“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 242 (28 de agosto a 3 de setembro)

Benedita decide ir com Tiago para a Austrália

Henrique partilha informações com a PJ

Carmo ameaça Anna

Vasyl está em casa quando Elsa entra e ele fica cheio de esperanças. A mulher diz-lhe que foi apenas buscar umas coisas suas e de Gonçalo e pede-lhe que lhe dê espaço, em vez de andar atrás dela a tentar ajudar. Vasyl pergunta-lhe se ela espera que ele se afaste assim de repente e Elsa diz-lhe que só lhe pediu espaço e é o que precisa. O piloto responde que ela o está a deixar completamente perdido, sem saber se mantém as esperanças ou se desiste dela. Elsa chora, dizendo que não tem uma resposta para lhe dar e que compreende se ele quiser seguir com a sua vida.

Maria olha para os pertences de Tiago e diz-lhe que aquilo é tudo tralha e ela não quer nada. Tiago fica ligeiramente ofendido e diz que, então, ou vai dar ou vai vender porque não pode levar aquilo tudo para a Austrália. Maria continua sem entender porque é que o irmão tem de ir viver para tão longe e diz-lhe que a vida dá muitas voltas e ele pode apaixonar-se por uma portuguesa no avião. Tiago responde que não há ninguém como Carolina e que precisa de tempo e espaço para curar tudo o que sente. O rapaz sai para ir à consulta do viajante e Maria fica preocupada por tudo se estar a precipitar.

Benedita está a acabar de dar uma consulta, mas está distraída a pensar no facto de Tiago se ir embora, de maneira que se esquece de dar as receitas ao doente. Depois do paciente sair, Bárbara entra com cafés e a médica conta-lhe que Tiago decidiu mudar-se para a Austrália. Bárbara conta que é um país muito bonito e que a sua mãe vive lá. Benedita confessa que, mesmo como amigo, precisa de Tiago na sua vida porque ele tira-a da sua zona de conforto.

Mário acabou de contar a Maria a história sobre o pai que Sara lhe contou e Maria nem acredita, dizendo que Sara até a história de vida lhe roubou. Mário repara que a namorada tem razão e que, embora Sara tenha contado a história de uma maneira diferente, é realmente a mesma situação. Maria diz-lhe para ele e os pais terem cuidado ao enfiarem Sara lá em casa porque ela já viu este filme. Mário fica preocupado.

Sara está a passar a ferro quando Sílvia entra, de dentro e fica surpreendida com o avanço que ela deu. Nelson vem do quarto e agradece a Sara ter feito a tarefa dele, que não lhe apetecia nada. Sílvia acha que mais valia ter tido logo uma filha, que são muito mais prestáveis e limpas. Nelson oferece-se para fazer o pequeno-almoço à mãe e Sara diz que já fez. Assim que os dois saem da sala, Sara pega no telemóvel e mexe-lhe, com uma expressão ensombrada.

Teresa e Olavo vão a casa dos pais dela buscar Anna para ir para a escola. Tadeu e Noémia estão ainda assustados com o que aconteceu e Olavo diz-lhes que já arranjou um alarme para pôr lá em casa e diz-lhes que eles devem ir sempre juntos para o minimercado. Anna vem de dentro e aconselha os avós a porem uma cadeira atrás na porta como nas séries. Os bisavós descansam-na, dizendo que estão seguros, mas mal a menina sai, vão buscar a cadeira.

Vasyl acaba uma corrida e Mário vai dar-lhe na cabeça por ele ter ficado em segundo lugar, dizendo que o amigo estava desconcentrado. Vasyl não reage bem ao sermão e Mário diz-lhe que ele está assim por causa de Elsa. Vasyl diz que é claro que sim e Mário pede-lhe que ele não deixe que uma miúda lhe dê cabo da carreira. Vasyl afasta-se, irritado.

Carmo queixa-se a Rosa que com a intervenção de Olavo nas empresas, ela deixou de conseguir lavar dinheiro. Rosa diz-lhe que é apenas uma pausa, mas a patroa responde que não havia piro altura para isto acontecer, já que há muito dinheiro a entrar e ela vai ter de ser criativa. A emprega pergunta se ela tem algum plano e Carmo diz que no dia seguinte sai um navio para o Panamá. Atrás da porta, Henrique ouve a conversa e sai para a copa.

