RTP1 estreia “Ordem Moral”, com Maria de Medeiros

ordem moral
Maria de Medeiros protagoniza “Ordem Moral”

Este sábado à noite a RTP1 estreia “Ordem Moral”, a versão em minissérie do filme estreado no ano passado nos cinemas.

Esta é a história verídica da herdeira e proprietária do Diário de Notícias, protagonizada por Maria de Medeiros, numa produção da Leopardo Filmes com realização de Mário Barroso e argumento de Carlos Saboga.

A 13 de novembro de 1918, dois dias após o Armistício que punha cobro à Grande Guerra, com o país mergulhado numa profunda crise política, social e sanitária, provocada pela pandemia da gripe espanhola, Maria Adelaide Coelho da Cunha desaparecia do seu domicílio no luxuoso Palácio de São Vicente de Fora. “Ordem Moral” conta a história desta mulher livre e insubmissa perante os ditames de uma sociedade hipócrita e moralista. Uma mulher à frente do seu tempo, que desafiou os poderes instalados, que provocou manchetes nos jornais da época, que ousou afrontar a ordem moral patriarcal e burguesa, e os grandes vultos da medicina da altura que pactuavam com essa ordem, internando estas mulheres que lhe faziam frente, para assim se verem livres delas.

Nesta minissérie é contada uma história densa e cativante e com uma reconstituição histórica irrepreensível que reúne no seu elenco Marcello Urgeghe, João Pedro Mamede, João Arrais, Albano Jerónimo, Júlia Palha, Ana Padrão, Vera Moura, Dinarte Branco, Ana Bustorff, Dinis Gomes, Jorge Mota, Miguel Borges, Isabel Ruth, Rui Morrison e Teresa Madruga.

Produzida pela Leopardo Filmes, com realização de Mário Barroso, argumento de Carlos Saboga e produção de Paulo Branco, Ordem Moral conta ainda com música original de Mário Laginha.

“Ordem Mora,” é uma história real que nos traz paixão, traição, sofrimento e que agitou a comunicação social nos anos 20.

Estreia dia 3 de abril, às 22h30, na RTP1 com a emissão dos 3 episódios.

Título Original: Ordem Moral – Série

Intérpretes: Maria de Medeiros, Marcello Urgeghe, João Pedro Mamede, João Arrais, Albano Jerónimo, Júlia Palha, Ana Padrão, Vera Moura, Dinarte Branco, Ana Bustorff, Dinis Gomes, Jorge Mota, Miguel Borges, Isabel Ruth, Rui Morrison, Teresa Madruga

Realização: Mário Barroso

Produção: Leopardo Filmes, APM Produções

Autoria: Carlos Saboga

Música: Mário Laginha

2020, 45 minutos