Semana 1: Santiago é traído pelo melhor amigo

Episódio 2

Marrocos
Santiago perde os sentidos… Vitória diz que tem que ir buscar ajuda e sai a correr. Já no hospital Santiago é levado por maqueiros, mas Vitória está desesperada, pois não encontra ninguém que fale inglês. Acaba por ameaçar a enfermeira e consegue que ela atenda Santiago, que continua inconsciente. Vitória trata de Santiago, que está muito agitado… Santiago sonha com a prisão e com a vontade com que estava de morrer até Ulisses aparecer na sua cela vindo de um buraco no chão, e lhe dar esperança…

Santiago acorda confuso. Como não está ali ninguém veste a sua roupa e foge, sem ninguém dar por nada. Muito débil fica surpreendido com a realidade que vê na rua e como tudo mudou nos últimos dez anos. Volta a lembrar-se de Ulisses… lembra-se do fogo na prisão… ambiente caótico, Santiago tenta salvar Ulisses, que acaba por morrer. Para escapar Santiago mete-se num saco para mortos…

Em Lisboa
É o dia da 1ª Comunhão de Matias e Camila. Em casa, Rodrigo ajuda o filho com a gravata. Matias conta ao pai que está apaixonado pela namorada do melhor amigo… Rodrigo fica muito inquieto com as recordações que aquela confissão lhe traz. Laura lembra Santiago.

Já estão todos na igreja. Camila está nervosa. Alberto critica a postura de Mimi. Érica não percebe porque é que a sua família tem tanto respeito pelos Lacerdas. A cerimónia decorre tranquilamente. Sara aparece à porta da igreja e observa. Laura vê Sara e fica tensa. Rodrigo fica desconfiado da mudança de atitude de Laura, mas não vê a antiga governanta. No final da comunhão vão todos para o restaurante de Alberto. O patriarca faz um brinde à família e aos amigos. Laura está triste, pois sente a falta de Santiago. Rodrigo percebe e tenta controlar-lhe os sentimentos.

Sara vai até ao cemitério, ganha coragem, entra no jazigo da família e “conversa” com Horácio. Diz que não acredita que Santiago esteja morto e que juntos vão fazer justiça!

Durante o almoço, Alberto tem uma conversa com o deputado Clemente. Mais tarde, conta a Rodrigo que o deputado quer que ele se candidate à câmara. Rodrigo alerta o pai para o seu passado. Alberto diz ao filho que se devia preocupar mais com o futuro, pois o passado está enterrado no jazigo dos Medina e em Marrocos. Quando Rodrigo sai do escritório do pai Amélia aparece, sedutora, e pede a Rodrigo para passar em casa dela. Laura observa-os… Érica está a falar com Lourenço, que a provoca. Irritada ela ameaça-o a contar as coisas que sabe dele.

Em casa dos Ramalho fala-se da falta de dinheiro e da crise que a família enfrenta. Helena sugere ir trabalhar para a Mimi, como assistente pessoal. Luis, com uma atitude machista, diz que o lugar da mulher é em casa.

Alberto junta o seu staff no restaurante para lhes comunicar que Rodrigo o vai suceder na administração das suas empresas, uma vez que se vai candidatar à Câmara. Rodrigo está desatento ao discurso do pai. Acaba por fazer um telefonema para mandar seguir a mulher.

Laura descobre que Sara está num hotel e vai até lá. A governanta fica muito surpreendida ao vê-la. De uma forma agressiva, Sara diz que continua fiel à família Medina. Laura diz-lhe que Rodrigo lhe salvou a vida e a do Matias, mas Sara, sem perceber, não quer ouvir e pede-lhe para ela se ir embora e não contar a ninguém que a viu. Escondido, Rodrigo vê Laura a sair do hotel, mas quando vai para entrar, Alberto liga-lhe e frustra-lhe os planos. Alberto percebe que o filho não está bem e pede a Amélia que tome conta dele…

Luis liga a Alberto a pedir-lhe trabalho. Alberto diz que não tem nada para ele fazer. Luis, humilhado, fica cheio de ódio.

Sara vai até à igreja e diz ao padre Pedro que vai descobrir quem matou Horácio e depois confessa que há alguma coisa que lhe diz que Santiago não morreu.

Helena vai a casa dos Lacerdas falar com Mimi, propor-lhe ser sua assistente. Mimi adora a ideia!

Sara entra em casa dos Medina e vai até à biblioteca. Entretanto o telefone toca e ela sobressalta-se. Não atende. Não pode imaginar que é Santiago a ligar de Marrocos, numa tentativa desesperada de recuperar a sua vida. Santiago desliga o telefone muito frustrado.

Pages: 1 2 3