Semana 14: Gui descobre que Teresa matou Francisco

211º Episódio

Gui recusa-se acreditar que a mãe assassinou o pai, considerando absurdo o que a empregada acaba de lhe contar. No entanto, Lurdes consegue descrever o crime com tal detalhe e, acrescentando que nele colaborou, que Gui fica inclinado a considerar a hipótese de Teresa ter matado Francisco. Gui vai ter com a mãe ao quarto e fica aterrorizado quando ela, pressionada pela empregada, acaba por confessar que matou o marido. As lágrimas percorrem-lhe o rosto, ao mesmo tempo que conta toda a verdade ao filho, explicando que foi forçada a acabar com a vida de Francisco, porque ele planeava fazer-lhe o mesmo. Gui duvida que o pai tivesse tal inatenção, mas acaba por convencer-se quando a mãe lhe conta que ele lhe trocou os comprimidos da tensão e que foi por essa razão que foi parar ao hospital, não morrendo por acaso.

Mariana conta a Júlia que vai jantar fora com umas colegas do externato, aproveitando o facto de Gui estar de fim-de-semana com Carolina. A rapariga elogia o ex-marido que tem melhorado bastante a cuidar da filha e também se mostra convencida de que a sogra dá uma ajuda grande, pois gosta genuinamente dos filhos e da neta.

Gui pede para ficar sozinho e Teresa suplica-lhe que não conte a Duarte que ela matou Francisco. O filho mais novo responde que não pode prometer tal coisa, mas Teresa deixa o quarto a garantir que ele e o irmão são o mais importante que tem na vida. Gui apenas garante que não a denunciará à polícia, pois já perdeu o pai e não quer perder também a mãe.

Teresa desce à sala e, furiosa, chama por Lurdes. A empregada tenta demonstrar segurança, mas surge nervosa. Teresa confronta-a por tê-la denunciado a Gui e Lurdes, com uma postura altiva, contra-ataca dizendo que se ela pensar em despedi-la, contará também a Duarte. Teresa ainda tenta proibir a empregada de voltar a falar com Gui do assunto, mas ela pergunta com ironia, se Teresa também tenciona matá-la, como fez com o marido.

Duarte, em desespero de causa procura notícias de Inês em casa de Carminho e Jorge. No entanto, continua frustrado pois o telemóvel da mulher permanece desligado, mesmo para a tia. Carminho acaba por confessar que Inês tinha, nos últimos tempos, um comportamento estranho. Duarte tenta aliviar a culpa que sente, pela fuga da mulher.

Júlia satisfaz a curiosidade de Raquel e conta que o seu almoço com Artur foi apenas um almoço e nada mais. Já Raquel conta à irmã que Hugo a tentou beijar, mas que ela conseguiu esquivar-se. Júlia reafirma que está preocupada com os riscos que ela está a correr, mas Raquel assegura que o seu plano está a correr bem e que tem Hugo sob controlo.

Jorge comenta com Carminho que Duarte está arrasado e ambos concordam que, desta vez, Inês se excedeu, restando apenas que ela volte a contactar com alguém. Jorge mostra-se ansioso para saber pai, mas Carminho desabafa que gosta de ter o bebé dentro de si. Jorge brinca e pede-lhe que não seja egoísta.

Gui brinca com Carolina, quando Mariana lhe liga a certificar-se de que está tudo bem com a filha. Cátia entra em casa no momento em que Gui se despede de Mariana e Cátia brinca com ele, comentando que ele está muito carinhoso com a ex-mulher. Gui não reage à brincadeira e a namorada acha estranho. Pergunta-lhe de seguida se a mãe comentou alguma coisa sobre ela mas Gui, que continua meio alheado, reafirma que Teresa está noutra onda. Cátia concorda que a sogra mudou radicalmente a forma de a tratar, e retira-se para tomar banho. Gui permanece distante e muito angustiado.

Teresa respira de alívio quando, finalmente, Bernardo lhe atende o telefone. Diz de imediato que não está bem e que precisa de falar com ele urgentemente, mas que não pode ser pelo telefone. O advogado promete regressar na manhã seguinte da quinta onde está e Teresa recomenda-lhe que vá directamente ter com ela. Lurdes espera que a patroa desligue o telefone e, sonsa, pergunta se pode servir o jantar. Teresa trata-a com uma frieza glaciar e diz que não quer jantar. Lurdes retira-se, aparentemente segura de si. Teresa esforça-se por conter a raiva que tem acumulado.

Lourenço oferece gelado a Bruno mas, surpreendentemente ele recusa. Áurea estranha que o filho esteja tão pouco falador, depois de ter saído de casa tão entusiasmado por ir ver o jogo de pólo aquático da equipa de Hernâni. Áurea pergunta se ele se zangou com a namorada e Bruno diz que ela está a ser chata. Áurea repreende-o mas permite que o miúdo vá para o seu quarto, ao mesmo tempo que troca um olhar de preocupação com Lourenço.

