A RTP2 estreia amanhã, sexta-feira, às 22h56, o filme “Tommaso”, com Willem Dafoe no papel de protagonista.
Trata-se de uma película do cineasta norte-americano Abel Ferrara, um drama com cariz autobiográfico sobre dúvida e desconexão.
Tommaso (Willem Dafoe), um realizador norte-americano, vive em Roma com Nikki (Cristina Chiriac), a sua jovem mulher europeia, e a filha de três anos de idade (Anna Ferrara). Trabalha na escrita de guião de um filme e enfrenta as dificuldades de concretizar um novo projeto.
Há seis anos que marcha nos passos da abstinência, que tem de ser trabalhada todos os dias e, de vez em quando, participa numa reunião dos Alcoólicos Anónimos. O seu relacionamento com Nikki parece cada vez mais tenso. Será que a considerável diferença de idades se tornou um problema?
Quando os fantasmas do passado o vêm perturbar, Tommaso vê-se forçado a encarar a vida que viveu e a refletir sobre o que criou. Oscilando entre estados de alegria e cólera, o quotidiano de Tommaso envolve-nos num turbilhão emocional que dificulta uma resposta à derradeira questão: a quem ofereceremos a nossa compaixão?
Contracenando com a mulher e a filha de Abel Ferrara, Willem Dafoe interpreta um artista cujas manifestas semelhanças com o realizador se traduzem num drama sobre dúvida e desconexão, filmado num estilo documental autorreflexivo.
Ficha técnica:
Título Original: Tommaso
Intérpretes: Cristina Chiriac, Willem Dafoe, Anna Ferrara
Realização: Abel Ferrara
Produção: Simila(r), Faliro House Productions, Vivo Film, Washington Square Films
Argumento: Abel Ferrara
2019, 113 minutos