Semana 31: Mariana tenta fugir com a filha para o Brasil

293º Episódio

Mariana, surpreendida por Gui a sair do hotel depois de ter roubado o passaporte da filha, inventa que andava procura dele para lhe pedir que a deixe levar Carolina ao circo. Ele estranha que não o tenha feito por telefone, mas a ex-mulher justifica que não queria ouvir um não pelo telefone. Muito a custo, Mariana lá consegue enganar Gui mas, mesmo assim, ele fica desconfiado das suas intenções.
Filipa confessa a Jorge que está com medo de perder o emprego, uma vez que há rumores cada vez mais fortes de que a o grupo empresarial que detém as revistas Blondie está com problemas financeiros. Jorge confirma que está marcada uma reunião com os directores de todas as publicações europeias e que, inclusivamente, Artur está a caminho de Lisboa. Jorge tenta aliviar a angústia de Filipa, lembrando que a administração sabe do bom trabalho que ela tem feito e que a revista em português está com boas tiragens. A jornalista nem por isso fica mais descansada.
Gui está a vestir-se para o almoço de trabalho que tem agendado com Duarte, quando este vai ter com ele, reclamando do seu atraso. Gui explica que foi obrigado a trocar de camisa e que foi retido por Mariana que lhe foi pedir para deixar Carolina ir ao circo com ela. Para espanto do irmão, Gui reconhece ter pensado em tudo o que ele lhe tem dito e conta que decidiu dizer sim à ex-mulher. Duarte também espanta Gui, ao assumir que também pensou nos conselhos que ele lhe tem dado sobre Júlia e que decidiu lutar por ela. Duarte afirma que vai falar com Artur na esperança de que ele aceite deixar Júlia. Gui teme que ela não goste da ideia mas o irmão está determinado a lutar pelo amor da sua vida.
Vera dá os parabéns a Alberto por estar prestes a recomprar a Urbano a casa onde vivem. Ester reconhece que é um grande peso que tiram dos ombros, enquanto Amélia exclama que essa é uma grande notícia. A harmonia familiar é interrompida por uma chamada da clínica onde Inês está internada a comunicar que ela teve um episódio depressivo grave e que os médicos querem falar com a família. Ester convoca Alberto para a acompanhar e Vera encarrega-se de telefonar a Áurea para a avisar. Esta fica muito preocupada com a filha e diz que vai tratar de ir até à clínica o mais depressa que puder.
Cristóvão cai na armadilha que Cátia lhe montou para o afastar de Matilde e arrisca seduzir a namorada. Quando ela entra na loja gourmet, ele sai detrás de uma prateleira com uma rosa na boca, para lhe oferecer. No entanto, faz tudo de forma tão atabalhoada que atira uma série de artigos ao chão. Depois de lhe entregar a flor, abraça-a e beija-a com sofreguidão. Matilde fica indignada, empurra-o com veemência e dá-lhe um raspanete, acusando-o de ser como todos os homens, que só pensam no acto reprodutivo. Cristóvão arrepende-se da táctica que usou e suplica à namorada que lhe dê mais uma oportunidade de provar que é diferente dos outros. Ela aceita mas exige em troca que ele lhe leia em voz alta um livro com mais de três mil páginas.
João está pressionado para ir trabalhar mas arranja tempo para tomar um café com Lucas, Babi e Nonô. Babi esforça-se por demonstrar interesse em saber pormenores da prova em que os irmãos vão participar. Entretanto, Lucas levanta-se para ajudar o João a trazer as chávenas mas Babi comete uma gafe e pergunta a Nonô se não é melhor ir ela. Lucas reage com irritação e assegura que é capaz de ajudar o irmão. Nonô recrimina a mãe pela falta de sensibilidade e Lucas desabafa com João, sublinhando que Babi continua sem conseguir disfarçar a apreensão pelo facto da filha namorar com ele, um rapaz cego.
Nicole procura Isabel na loja esotérica de Ivo para desabafar. Acaba por falar com os dois, preocupada porque combinou almoçar com Hernâni ali no centro comercial e ele não apareceu. A manicura está prestes a aceitar que o marido nunca mais conseguirá recuperar as funções sexuais. Ivo intervém e confirma que ela está demasiado tensa, propondo-lhe uma massagem especial. Isabel é de opinião de que a amiga devia tentar e Nicole aceita marcar uma sessão para o fim do dia. Ivo fica radiante por arranjar mais uma cliente. Nicole telefona a Hernâni para o prevenir que vai fazer a massagem com Ivo, evitando assim que o marido fique com ciúmes. Hernâni tinha acabado de começar a ver uma revista erótica para perceber se consegue dar resposta aos estímulos sexuais. Primeiro fica incomodado por estar a ser interrompido e depois, por não ter qualquer reacção aos belos corpos que vê na revista.
O doutor Carvalho informa os avós e a mãe de Inês de que ela tentou outra vez suicidar-se e deixa Alberto, Ester e Áurea angustiados, ao propor que ela faça um tratamento por choques eléctricos, para debelar a depressão profunda em que caiu, já que a medicação normal não resolveu o problema. Todos recusam essa solução mas têm de vergar-se à vontade de Inês que afirma querer fazer o tratamento, na esperança de conseguir sair da clínica. O médico aceita explicar a Ester, Alberto e Áurea, em que consiste o tratamento. Inês permanece indiferente.
