“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 248 (25 de setembro a 1 de outubro)

Vanda sobrevive

Sílvia e César fazem as pazes

Olavo corre pelo hospital até chegar a Nelson, que fala, muito compenetrado, ao telemóvel. Olavo pergunta onde é que elas estão e Nelson faz-lhe sinal dizendo que elas estão no quarto, mas afasta-se, ainda a falar ao telemóvel. Olavo tenta entrar, mas Simone impede-o. Porém, Olavo não quer saber e entra na mesma.

Olavo entra no quarto e lá estão Benedita, Teresa e o médico. Benedita abraça o pai, a chorar, dizendo que foi horrível. Teresa diz ao marido que já está bem e o médico confirma e sai. A médica diz que a mãe adoptiva confirmou que foi ela quem matou João e Carmo e Olavo pergunta como é que Vanda está. Benedita chora e diz que não sabe. Teresa explica a Olavo que elas deram todas as indicações à polícia e eles foram para lá. Nelson entra e diz que os colegas dele foram para o local mas não encontraram Vanda, nem viva, nem morta. Benedita e Teresa ficam em choque e Teresa conclui que, provavelmente, estava lá alguém para lhe dar o antídoto caso Benedita não a escolhesse. Todos se mostram desalentados.

Vanda desperta no banco traseiro do carro. Na parte da frente, Andrade explica-lhe que Benedita saiu com a outra mulher e ele fez o que Vanda lhe tinha pedido: salvou-a. A vilã fica cheia de raiva e grita que vai matá-los a todos, um por um.

Rafa quer entrar na cozinha para fazer a calda que falta para a tarte, mas Guilherme não o deixa entrar na cozinha. Passados instantes, Bárbara vem com uma tarte, mas Rafa identifica imediatamente que não foi a tarte que ele fez. Bárbara acaba por ser desbocada e dizer que ela fez exactamente como ele e Rafa descobre a tarte desfeita, dizendo que adora e tem de lhe dar um nome original.

Sílvia e César estão tensos, sem saberem o que dizer ou fazer. César diz que o melhor é começar a fazer a mala para ir embora e quando se está a dirigir para o quarto, Sílvia diz-lhe que as pistas não iam dar ao divórcio e não era isso que ela queria. César fica esperançoso e ela responde que agora percebeu que talvez seja melhor não estar casada com um homem que desiste quando as coisas se tornam difíceis. César refuta o argumento dela, dizendo que tem estado sempre presente em todos os momentos, fáceis ou difíceis e Sílvia pergunta porque é que ele não lhe contou quando lhe foi apresentado o maior desafio da carreira dele. César diz-lhe que não é por ela ser um entrave, mas, hoje em dia, prefere estar junto a ela a ver uma série ou a conversar com os filhos do que estar a trabalhar. César diz ainda que quer estar em todos os momentos da vida da filha e não saber de tudo por fotografias desfocadas. Ambos se emocionam e beijam, pedindo perdão mútuo. César afasta-se e vai à cozinha, com Sílvia no seu encalço.

César começa a rasgar os papéis do divórcio e diz que não se quer separar. Sílvia pede-lhe que ele a beije e César diz que é o que para até ao fim dos seus dias.

Mário, Maria, Remédios e Almeno estão a preparar tudo para o concurso de chef do bar T. Almeno sai da cozinha e diz que Tiago deixou tudo preparado e Remédios diz que ele é um anjo, sentindo-se culpada pelo que Pedro fez. Maria fica incrédula quando vê Sara a entrar no bar e tenta expulsá-la, deixando Sara de lágrimas nos olhos. Quando parece que Maria vai bater em Sara, Almeno encaminha Sara para a porta, mas ela diz que não se lembra de porque é que eles estão chateados com ela. Almeno diz-lhe para ela se lembrar apenas que não é bem-vinda. Maria envia uma mensagem a Patrícia a dizer que espera por ela para lhe dar um abraço.

Patrícia está junto ao caixão da mãe a despedir-se dela e a dizer que lhe perdoa tudo o que ela fez. Nana chora, ao longe, com Adriano e Júlia aproxima-se da irmã. Patrícia agradece-lhe ela ter ido e diz que não conseguia fazer aquilo sozinha. Patrícia afasta-se e Júlia cola a pastilha elástica que estava a mascar na testa de Carmo, dizendo que ontem já tinha sido tarde. Nelson entra, dá os pêsames a Patrícia e conta-lhes que já têm a confirmação de que foi Vanda que matou João e Carmo, pedindo-lhes que estejam atentas a qualquer movimentação.

Nelson segue Júlia para o escritório e diz-lhe que, com ele, ela não tem de fingir e pode admitir que está feliz por eles terem morrido. Júlia diz que nada disso apaga o trauma do abuso que sofreu nas mãos deles, mas morrerem é um bom primeiro passo. Nelson aproxima-se dela e dá-lhe uma prenda de aniversário, ainda que seja apenas no dia seguinte. O PJ dá-lhe um album em branco e uma máquina fotográfica para ela começar de novo. Júlia agradece e os dois olham-se intensamente.

Tojó e Henrique estão muito abatidos, em casa. Elsa e Bruno olham para eles, tristes, sem saberem bem o que dizer. Tojó diz que não sabe como vai encarar as pessoas depois daquela vergonha, mas Elsa diz-lhe que a única pessoa que passou uma vergonha ali foi Lídia e que nem ela nem Bruno têm qualquer problema na relação de Henrique e Tojó. Henrique emociona-se, mas, contrariamente ao que esperavam, Tojó diz que vai para o quarto e Henrique pode ficar lá em casa, mas ele quer cruzar-se com ele o mínimo possível.

