Semana 14: Gui descobre que Teresa matou Francisco

208º Episódio

Teresa mostra-se determinada em garantir a guarda de Carolina, convencida de que será muito mais capaz de educar a neta, denegrindo a imagem de Mariana como mãe. Bernardo avisa-a que os argumentos que apresenta para atestar a incapacidade da ex-nora não serão suficientes, pelo que terá de arranjar provas bem mais fortes contra Mariana, sejam elas reais ou forjadas. O advogado entra no delírio de Teresa e garante que é capaz de tudo para a ajudar, até porque se ficar a administrar os bens da neta, também poderá resolver os seus problemas financeiros. Teresa beija Bernardo, mas são interrompidos por Lurdes que pergunta se deve colocar um prato para o doutor todas as noites. Teresa entusiasma-se e, depois de ter a concordância do namorado, pede à empregada que a partir de agora conte sempre com Bernardo à mesa. Ele agradece o convite e Teresa, com alguma provocação à mistura avisa que outros convites mais importantes poderão surgir.

Mariana lê a carta em que Zé Maria lhe explica a razão de ter deixado todos os bens a Carolina. As lágrimas percorrem-lhe o rosto e não consegue falar. Tem de ser Júlia a ler o texto em voz alta, no qual o empresário explica que deixou tudo à neta, para poupar a filha a eventuais disputas pelo império que construiu. Mariana mostra-se reconhecida ao pai por ter acautelado o futuro da menina, mas assegura que daria todo o dinheiro para poder tê-lo ao pé de si. Raquel respira fundo e confessa que não estava à espera de tal coisa. Mariana abraça-se a Júlia e Raquel a chorar, ao mesmo tempo que lhes suplica que nunca mais se zanguem. Raquel garante que estão mais unidas do que nunca, enquanto Júlia também se comove com a situação.

Inês espera que Duarte chegue a casa e começa a repreende-lo por não ter obedecido, quando o mandou regressar a casa imediatamente. A conversa torna-se azeda quando o acusa de querer enlouquecê-la para poder voltar para os braços de Júlia. Duarte mantém a calma, reafirma que não tem nada com Júlia e deixa-se abraçar pela mulher, sem no entanto corresponder a esse abraço. Ela desespera a mendigar o seu amor e, como que enlouquecida, sugere que viajem, que façam coisas juntos. Duarte lembra que foi Inês a forçar aquela situação e que os votos matrimoniais que jurou só fazem sentido quando as pessoas sentem o que prometem. Inês adopta uma postura agressiva e volta a ameaçar desaparecer com o filho de ambos, se Duarte não mudar de atitude, pois o que têm está longe de ser um casamento. O marido vira-lhe as costas e sai de casa, dizendo que lhe vai dar algum tempo para se acalmar. Inês fica sozinha e atira o comando da televisão ao chão, gritando toda a sua raiva por não conseguir prender o marido.

Mariana mostra-se desconfortável com o seu futuro, temendo ter de tomar decisões sobre os negócios do pai, gerindo assim os interesses de Carolina. Júlia tranquiliza a filha, lembrando que os hotéis têm uma administração que lhe dará os conselhos que precisar. A mãe também antecipa que ela estará mais deprimida por se aproximar o fim-de-semana em que Gui fica com a filha e Mariana acaba por concordar. No meio desta conversa, Raquel atende uma chamada de Hugo, com quem marca um encontro para o Dancin’ Days. Nem Mariana nem Júlia aprovam que Raquel prossiga com o seu plano de vingança, atendendo aos perigos que pode estar a correr. No entanto, Raquel mostra-se decidida a saldar as contas com Hugo, pois não esquece o mal que ele lhe fez. Para aliviar a tensão, Raquel pergunta a Mariana se já viu a produção fotográfica que fez para a Blondie. A sobrinha sorri e mostra-se desejosa de ter a revista para ver como ficaram as suas fotos.

