo na série BBC Blue Planet 2, Nuno Sá e a sua equipa de mergulhadores, percorreram, ao longo de 18 meses, mais de 1600 milhas náuticas, mergulharam durante centenas de horas, realizaram mais de 100 mergulhos, falaram com investigadores, arqueólogos subaquáticos e muitos entusiastas do mar, sempre à descoberta dos melhores sítios para captarem imagens inesquecíveis.

Para Nuno Sá, «esta série surgiu da necessidade de mostrar aos portugueses que temos no nosso mar uma riqueza de biodiversidade única a nível mundial. Mergulhámos ao longo da costa de Portugal Continental, de Olhão a Matosinhos, percorremos todas as ilhas do Arquipélago dos Açores e da Madeira, incluindo as ilhas Selvagens, para mostrarmos a vida marinha que habita nas nossas águas».

“Mar, a última fronteira” será emitida depois, na RTP1, aos sábados, às 10h. O conteúdo estará ainda disponível no RTP Play.

No episódio especial com emissão esta noite:

Uma coletânea das histórias emocionantes da serie “Mar, a última fronteira”. Revela-nos emocionantes mergulhos na ria Formosa com os ameaçados cavalos-marinhos e, ao largo de Sesimbra, encontros com os velozes tubarões-azuis. Numa viagem ao Arquipélago da Madeira, nas ilhas Desertas, a equipa mergulha com o mamífero marinho mais ameaçado da Europa, a foca-monge e explora um icónico naufrágio, em Porto Santo. Nos Açores, descem aos 1000 metros de profundidade num submarino e mergulham num dos locais mais remotos e intocados de Portugal, a reserva marinha dos ilhéus das Formigas.