Saiba quais foram os programas e os canais que geraram mais retorno para as marcas em 2014

Fernando-Mendes-O-Preço-Certo

O serviço Soft Sponsoring Report da MediaMonitor, que avalia novos formatos de publicidade em programas de entretenimento e recolhe e analisa a exposição de marcas em programas nacionais de ficção e divertimento nos canais RTP1, RTP2, SIC, TVI, SIC Radical e SIC Mulher, já divulgou os resultados de 2014.

No ano passado, a marca com mais retorno foi o Continente e o programa foi o Preço Certo, adianta o relatório. Em 2014 «observámos que a utilização deste formato de publicidade [‘soft sponsoring’] por parte das marcas aumentou significativamente bem como a necessidade da sua análise, permitindo às marcas uma aproximação diferente da tradicional, no que respeita à publicidade para os consumidores», referem. Durante o ano passado, foram registadas 414.964 exposições de marcas em programas de televisão, correspondentes a mais de 821 horas de duração, o que representou 288,6 milhões de euros.

«No total, foram recolhidas 2.678 marcas com exposição» no ano passado, adianta a MediaMonitor. Por programas, “O Preço Certo” ficou em primeiro lugar, com um retorno para as marcas presentes de 37,4 milhões de euros, seguido do “Factor X”, com 23,6 milhões de euros, do “Querido Mudei a Casa” (22,3 milhões de euros), a novela “Belmonte” (12,4 milhões de euros) e “Você na TV!” (10,9 milhões de euros). «A nível de canais, o canal que gerou mais retorno para as marcas em 2014 foi a TVI, com mais de 98 milhões de euros a preços de tabela e quase 52 horas de exposição», adianta o relatório.

Em segundo lugar ficou a RTP1, com 96,1 milhões de euros e 80 horas de exposição, seguida da SIC (55,6 milhões de euros), da SIC Mulher (23,9 milhões de euros), SIC Radical (11,1 milhões de euros) e a RTP2 (3,3 milhões de euros).