[Semana 3] Top Secret – A Crítica: A análise semanal do “Secret Story 5″

TopSecret-pequeno
‘Top Secret – A Crónica’: A análise semanal do “Secret Story 5″

Numa semana que tem sido protagonizada pela Agnes e pelo triângulo Inês-Hugo-Vânia, contamos com a análise do Filipe Lopes , que se junta ao Nuno, ao Pedro e à Margarida, em mais um TopSecret.

Entre connosco nesta aventura porque… Entre nós, não há segredos!

Comente sobre Top Secret aqui | Comente sobre o Secret Story 5 aqui


Filipe Lopes

Os dados estão lançados, o jogo definitivamente começou. A máquina já andava a ser oleada, mas esta semana o comboio engrenou de vez e tudo aquilo que tão bem caracteriza um reality show, de facto aconteceu. Portanto, foi uma semana extremamente rica em acontecimentos, que fazem antever outros tantos futuros, o que para os simpatizantes do dito formato não poderia ser melhor. As personalidades começam a revelar-se, as alianças, estratégias e grupos a formar-se, as máscaras a cair. Destaco três acontecimentos que acabaram por ditar tudo o que anteriormente referi: a entrada da Vânia, a falsa expulsão da Agnes e a festa africana.

TEMAS DA SEMANA
– Falsa expulsão e regresso da Agnes à casa: Foi um dos momentos altos da semana, uma jogada de mestre, que mexeu imenso com o ambiente na casa e com o jogo. Deu para ver o quão indesejada a Agnes é, pela maioria dos concorrentes, o que sinceramente pouco lhe importa. Ela está a tornar-se num dos elementos fortes desta edição, em torno da qual tudo gira.
– Ódin e Paulo acusam Vânia de formar “La Família 2”: Totalmente descabido, pois se alguém naquela casa está a tentar formar grupos e combinar nomeações, ou seja, os ‘La Família 2’, é o grupo do Odin, Paulo, Daniel, Fernando e companhia. A Vânia tem sido atacada em todas as frentes e essa foi mais uma por onde tentaram pegar. Mas as imagens falam por si (as que circulam pela internet claro, porque na TVI pouco ou nada se viu ainda, como de costume).
– Agnes e Cristiana ganham imunidade, Elisabete continua imune e Fernando já está nomeado: Sendo um dos elementos chave desta edição, e correndo risco de ser nomeada, a imunidade da Agnes foi mais do que merecida. A retirada da imunidade da Daniela também foi merecida, principalmente porque continua a não trabalhar para a defesa do segredo, embora eles lá dentro não saibam. Quanto à imunidade da Cristiana, mesmo discordado, percebo o motivo, ela também é outra das que vai mexendo com o jogo. O Fernando ter sido nomeado, pelo cair da máscara dele nos últimos tempos, muito devido à ‘traição’ da Flávia com o Bruno, acho que foi mais do que merecida, até pele abaixar a crista, no caso dele o carrapito. Duvido que ele fosse nomeado pelos colegas. Tenho pena que a Vânia também não tenha recebido imunidade, pois merecia-o totalmente (é outras das concorrentes que tem mexido imensamente com o jogo) e corre sérios riscos de ser nomeada, mas seria descarado de mais. Pode ser que se safe se for a nomeações com as pessoas certas.

TOP +
– Regresso da Agnes à casa e o seu banho
– Confronto com imagens sobre o que falam nas costas
– Troca de imunidade da Daniela pela Agnes

TOP –
– Agressões psicológicas de baixo nível
– Teatro da Sofiya na gala de Domingo
– Tentativa de limpeza de imagem de certos concorrentes

NOMEAÇÕES
Odin e Daniela, que cada vez mais têm-se revelado pela negativa. No entanto, acho que ainda podem dar algum show-off e mexer com o jogo, mesmo que pela negativa. Pelo que, outra das hipóteses, seria nomear quem neste momento dá muito pouco ou nada à casa, por exemplo o Ricardo e a Liliana.