Henrique está na copa a ligar a Nelson, contando-lhe que tem novidades. Diz-lhe que Carmo tem muito dinheiro a entrar e que vai ter de mandar o dinheiro para fora de Portugal. Porém, nesse momento, Joaquim sai de detrás do armário e os dois congelam, vendo-se um ao outro.

Tiago está a fazer a consulta do viajante com César, que lhe explica que perigos pode encontrar na Austrália. César pergunta-lhe se ele tem a certeza que quer ir e Tiago diz-lhe que sim, mesmo sabendo que vai ter de estar afastado de toda a gente que gosta dele. César conta-lhe que houve uma altura em que também quis correr o mundo, mas depois formou família e nuca deu. O sobrinho diz-lhe que está longe de ter a sua família, por isso, vai.

Teresa e Olavo chegam a casa com Teresa a comentar que não gosta de deixar os pais sozinhos. Olavo recebe uma mensagem que o deixa nervoso. Trata-se de uma fotografia da mochila de Anna dizendo que estão mesmo ao pé dela. Teresa fica muito nervosa.

Tiago já está no elevador quando recebe uma chamada de Benedita. Quando as portas abrem, a médica está do outro lado e pergunta como estão a correr os preparativos para a viagem. Tiago conta-lhe da consulta e Benedita diz que pediu licença sem vencimento para ir com ele. Tiago fica em choque e quando as portas do elevador voltam a abrir, Carolina ouve Benedita a falar sobre como vão explorar a Austrália juntos.

Olavo fala com a escola de Anna e sabe que a menina está em segurança, mas avisa que vai buscá-la. Teresa acha que é Vanda quem está por detrás de todos os ataques que têm sofrido, mas Olavo acha que é muita coincidência que Carmo tenha elogiado a mochila da menina e agora tenham recebido uma fotografia da mochila. Teresa diz que faz sentido que Carmo esteja a retaliar e Olavo liga a Nelson, a dizer-lhe que estão com um problema.

Sílvia está a acabar de fazer a sopa para o almoço quando Nelson entra, a falar ao telemóvel com Olavo. Sílvia quer saber o que se passa e Nelson diz a Olavo que o melhor é garantirem que toda a gente está em segurança antes de usarem a informação que Henrique lhes deu. Nelson desliga a chamada e diz a Sílvia que Henrique tem sido muito útil e que talvez, com a sua ajuda, Carmo vá finalmente para a prisão. Nelson sai da cozinha e Sílvia segue-o.

Sílvia vai atrás de Nelson para a sala e partilha com ele a sua preocupação em ele estar de novo de volta do caso de Carmo. Nelson diz-lhe que é o trabalho dele e ele tem obrigação de ajudar as pessoas. Sílvia diz que Carmo é perigosa e ele está demasiado envolvido no caso, pondo-se ainda mais em perigo. Nelson pede-lhe que confie e sai. Sílvia desabafa com Sara, dizendo que anda sempre com o coração nas mãos e a rapariga é empática. Percebemos que Sara estava a trocar mensagens com alguém.

Carolina, Pedro, Benedita e Tiago caminham até à recepção do hospital e Carolina tenta não parecer afectada com o que acabou de descobrir. Tiago pergunta a Benedita se ela tem a certeza e a médica está descontraída, dizendo que tirou uma licença sem vencimento, ou seja, pode sempre voltar, mas agora sente que precisa de um bocadinho de aventura na sua vida. Carolina diz que só acha tudo muito repentino e Tiago diz que então, se é o que Benedita quer, é isso que farão. Pedro incentiva-os e afasta-se com Carolina.

Guilherme está a fazer panquecas para Rafa e pede-lhe para is buscar alguns ingredientes. Porém, o rapaz não pára de mexer no telemóvel e não ouve nada do que o irmão lhe diz. Rafa acaba por confessar que a fotografia com Júlia lhe valeu milhares de gostos e muita popularidade na escola. Guilherme teme que o irmão esteja a ser usado, mas Rafa é mais esperto que isso e diz que é bom

para não ser gozado, mas que não pretende apresentar a DJ a ninguém. Rafa elogia Júlia e Guilherme diz-lhe para ter juízo porque ela vai partir-lhe o coração.

