Ruy de Carvalho não gostou do tratamento que teve por parte da TVI

bem-vindos a beirais

Ruy de Carvalho prepara-se para voltar à RTP, 15 anos depois da sua última aparição numa ficção do canal público. O ator vai fazer parte do elenco fixo da segunda temporada de “Bem-vindos a Beirais”.

Sem ter visto o contrato de exclusividade que o ligava à TVI há mais de uma década e prestes a aparecer nos ecrãs da RTP1, Ruy de Carvalho se coibiu de criticar o canal para o qual trabalhou durante 13 anos.

O Alberto de “Destinos Cruzados”, que ainda se encontra em exibição na grelha de Queluz de Baixo considera-se abandonado pela Quatro. «A TVI nem um adeus me disse. Nem me disseram: “olhe, Ruy, a gente agora não precisa de si. Obrigado pelo trabalho que fez aqui durante os 12 anos que cá esteve”», desabafou ao Diário de Notícias.

O ator não conteve a revolta por, no seu entender, ter sido ele a contactar a TVI e não o contrário. Ruy afirma que «trabalhei doze anos naquela casa, merecia que me dissessem pelo menos qualquer coisa. Nem que fosse: “É uma pena”», contou ao jornal da Controlinveste.

Ruy de Carvalho refere ainda que a filha, que também gere a sua carreira, contactou a TVI sem obter resposta: «A minha filha Paula é a minha agente e ainda telefonou duas vezes a perguntar se precisavam de mim para novos projetos. Não responderam…».

O decano dos atores sente-se agora livre para aceitar propostas de outros canais e vai regressar à RTP, onde começou há 59 anos com “Eram Duzentos Irmãos”, de 1952. Em “Bem-vindos a Beirais” vai dar vida a Viriato, um homem que se muda para a localidade onde decorre a ação da novela/série.