Antes do jantar em casa de Ester e Alberto, Jorge e Carminho confirmam que as fotos que Mariana fez para a revista ficaram muito bem. Vera adivinha que a amiga deve estar ansiosa por ver o trabalho e promete falar-lhe nisso assim que se encontrarem. Alberto sugere a Jorge que façam uma reportagem sobre a sua vida académica e Amélia diz que o título podia ser “ Pessoas que não souberam crescer. Alberto, sente-se provocado e revela que decidiu formar uma tuna alternativa. Todos ficam surpreendidos e Carminho lembra que o pai nem sabe tocar. Vera assinala que tem de jantar depressa porque combinou ir ao cinema com Sebastião. Alberto ironiza e merece a censura de Ester. A mulher volta a fulminá-lo com o olhar, depois de ele dizer que Lourenço parece mais um marinheiro de água doce, respondendo à filha que revelou ter ido buscar as suas coisas ao navio, pois o namorado voltou mais cedo dessa última viagem. Amélia manda toda a gente para a mesa e grita para chamar o neto. Alberto comenta que já tinha saudades de Paulo mas confessa que dispensava os berros da empregada.

Bruno pergunta a Paulo como era a sua vida no Luxemburgo e ele conta que os rapazes tinham a mania, mas que as raparigas eram bem mais simpáticas e melhores que as portuguesas. Bruno conta que vai com Tânia assistir ao jogo de pólo aquático da equipa de Hernâni e Paulo diz logo que também vai. De repente, apercebe-se que não foi convidado e diz que não quer estragar a tarde dos pombinhos. Nesse momento é Bruno quem fica atrapalhado e diz que ele pode ir se quiser. De seguida pergunta ao amigo se lhe faz impressão que namore com Tânia. Paulo afirma que não e Amélia interrompe a conversa, voltando a chamá-los para a mesa.

Hernâni sonha com o sucesso no torneio de pólo aquático e gaba-se da sua forma física, afiançando que parece um maremoto quando entra dentro de água. Nicole, cheia de malícia diz que não tem razões de queixa e troca um olhar cúmplice com o ex-marido, embora alinhe na brincadeira de Tânia, achando que metade dos jogadores devem baldar-se à última hora. Tânia não percebe a piada e responde ao pai que tenciona fazer um cartaz de apoio e que vai assistir ao jogo com Paulo e Bruno.

Luísa e Isabel partilham a tristeza pela ausência de Emília. Luísa diz que sem a amiga só vai fazer asneira na vida. Isabel garante que vai estar a seu lado para evitar que isso aconteça. E começa imediatamente, logo que Miguel chega para beber um café e começa a despir Luísa com os olhos. Isabel sussurra ao ouvido da amiga, que tenha juizinho.

Cátia pede ajuda a Cristóvão para arranjar um espaço onde possa dar as suas aulas de danças eróticas. Ele oferece-lhe dois papéis como actriz, mas como são insignificantes, Cátia recusa, preferindo continuar no clube de striptease, que sempre lhe enche a dispensa.

Duarte vai para casa de Gui e bebe uma cerveja com o irmão, enquanto desabafa depois de mais um confronto com Inês. Gui pede desculpa pela sinceridade mas insiste que ele devia separar-se da mulher, convicto de que Inês está a fazer bluff quando ameaça desaparecer com o filho de ambos. Duarte receia que ela cumpra a ameaça e emigre só para que ele não venha a conhecer o filho.

Inês também precisa de conversar com alguém e decide ligar a Áurea, contando que voltou a discutir com Duarte e que ele saiu outra vez de casa. Áurea desvaloriza o incidente e aconselha-a a confiar mais no marido, se ele garante que nada tem com Júlia. Inês desliga o telefone e murmura que ninguém a compreende. Na manhã seguinte, quando Duarte regressa a casa não encontra Inês e nem sequer obtém resposta quando lhe liga para o telemóvel.

Teresa convida Gui para almoçar, argumentando que é natural que queira falar com ele, depois das coisas que aconteceram. Bernardo conta que tem duas reuniões de manhã e que vai tentar não se atrasar. Teresa, deixa claro que a sua presença é fundamental, para que coloquem em marcha o plano que têm. Bernardo inquire se Duarte também vai estar presente e Teresa afirma que prefere deixar o filho mais velho fora do assunto, pois ele tem uma forma diferente de ver a vida. Já quanto a Gui, exulta ao dizer que o filho mais novo saiu a ela.