Remédios está prestes a vender a última prancha de Almeno quando este vem do quarto e fica alerta, correndo para a prancha. Almeno tira a prancha das mãos do comprador e diz que foi naquela prancha que surfou na Nazaré e o comprador acaba por ir embora. Almeno discute com Remédios, perguntando se ela se meteu no jogo e está com dívidas. A mulher diz-lhe que sempre soube que ele estava a mentir e quis ver até onde é que ia a preguiça dele. Almeno diz que ela o traiu e ainda mudou o bar todo e Remédios diz que só o fez para o testar. Os dois continuam a discutir.

Henrique abre a o armário para Joaquim sair, dizendo que Adriano já não está e é seguro. Henrique acha mal Joaquim ser amante de Nana e não respeitar a santidade do casamento, mas Joaquim atira-lhe logo que o ouviu denunciar Carmo à polícia. Os dois decidem não dizer nada do outro e selam o acordo com um aperto de mão. Joaquim quer voltar para trás da parede, mas Henrique diz-lhe que vai precisar das instalações dele para uma missão.

Carmo e Rosa olham para um saco de dinheiro que irá para o Panamá através do correio diplomático. Rosa acha que, mesmo assim, não é seguro, mas Carmo não a deixa voar para o Panamá e controlar a operação, pois pode ser suspeito. Rosa diz que Nelson foi à escola de Anna, mas que não viram o homem delas. Carmo acha que este susto é capaz de manter Olavo ocupado pelo menos até ao dinheiro chegar ao Panamá. Henrique ouve a conversa atrás da parede.

Henrique sai de detrás da parede a tempo de ainda conseguir disfarçar, já que Adriano entra na copa nessa altura. Adriano diz-lhe que voltou a ouvir o espirito e que precisam de um médium. Joaquim solta um grito e Adriano assusta-se, dizendo a Henrique para ele encontrar um médium rapidamente que ele paga o que for preciso.

Teresa e Olavo chegam a casa com Anna, que está chateada por não ter feito a aula de educação física. Júlia pergunta se ela está doente para ter faltado às aulas e Olavo e Teresa contam-lhe que houve um problema e Carmo esteve na escola de Anna. Júlia acha que a mãe adoptiva é muito previsível a retaliar por ter perdido a presidência e Olavo conta-lhe que a PJ está a montar uma operação para apanhar Carmo que está a tentar mandar dinheiro para o Panamá e Júlia não resiste a ficar preocupada com Nelson.

Elsa e Tojó estão de volta de Gonçalo, que está com febre. Elsa e o pai conversam sobre quem fica com o bebé e Tojó diz que já está atrasado para as pinturas no hospital. Elsa reponde que já tirou todas as baixas que podia, mas ela é mãe de Gonçalo, por isso, é sua obrigação ficar com o filho. Nisto, Lídia entra e diz que quem fica com o bebé é ela, mando-os ir trabalhar. Elsa fica muito surpreendida, mas aceita a ajuda da mãe.

Elsa e Tojó saem de casa e Elsa repara numa mensagem romântica que Vasyl lhe deixou. A rapariga fica chateada, dizendo que ele não desiste e Tojó tenta pôr água na fervura. O pai acaba por lhe perguntar se estar afastada de Vasyl é a decisão final dela e Elsa diz que, por mais que se amem, há pessoas que não ficam juntas. Tojó acha que são palavras muito amargas para uma pessoa tão nova e Elsa pede ao pai que não a faça sentir-se culpada.

Almeno e Remédios entram no bar a discutir um com o outro. Almeno começa a tirar os naperons das mesas e manda Gerson tirar o avental. Remédios diz que Gerson não vai tirar o avental e que os naperons ficam onde estão. Os dois discutem até Tiago aparecer e dizer que finalmente as coisas vão voltar ao que eram. Almeno e Remédios insultam-se e Tiago grita-lhes que parem e diz que precisa de falar com eles. Almeno e Remédios seguem-no para a cozinha.

Tiago conversa com Remédios e Almeno, dizendo que assim não vai descansado para a Austrália, com aquele clima de guerra e com eles os dois a discutirem em frente aos clientes. Almeno diz-lhe para ele não ir, mas Remédios defende que ele vá que o filho precisa de descanso. Tiago diz-lhes para dividirem tarefas, se não conseguem trabalhar juntos. Almeno diz que por ele pode ser, que assim fica com a cozinha e não se chateia com o resto. Remédios diz que cozinha melhor que ele

e os dois voltam a discutir. Assim, decide fazer uma prova cega e o dono da comida que ganhar fica encarregue da cozinha.