Saiba como foi a estreia de “1986” em audiência

A RTP1 estreou ontem a nova série portuguesa. “1986” é uma produção de época, passada no ano que lhe dá título e idealizada por Nuno Markl.

O primeiro episódio registou 2,6 de audiência média, a que correspondeu 5,6% de share. Foram 254,500 os espectadores que acompanharam a nova série da estação pública de televisão.

A TVI liderou o pe´riodo com parte do episódio de “A Herdeira”. Nesta faixa a quatro marcou 14,2 de rating, 30,2% de share e fidelizou 1 milhão e 373 mil espectadores.

“Paixão” também chegou a liderar no período por momentos, mas fechou em segundo lugar. A novela da SIC garantiu 12,1 de audiência média, 25,8% de quota média de mercado e 1 milhão e 173 mil espectadores em média.

“1986” começou com a segunda volta das eleições presidenciais desse ano. De um lado, Mário Soares e do outro, Freitas do Amaral.

Há hinos pop/rock. Há chapéus de palha para os adeptos do P’rá Frente Portugal de Freitas e autocolantes com sóis sorridentes para os crentes no lema Soares é Fixe.

A esquerda decide unir-se para assegurar a derrota do candidato da direita, o que obriga os comunistas portugueses a engolir o histórico sapo de votar Soares. A hora da verdade chegará a 16 de fevereiro.

No meio deste turbilhão, acompanhamos a mais inesperada história de Romeu e Julieta. Tiago é um jovem solitário de 15 anos, viciado nos filmes que aluga incessantemente no videoclube do bairro.

O pai, Eduardo, viúvo, é um crítico de cinema de mau feitio, militante comunista, prestes a cometer o crime do século, vai ter de votar em Mário Soares.

Os dados apresentados são provisórios, da responsabilidade da CAEM/GfK e podem sofrer alterações.

Pode consultar mais dados no fórum Zapping.