Hernâni fica contrariado pelo facto de Nicole não poder assistir à final do torneio de pólo aquático, mas satisfeito porque Tânia pretende ir ao jogo com Bruno e Paulo. O segurança gaba o valor dos Tigres de Odivelas, comparando a sua equipa aos tigres da Malásia. Hernâni acaba de abrir caminho à chacota de Tânia e Nicole, que se divertem com ele, a tal ponto, que quase conseguem que prometa comer a sua tanga, caso perca o jogo.

Paulo reclama o computador que Alberto teima em não largar. Amélia provoca-o, adivinhando que a estudar é que não está. Alberto usa linguagem jovem, para dizer que está a teclar com uma colega. Vera diverte-se com a situação. A empregada insiste que ele pensa que tem vinte anos e a troça vai ao rubro, quando Alberto informa que está a ver um vídeo com gatinhos a trepar. Amélia pergunta ao patrão se ele acha que uma miúda daquela idade quer alguma coisa com ele, insinuando que tal só seria possível se ele fosse rico. Alberto amua e vai embora, enquanto Ester diz que era escusado Amélia provocá-lo assim, assumindo que o facto de o marido falar com miúdas não lhe faz diferença. Ester revela que está é preocupada por Inês ainda não ter dado notícias, pedindo a Deus que proteja a neta.

Duarte sofre com a fuga de Inês e não resiste ao impulso de ligar a Júlia. Esta está no Dancin’ Days com Raquel e pensa em não atender a chamada. No entanto acaba por fazê-lo, mas é Duarte que desliga sem se quer falar e recriminando-se por ter telefonado. Raquel pergunta à irmã quem era mas ela disfarça dizendo que se tratava de uma amiga que devia ter o telefone na mala e ligou sem querer. Raquel é convidada a ir para casa descansar mas argumenta que prefere trabalhar e divertir-se antes de começar o tratamento de radioterapia. Júlia concorda, mas sai apreensiva com a irmã do escritório da discoteca.

Cátia conversa com Gui mas ele quase não lhe presta atenção. Ela percebe que o namorado não a está a ouvir e chama a sua atenção, reafirmando que ele veio muito estranho de casa da mãe. Gui disfarça e Cátia repara, embora não insista para saber o que realmente se passou. Cátia sai para o clube de striptease, enquanto fica a tomar conta de Carolina que já adormeceu, ele próprio também cansado.

Hernâni fica impaciente porque Paulo e Bruno nunca mais chegam para irem assistir à final do torneio de pólo aquático. Tânia responde ao pai que se ele tivesse amigas, nem sequer o iam ver. Hernâni defende que as mulheres até gostam mais por verem os corpos molhados. Nicole manda-o calar. Os rapazes tocam à campainha e Hernâni quase as expulsa de casa, apressado.

Ester recomenda a Amélia que não carregue a comida de sal, mas a empregada protesta. Ester confessa que está nervosa com a fuga de Inês. Alberto despede-se, dizendo que tem ensaio da tuna. Amélia pergunta porque é que não ensaia pela internet. O patrão manda-a cozer a boca. Vera diz que não almoça porque tem reunião dos narcóticos anónimos e que depois vai almoçar com Mariana. Ester afirma que o importante é que ela esteja animada. Amélia concorda que até para Alberto é melhor andar entretido com as actividades extra-curriculares, pois assim não se mete em negócios.

Mariana confessa que João a impressionou com a revelação de que ganhou uma medalha olímpica. Nonô brinca com a amiga dizendo que o amor surge quando menos se espera. Mariana contesta e assegura que apenas achou graça ao rapaz mas que não quer nada sério com ninguém nesta altura.

Júlia vai ter com Carminho para perceber porque é que Duarte lhe ligou, perdendo a coragem para falar quando ela atendeu. É surpreendida quando a amiga lhe conta que Inês fugiu sem deixar rasto.

Artur conta a Jorge como correu o almoço com Júlia e confessa que quando está com ela, parece um miúdo apaixonado. Depois conta a discussão que teve com o anterior chefe de redacção e a ameaça que ele fez de incendiar a revista, depois de se despedir. Jorge comenta que Carlos ficava intratável depois do almoço, devido à bebida. Artur confirma que só percebeu isso depois de o ter contratado. Mudando de assunto tenta perceber se Júlia e Duarte já encerraram de vez a sua história de amor, mas fica desiludido porque Jorge responde que com eles nunca se sabe.

Gui pede desculpa a Cátia por não a levar ao shoping, mas tem de ficar com Duarte que passou a noite em branco e precisa de desabafar. Cátia afirma compreender a situação e vai embora. Duarte conta que, por impulso, telefonou a Júlia, mas que acabou por perder a coragem de falar, desligando de seguida. Mostra-se desesperado por não saber nada de Inês, mas Gui acha que ela não pode esconder-se para sempre. Quando Duarte pergunta se houve mais alguma surpresa em casa da mãe, Gui esconde que ficou a saber que ela matou o pai.

Teresa conta a Bernardo que Lurdes a denunciou, contando a Gui que ela matou Francisco. O advogado não esconde a raiva pelo sucedido e reconhece que subestimaram a empregada. Com grande frieza, Bernardo deixa Teresa perplexa ao assumir que têm de livrar-se de Lurdes em definitivo, matando-a.

Pages: 1 2 3 4 5