Gui diz a Cátia desconhecer o que a mãe quer mas acha que já está na hora de a visitar, para perceber se o namorado se tem portado bem. Concorda com Cátia, por não estar à espera que Teresa encontrasse alguém logo a seguir à morte do marido. Cátia lamenta que Duarte não consiga entender-se com Inês e dúvida que as coisas se componham entre eles. Gui também duvida que o irmão fique com Inês ou com Júlia.

Júlia, acompanhada por Carminho e Jorge, folheia a Blondie, enquanto fala ao telefone com Mariana, elogiando a filha pela produção fotográfica que fez. Os amigos são da mesma opinião e Jorge confirma que Artur ficou muito satisfeito com aquele número. Júlia desabafa que ele podia tê-la avisado e, incentivada por Jorge, decide que lhe vai ligar para agradecer o que fez por Mariana. Carminho acha que Júlia vai transmitir os sinais errados a Artur e “pega-se” meio a sério, meio a brincar com Jorge, porque o companheiro lhe diz para deixar que Júlia faça as coisas como quer.

Hugo mostra a Raquel o projecto que tem para a reinserção de ex-reclusos. Ela analisa o documento e parece agradada com o que vê. Hugo conta que, embora estivesse longe, acompanhou a tragédia que se abateu sobre a família com o desastre que vitimou Zé Maria e Emília. Raquel recorda o passado e reconhece que depois de ter chegado a odiar o ex-marido, agora eram de novo amigos. Hugo assegura que não lhe desejava a morte, embora ele lhe tenha dado um tiro. Raquel dúvida desta sinceridade, mas Hugo garante que é genuína. Prosseguindo no seu tom amigável, Hugo oferece-se para a acompanhar às consultas ou aos tratamentos ao cancro se tiver de os fazer e se confirmem as piores suspeitas. Raquel garante que não está sozinha e que não é pessoa de se vitimizar, fazendo o que tiver de ser feito. Muda de assunto e dispõe-se a marcar com a amiga investidora uma reunião para o dia seguinte.

Áurea oferece chocolates a Luísa e a amiga diz logo que aquilo lhe desce logo para as ancas. Sem se deter, desafia Áurea para saírem uma noite dessas e ela responde que tem de conferir o que tem para fazer com Lourenço, vincando que já não está sozinha. Subitamente, Áurea recebe uma chamada e não reconhece o número. Quando atende, percebe que é Inês quem está do outro lado e fica surpreendida quando a filha lhe diz onde está.

Duarte estranha que Inês não lhe atenda o telefone mas Gui afirma que ele não pode esperar esse comportamento da mulher, uma vez que dormiu fora. Duarte convida Gui para almoçar mas o irmão lembra que vai almoçar com Teresa e adivinha que a mãe deve querer que o aconselhe a portar-se bem com Inês. Duarte reconhece que isso seria típico da mãe e dá graças a Deus que ela não o tenha convidado, já que é tão próxima de Inês. Como tem de ir preparar uma viajem para um cliente, confessa que gostava de planear para si uma grande viagem. Gui oferece-se para ir com ele, desde que não estejam mais do que um mês fora.

Mariana adora ver a sua produção fotográfica na Blondie, lamentando que o pai não esteja vivo para testemunhar o seu sucesso. Ao saber que Júlia vai ter com Raquel para a acompanhar na consulta onde vai ficar a saber se tem ou não cancro da mama, Mariana quer ir com a mãe. No entanto, Júlia trava-lhe o impulso e lembra-lhe que já faltou às aulas durante uma semana. A filha aceita saber o resultado dos exames da tia, mais tarde. Carolina acorda e Mariana mostra à filha a revista com as fotos que fez.

Durante o almoço, Teresa começa a convencer Gui que têm de retirar a guarda de Carolina a Mariana. O filho sorri com ironia e dispara que já estava à espera que o almoço não seria inocente e que o que a mãe quer, no fundo, é gerir a herança que Zé Maria deixou à sua filha. Teresa faz-se de ofendida e argumenta que a neta está melhor com ela, do que com uma adolescente que não sabe o que custa o dinheiro. Gui fica sem resposta.

Áurea, muito preocupada, procura Duarte na agência de viagens e conta que Inês lhe ligou a dizer que estava fora do País e que não estava a brincar quando o avisou. Duarte fica em choque e exclama que ela fugiu para que ele não conheça o filho.

Pages: 1 2 3 4 5