Semana 11: Ann e Luís Vicente viajam para S. Tomé e Principe

Episódio 5

Na Índia, extinguem-se as vinte e quatro horas e David assume que não lhe resta opção senão apresentar a demissão. Apesar de incrédula com a decisão do marido, Ann promete ficar a seu lado qualquer que seja a sua decisão.

Em Lisboa, Matilde e Luís Bernardo fazem amor intensamente no hotel. Simultaneamente no bordel de Maria dos Prazeres, Frederico aguarda por Pilar para ter uma conversa privada com ela afim de conseguir afastá-la do seu primo Antero. Perspicaz, Pilar apresenta-lhe um preço elevado, que deixa Frederico irritado.

Terminado o assunto que o levou a Lisboa, Frederico aproveita para passar pelo hotel e fazer uma surpresa a Matilde.

Devido à troca de quartos quando Frederico bate na porta 306 é Marta quem o recebe. Esta inventa uma desculpa para ganhar algum tempo e assim conseguir avisar Matilde, antes que um encontro desagradável aconteça.

Na manhã seguinte, David chama Alister Smith ao seu palácio para formalizar a decisão que tomou: a sua demissão do cargo de Governador.

Na modista, já depois de Frederico ter partido para Vila Franca, Matilde comenta com Marta os acontecimentos da noite anterior, o convite recebido por Luís Bernardo e de como está ansiosa pelo segundo encontro que acontecerá já esta noite. Marta mostra-se preocupada com o rumo dos acontecimentos.

Em simultâneo, no escritório da Insular, João ouve o mesmo relato, agora na versão de Luís Bernardo. Indigna-lhe que o amigo se esteja a envolver com a prima, numa relação com base no jogo e sedução, sabendo que a magoará e criará uma situação embaraçosa da qual só poderá sair embarcando para S. Tomé. Mas Luís acredita que João está a ser moralista e recusa liminarmente a hipótese de “fuga” para S. Tomé.

Luís Bernardo manda chamar um seu capitão, Valdemar Ascêncio, para que lhe fale de S. Tomé e do que na sua opinião uma pessoa que vá de Lisboa deve levar para lá. O retrato traçado pelo capitão Valdemar Ascêncio supera mesmo as piores expectativas do protagonista.

Nessa tarde num dos jardins de Lisboa, Antero surpreende Pilar com uma corrente muito fina de ouro, com um pequeno medalhão em forma de coração. Maria dos Prazeres adverte Pilar para o final trágico que esta paixão inconsequente pode ter para ela e Antero.

Á noite, Antero procura Pilar novamente no bordel e por mais tentativas que Maria dos Prazeres faça para os afastar, não o consegue evitar. A sós no quarto, Antero faz uma declaração de amor arrebatadora à prostituta enquanto retira um anel de noivado do bolso.

Quando a noite cai, Luís Bernardo regressa ao hotel para o segundo encontro com Matilde.

De manhã, pouco tempo volvido, o Vice-Rei Lord Curzon convoca David e condena-o à única saída possível para a sua carreira: aceitar o lugar de cônsul de S. Tomé e Príncipe a pedido urgente do Ministério das Colónias, uma vez que ainda não apareceu ninguém para o lugar.

No decorrer dos acontecimentos, Conde de Arnoso informa Rei D. Carlos de que Luís Bernardo Valença aceitou o cargo de Governador para S. Tomé e Príncipe e está pronto para partir dentro de dois meses.

Empurrado pelas circunstâncias, Luís Bernardo conversa com o amigo João e dá-lhe razão: Ele caiu na sua própria armadilha, tem que deixar a sua vida em Lisboa, Matilde e partir para S. Tomé.

A sua decisão de partir é comunicada a Matilde através de uma carta que lhe é entregue em mãos por um mensageiro.

Ao ler a carta de Luís Bernardo, Matilde sente-se profundamente traída e humilhada.

Pages: 1 2 3 4 5