"

‘Sem Rasto em Moçambique’ é a próxima “Grande Reportagem SIC”

 

Grande Reportagem SIC

“Grande Reportagem SIC”

Esta segunda-feira, dia 2 de abril, o “Jornal da Noite” vai emitir a “Grande Reportagem” intitulada ‘Sem Rasto em Moçambique’

«Só estou aqui porque eu sei que o meu pai vai aparecer». Esta é a convicção de Rodrigo Sebastião enquanto avança pelos caminhos que levam ao mato, ao interior de Moçambique.

Foi na província de Sofala que o pai de Rodrigo, Américo Sebastião expandiu negócios na área da agricultura, pecuária e exploração florestal. Em julho de 2016 o empresário português foi levado de uma bomba de gasolina em Nhamapaza, no centro de Moçambique, sem deixar rasto.

Nesse verão, o filho Rodrigo tinha a intenção de mudar de vida, deixar o emprego num banco em Portugal, ir trabalhar com o pai. Acabou por chegar 3 dias depois do rapto de Américo Sebastião, foi confrontado com essa ausência maior, teve de crescer depressa, aguarda ansiosamente um regresso.

Após o desaparecimento não houve pedido de resgate nem qualquer outra explicação para o rapto. O silêncio tem causado embaraço nas relações entre Portugal e Moçambique.

Nos últimos 6 anos, os raptos com objetivo de resgate em Moçambique terão atingido cerca de 150 pessoas entre a comunidade empresarial. Entre 2013 e 2014 , oito portugueses conheceram o cativeiro.

A “Grande Reportagem SIC” percorreu os caminhos do interior de Moçambique, esteve no local do rapto, ouviu testemunhos de familiares, amigos, funcionários e autoridades policiais sobre o caso de Américo Sebastião. As autoridades políticas de Maputo não encontraram disponibilidade para falar à SIC.

‘Sem Rasto em Moçambique’ é uma reportagem de Cândida Pinto, com imagem de Luís Pinto e edição de Andres Gutierres.

Esta “Grande Reportagem SIC” vai para o ar na próxima segunda-feira, dia 2 de abril no “Jornal da Noite”.