Margarida Costa

A semana que passou foi, sem dúvida, o acender do rastilho de uma bomba que está prestes a rebentar. Mas não é uma bomba qualquer… Esta bomba é como aquelas velas de aniversário que se apagam e acendem novamente. E estes concorrentes são tão sedentos de protagonismo e tão necessitados de se fazer ouvir, que andam a brincar à batata quente com essa bomba: ora rebento eu, ora rebentas tu. Uma coisa que assistimos pouco nas três primeiras edições, mas que temos visto muito nas duas últimas é a necessidade de alguns concorrentes se meterem, e se picarem, com assuntos que não lhes dizem respeito. A Daniela deve andar com uma necessidade gigante de protagonismo, ou então está só a deitar areia para os olhos da produção e tentar compensar o facto de ser uma nulidade na concretização do seu segredo. A menina ora se mete na cama do Ódin, ora se mete em assuntos que não são dela.
De resto, esta semana tem sido a semana da Grande Agnes. E espero que assim continue por muito tempo. Foi também a revelação de algumas personalidades escondidas… O Paulo passou de pai e líder a intriguista e manipulador, a Cristiana tem passado de adorada a “ninguém te curte nas costas, mas todos de abraçam à frente”, o Daniel passou do “mano fixe” a invejoso e extremamente necessitado de protagonismo.
Quanto à Gala de Domingo, não posso dizer que tenha sido má, nem foi das piores. Mas infelizmente continuam a dar demasiado destaque a pseudo-triângulos sem interesse. Para que foi aquele teatro da Sofiya? Teatro? Aquilo foi pior que os teatrinhos que eu fazia na primária. Já para não dizer que estão a ajudar, ainda mais, a Inês a ganhar o síndrome de Sofrida… Mas é que ninguém merece! Ainda por cima a Inês é menos convincente que a Sofia (SS3).

TEMAS DA SEMANA
– Falsa expulsão e regresso da Agnes à casa: O mais top da semana! Opá foi tão bom ver a azia estampada na cara daqueles seres! Tão bom, tão bom! A Agnes é, por enquanto, a Diva da casa. Tudo naquela casa gira à sua volta, ainda que seja tudo o que é de mau! Mas ela Diva, ela espalha brilho e glamour por todos os poros! Acho que podiam ter sido dois dias para eles acreditarem mesmo que ela tivesse sido expulsa.
– Ódin e Paulo acusam Vânia de formar “La Família 2”: Claro, claro… Recordem-me só quem é que afinal anda a combinar e a manipular as nomeações? Pois, o papá Paulo e o fake Ódin! E recordem-me, também, quem é que já tem um grupo definido? Pois, os Maninhos! Alguém que ensine a estes dois que o que se vê ao espelho é o nosso reflexo, não o dos outros!
– Agnes e Cristiana ganham imunidade, Elisabete continua imune e Fernando já está nomeado: As imunidades foram totalmente merecidas. Ainda que não goste da Cristiana, consigo perceber que ela mexe muito com alguns concorrentes, mexe com o jogo e gera bastantes conflitos. Não sei até que ponto corria um grande risco de ser nomeada, mas pelo sim pelo não, pronto… Limpou a imagem (ao dar o presente ao Pedro) e ainda ganhou uma prenda! Quanto à Agnes… Opá, mas há lá imunidade mais merecida que a dela? Claro que não. Por mim era uma imunidade definitiva! Se não continuasse imune, a Elisabete era, de certeza, nomeada. Este dilema foi a maneira mais fácil de deixar a Elisabete imune, desviando as atenções para outro lado. A verdade é que, apesar de gostar dela, acho que ela tem dado muito pouco à casa, espero que espevite! Já a Daniela, mereceu perder a imunidade. Na verdade, merecia era ser nomeada por estragar completamente o segredo com a necessidade de arranjar homem. E não me digam que é estratégia… Seria estratégia se o segredo fosse “somos lésbicas”, aí sim, convinha ela aproximar-se dos homens. Mas o segredo é “somos falsas lésbicas”, esta proximidade só confirma isso! Quanto ao Fernando… Quem é o Fernando?

TOP +
– Protagonismo da Agnes
– Imagens mostradas e confrontos criados na Gala
– Imunidade da Agnes e nomeação do Fernando

TOP –
– Inês com Síndrome Sofrida
– Elisabete tem estado muito aquém das expectativas
– Ódin e Paulo cada vez mais reles

NOMEAÇÕES
Se fosse pelo jogo, nomearia o Paulo e o Ódin. Mas como acho que ambos, infelizmente, ainda fazem falta à casa, nomearia o Daniel e a Liliana.

(clique no botão “seguinte” para continuar a ler)

Pages: 1 2