Lucas termina o treino com João e é muito elogiado por Catarina, rapariga de porte atlético, que se oferece para ser sua guia se algum dia o irmão não puder acompanhá-lo. João assiste à distância à conversa, enquanto Catarina dá o seu número de telemóvel a Lucas. Depois da rapariga ir embora, Lucas comenta com João que ela tem uma linda voz. O irmão opina que Nonô não gostaria de escutar aquele elogio e Lucas brinca, respondendo que ela não ouviu.
Mariana e Júlia regressam a casa depois de terem visitado Raquel na prisão. Mariana afirma que a tia tem de deixar a cadeia quanto antes e a mãe conta que o advogado está muito confiante em que ela consiga a liberdade condicional. Júlia começa a fazer planos para quando a irmã for libertada mas Mariana não se mostra muito receptiva. A mãe nota que ela não está bem, mas a filha desculpa-se, dizendo que sente falta de Carolina e que apenas dois dias com ela não chegam. Ao mesmo tempo assegura que isso vai mudar, mas esconde de que forma, dizendo apenas que a filha vai crescer e reclamar que Gui a deixe passar mais tempo com a mãe. Júlia não entende as certezas de Mariana e aconselha-a a não alimentar demasiadas expectativas.
Hugo conta com orgulho a Isabel e Luísa como o seu negócio está a resultar em pleno. Luísa gaba a forma como ele decorou a sua loja e diz que bem podia fazer um desconto à cunhada. Ele responde com ironia que, quanto muito, será meia cunhada. Hugo vai embora e cruza-se com Babi, com quem tem uma conversa ácida sobre Raquel. Depois segue para a loja de Cátia e a sorte sorri-lhe, pois ela convida-o para jantar de novo em sua casa.
Nicole excita-se em último grau com o corpo de Ivo e com a massagem que ele lhe começa a dar. De tal forma que, de repente, se levanta da marquesa e sai da loja a correr. Perante a surpresa do rapaz, que lhe pergunta se fez algo de mal, ela responde que o mal foi ter feito tudo demasiado bem.
Ester, Alberto e Áurea estão muito apreensivos com o tratamento à base de choques eléctricos, que o médico propôs para tentar curar Inês. Alberto diz que vai pesquisar na internet e Ester recomenda-lhe que tenha cuidado com o que vai ver. Amélia também defende que Inês deve é tomar comprimidos, comer canja e ter muitos mimos. Áurea previne que ninguém comente o assunto com Bruno, para que o filho não comece a imaginar a irmã a levar choques eléctricos.
Ester vai preparar o jantar e encontra Bruno e Paulo que estão na cozinha. O neto diz que quer visitar a irmã antes de viajar para Londres. Ester fica constrangida mas disfarça e diz que o médico recomendou repouso absoluto. Paulo aligeira a preocupação de Bruno e afirma que a irmã quer é que ele se vá divertir. Ester assume que vai ter saudades dele e Paulo brinca e diz que não vai sentir nada disso. Bruno dá-lhe um murro amigável e garante que o amigo vai andar a chorar pelos cantos.
Filipa comenta que Artur está em Lisboa porque a Blondie está a sofrer uma grande convulsão em toda a Europa e a administração decidiu reunir com todos os directores da revista para explicar a reestruturação que pretende fazer. Filipa assume o receio que tem de ser despedida mas Gui descansa a companheira dizendo que ela é a melhor jornalista e por isso nada lhe acontecerá. Depois volta-se para o irmão alertando-o para que tem a sua oportunidade de ouro para falar com Artur sobre Júlia. Gui incentiva o irmão a agir, dizendo que fica com Martim se ele quiser procurar Artur. Duarte agradece e sai de casa disparado. Filipa pergunta a Gui no que é que aconteceu e Gui esclarece, com ar trocista, que o irmão foi lutar pelo amor. A namorada fica na mesma.
Mariana prepara-se para fugir com Carolina para o Rio de Janeiro e trata dos pormenores da viajem no computador. De repente tem de esconder tudo, pois João entra em casa, vindo do treino com Lucas. Mariana finge que está tudo bem e trata João com a maior ternura. No entanto, sente-se culpada por estar a enganá-lo.
Teresa aguarda por Bernardo em casa. Quando o marido chega, confessa-se exausto com o trabalho no escritório e afirma que a viajem que vão fazer, surge na melhor altura. Teresa prepara-lhe uma bebida para relaxar e agradece-lhe tudo o que tem feito por ela, assumindo que é mais feliz com ele em tão pouco tempo, do que o que foi com Francisco em tantos anos. Bernardo beija-a na boca, carregado de falsidade.
Artur chega de táxi à porta do prédio e conversa com Júlia que se mostra surpreendida com o facto de ele estar em Lisboa. Os dois despedem-se cordialmente até mais tarde. Depois do táxi arrancar, Duarte, que estava a observar Artur, aproxima-se e pede para falar com ele. Artur não gosta da abordagem e responde que não vê o que podem ter para conversar. Duarte joga pesado e conta que Júlia esteve em sua casa na noite anterior, adivinhando que agora talvez ele tenha tempo para o ouvir. Artur engole em seco e tenta controlar a fúria que se está a apoderar de si.

Pages: 1 2 3 4 5