Saiba com o que pode contar no episódio de estreia de “Madre Paula” da RTP1

Madre Paula
Joana Ribeiro e Paulo Pires em “Madre Paula”

“Madre Paula” é a nova série da RTP1 baseada em factos reais. A estreia acontece já esta quarta-feira, dia 5 de julho, às 22h30.

A produção conta a história do romance proibido entre Paula, uma freira do convento de Odivelas, e o rei D. João V. Uma série inspirada no romance histórico de Patrícia Muller.

Paula é uma rapariga humilde. O pai, por razões financeiras, manda-a para o convento. Ela obedece, mas o seu destino não é dedicar a vida a Deus.

D. João V tem um casamento infeliz e é no convento de Odivelas que escolhe as suas amantes. Quando conhece Paula, apaixona-se perdidamente. No entanto, a rainha, o irmão do rei e outras freiras não admitem a existência de sentimentos profundos entre a sua alteza e uma mera freira. O que une Paula e o rei D. João V é o amor. O que os separa é um país inteiro.

Sinopse do episódio de estreia:

Portugal, 1720. Paula, uma jovem humilde, é levada pelo pai, Adrião, um ourives falido, para o convento de Odivelas. Junta‐se a Maria da Luz, a irmã já freira. Paula não quer ser freira, a ideia de reclusão aterroriza‐a. Para mais, as outras freiras tratam-na mal por ser pobre.

Na corte, D. João V é confrontado com a notícia do afundamento de uma nau portuguesa a mando do imperador Carlos VI, irmão de Maria Ana, a rainha de Portugal. Ainda não há certezas, mas alguns nobres defendem o ataque ao imperador, dizendo que Portugal não pode permitir tais ofensas. Entre eles, Francisco, o irmão mais novo do Rei. Foi ele que lançou o boato da nau com o objetivo de levar D. João V a uma guerra insana e ser acusado de loucura. Francisco quer o trono.

Paula descobre que algumas freiras dormem com homens no convento e que estes, todos ricos e poderosos, lhes proporcionam vidas confortáveis. Paula torna‐se amante do conde de Vimioso, que se apaixona por ela. No final, Paula e D. João V cruzam-se e ele fica fascinado com ela. Beijam-se. É o início de um amor proibido.