Sílvia e César criticam Lídia pelo que ela fez a Tojó, mas Lídia está muito revoltada, dizendo que se tornou boa e fez tudo o que ele queria e não lhe serviu de nada. O casal pergunta-lhe o que é que ela esperava e Lídia diz que só queria a família de volta e agora está sozinha. Compreensiva, a amiga diz-lhe que ela não está sozinha, tem os filhos e o neto, mas tem de viver a vida dela e deixar Tojó viver a sua.

Nana entra na copa onde Adriano está a comer uns acepipes e diz-se muito triste com a súbita morte da amiga, que com certeza, nem terá tido tempo de organizar as suas coisas. Assim, Nana começa a dizer ao marido que, como ele já não está muito bom da cabeça, também devia começar a pensar nisso. Adriano diz que está óptimo, mas, nas suas costas, Joaquim começa a mudar-lhe o prato e o copo de lugar. Nana continua a dizer que ele não está bem, inventando coisas, como o facto de Adriano só ter barbeado metade da cara e dizendo que não ouviu fantasma nenhum, só disse que sim para ele não se sentir mal. Adriano fica muito preocupado e quando vê que não tem comida nem copo, ela diz-lhe que não o viu a comer nada. Adriano diz que vai tratar de tudo com urgência.

Anna, Carolina, Teresa, Olavo, Tadeu e Noémia estão a preparar tudo para o aniversário das gémeas. Carolina acha que não era preciso tanta coisa, mas Teresa diz que é a primeira vez que tem as filhas todas juntas, por isso têm de festejar. Anna pede uma bolacha e Carolina não lhe quer dar, ainda chateada com a filha, mas Teresa diz que ela pode comer porque é um dia especial. Carolina acha que não é uma boa altura para festas, mas o pai descansa-a, dizendo que contratou um segurança para guardar a casa.

Andrade está no cemitério a construir uma grande caixa de madeira, sob o olhar atento de Vanda. Andrade diz-lhe que está quase e quer ver se eles se aguentam.

Remédios e Almeno apresentam o formato do concurso de chef aos concorrentes, incluindo Rafa. Bárbara e Guilherme estão ali para dar apoio ao rapaz e Bárbara diz que é estranho os organizadores também participarem no concurso, achando que isso pode dar-lhes preferência. Almeno questiona se Remédios terá comprado o júri, mas ela diz que é uma prova cega e carrega no cronómetro fugindo para a cozinha. Almeno, Rafa e os outros concorrentes seguem-na.

Na cozinha, Almeno, Remédios e os restantes concorrentes tentam lidar com o caos e o espaço apertado, discutindo e lutando por ingredientes e panelas. Rafa coloca os auscultadores e começa a movimentar-se com calma e precisão. Remédios e Almeno vão discutindo enquanto começam a preparar os seus pratos.

Tiago está a preparar-se para a ir para a pesca, com Maria ao seu lado que comenta que aquele é o concurso mais barulhento da história. A rapariga pergunta ao irmão se ele não vai à festa de aniversário das gémeas, mas ele responde que as coisas estão tensas entre Anna e Carolina e ele não quer piorar tudo. Maria conta-lhe que Pedro a ameaçou e Tiago diz que ele perdeu o rumo e achava que valia tudo para ficar com Carolina.

Nana entra no escritório e Adriano está com um advogado, dizendo que está a tratar da doação do seu dinheiro. Nana fica muito contente, assumindo que o dinheiro é para si e pede ao marido que assine tudo rapidamente para ela poder ir fazer-lhe compras para ele ter uma vida confortável. Tocam à campainha e os dois saem para verem quem é.

Nana e Adriano abrem a porta a Patrícia e a dois homens. A rapariga explica que no dia anterior viu buracos nas paredes e sentiu um cheiro estranho, por isso vão fumigar a casa. Nana fica em pânico quando Patrícia lhe explica que toda a gente tem de sair porque vão pulverizar a casa com um produto altamente tóxico e tudo o que lá estiver, morre.

Em casa dos Corte Real avançam os preparativos para a festa. Tadeu e Noémia já vão comendo uns acepipes, enquanto Teresa conversa com Paula. Alguns homens servem comida e preparam o bolo. São, contudo, suspeitos e trocam olhares tensos. Olavo vem da rua e diz que Anna está a brincar com a mãe e as tias na piscina, ficando contente por estar toda a gente junta.

Bárbara, Guilherme, Maria, Mário e o júri esperam pelo fim da prova de culinária. Da cozinha, ouvem-se os protestos de Remédios e Almeno. Bárbara diz a Guilherme que têm de resolver a vida deles, já que ela sente que eles não se conseguem entender porque há um bloqueio cósmico entre os dois. Guilherme diz que fazem o que ela quiser, mas a conversa é interrompida pela saída dos candidatos da cozinha. Os pratos estão distribuídos pelas mesas e o júri começa a provar e a dar notas. Finalmente, Remédios e Almeno vão contar os votos e Guilherme vai com eles para não haver falcatrua. Almeno anuncia contente que foi ele que ganhou o prato principal. Maria recebe uma mensagem com uma localização a dizer que se ela quer descobrir quem anda a fazer mal às pessoas do bar T, para ir ali. Maria olha para o namorado com hesitação.