A RTP1 vai estrear a série documental “Vírus – Parasitas Obrigatórios”. São três episódios acerca de um dos assuntos na ordem do dia.
Uma série documental que pretende ajudar a perceber o que são os vírus e o que pode a humanidade fazer para vencer esta luta.
A ciência e a tecnologia vão dominar as pandemias em tempo recorde ou o pior ainda está para vir? Em “Vírus – Parasitas Obrigatórios” a RTP1 vai falar sobre as inquietações que nos surgem quando abordamos este tema e procurar respostas para todas elas.
Uma série documental de três episódios, produzida pela Farol de Ideias, em que a anfitriã, Cláudia Semedo, vai ajudar a responder a algumas questões que nos inquietam neste momento.
A humanidade está a viver a maior alteração do estilo de vida de que há memória, no mais curto espaço de tempo. Culpamos a natureza, condenamos o sistema produtivo, apontamos o dedo ao outro, mas nunca, ou raramente, nos olhamos ao espelho para admitirmos que tudo chegou tão longe por que nós permitimos.
“Vírus – Parasitas Obrigatórios” procura responder a algumas preocupações e conhecer melhor o poderemos fazer perante as ameaças dos vírus desconhecidos. Uma série documental para acompanhar nos dias 7, 10 e 14 de janeiro, pelas 21h00, na RTP1.
No primeiro episódio: Como tudo começou
As pandemias acontecem por causa da relação que o ser humano tem com a natureza. Os desequilíbrios que estamos a causar levam-nos a cruzar barreiras de risco aumentado. Recentemente uma equipa de epidemiologistas calculou que pode haver cerca de 1,7 milhões de vírus desconhecidos. O mesmo modelo matemático calculou que mais de meio milhão poderá ter potencial de causar doenças no ser humano.