A Globo Portugal já escolheu a próxima novela da noite. “Salve Jorge” regressa ao nosso país, desta feita no cabo.
Depois de ter sido emitida na SIC e ter recuperado as audiências na última faixa noturna de ficção, a trama volta agora para o horário nobre da Globo.
Uma história de amor entre duas pessoas com temperamentos completamente opostos e marcada por encontros e desencontros.
O cruzamento de diferentes culturas, a vida no Complexo do Alemão (zona Norte do Rio de Janeiro), o tráfico de pessoas e as suas vítimas. Estes são os ingredientes de “Salve Jorge”, nova edição da novela “A Guerreira”. A estreia é a 29 de outubro, às 21h35.
A trama de “Salve Jorge”, assinada por Glória Perez, é protagonizada por Morena (Nanda Costa), uma jovem que foi criada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Com apenas 14 anos foi mãe de um menino, o que fez com que amadurecesse cedo. Morena é uma mulher com personalidade forte, lutadora, obstinada e capaz de enfrentar todos os obstáculos, mesmo os mais duros, para conseguir ajudar a família e realizar os seus sonhos.
É no cenário da pacificação do Complexo do Alemão que Morena conhece Theo (Rodrigo Lombardi), oficial da cavalaria do Exército e devoto de São Jorge. Acostumado a viver de acordo com planeamentos, Theo precisa que tudo à sua volta esteja em ordem e perfeitamente hierarquizado. O total oposto de Morena que vive ao sabor dos acontecimentos e é movida por impulsos. Estas diferenças vão causar faísca ao início, mas rapidamente ambos vão perceber que estão perdidamente apaixonados um pelo outro.
O romance entre Morena e Theo corre de feição para desespero de Áurea (Suzana Faini), mãe de Theo, que sempre sonhou com o casamento do filho com a tenente Érica (Flávia Alessandra), com quem o militar namorava antes de conhecer Morena. Mas o destino vai mesmo fazer com que o casal acabe por se separar. Pressionada por graves problemas familiares, Morena antevê uma grande oportunidade no convite de Lívia (Cláudia Raia) para trabalhar, por alguns meses apenas, na Turquia. Só que por detrás da aparência de mulher sofisticada e acima de qualquer suspeita, Lívia chefia uma rede internacional de tráfico humano. Desta quadrilha fazem ainda parte Wanda (Totia Meireles), auxiliar direta de Lívia que ajuda a angariar as jovens traficadas, Irina (Vera Fischer), que gere o espaço de diversão noturna onde as jovens são obrigadas a prostituir-se, e ainda Russo (Adriano Garib), chefe de segurança.
«O tráfico humano é um crime extremamente rentável, que escraviza milhares de indivíduos em todo o mundo. Paradoxalmente, porém, apresenta um caráter invisível: a maioria das pessoas nunca ouviu falar ou acredita que se trate de lenda urbana. Isso mesmo nos meios de gente informada», esclarece Glória Perez, autora da novela “Salve Jorge”. «Como em outras campanhas minhas, quero dar voz a quem não tem. A trama aborda o tráfico para diferentes fins: sexual, trabalho doméstico e adoção ilegal. Ao longo da pesquisa, conversei com diversas vítimas e boa parte delas também deu seu depoimento para a novela», acrescenta.
A saga de Morena e Theo tem como cenários o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro pós-pacificação, e a Turquia, local de encontro entre Ocidente e Oriente. «A Turquia exerce um fascínio sobre todos nós. É um país formado por várias camadas históricas, orgulhoso de sua identidade multicultural», diz o diretor de núcleo Marcos Schechtman.
Com um elenco de luxo, “Salve Jorge” conta ainda com a participação de atores bem conhecidos do público português como Giovanna Antonelli, Alexandre Nero, Dira Paes, Carolina Dieckmann, Cleo, Zezé Polessa, Stenio Garcia, Nívea Maria, Domingos Montagner, Letícia Spiller, Natália do Valle, Nicete Bruno, Caco Ciocler e Bruna Marquezine, entre outros.
A novela é assinada por Glória Perez, com direção de núcleo de Marcos Schechtman e direção geral de Marcos Schechtman e Fred Mayrink. “Salve Jorge” tem estreia marcada para o dia 29 de outubro, às 21h35, na Globo, com exibição de segunda-feira a sábado.