Semana 31: Mariana tenta fugir com a filha para o Brasil

294º Episódio

Duarte desafia Artur à porta de casa dele e diz-lhe que ama Júlia e que ela também não deixou de o amar. Artur, com cara de poucos amigos, responde que ele está a delirar mas Duarte contrapõe que ele deve deixar Júlia sair do casamento sem remorsos. Artur avisa o rival que se voltar a importuná-lo se vai arrepender. Duarte fica a ver Artur afastar-se, muito agastado, para dentro do prédio.
João fala ao telefone com o pai e conta que Lucas está a treinar muito bem, alimentando a esperança que ele tenha bons resultados nos campeonatos europeus paralímpicos. O pai queixa-se que não o vê há algum tempo e João promete ir visitá-lo em breve. Mariana surge deslumbrante, preparada para sair e João não lhe poupa elogios. Ela assegura que vai ser uma noite para namorarem e que vai compensá-lo pelo mau humor dos últimos dias.
Júlia chega a casa e mostra-se feliz pela presença de Artur, que está imóvel no sofá a tomar uma bebida. Depressa percebe que ele não partilha daquela felicidade, pois confronta-a com o facto de Duarte lhe ter feito uma espera para contar que ela o procurou na noite anterior e que ambos se amam. Júlia exibe uma frieza a toda a prova e mente de forma convincente, assegurando que Duarte pertence ao passado e que não conseguirá desestabilizar o casamento que têm alimentado, apesar da distância. Artur olha para Júlia, ainda desconfiado, mas ela não desarma e mostra-se perfeitamente convicta do que acabou de afirmar.
Duarte regressa a casa e já só encontra Gui, pois Filipa foi para o hotel com Carolina. Conta ao irmão que conversou com Artur e lhe pediu para desistir do casamento com Júlia, mas que ele lhe pareceu imperturbável. Duarte duvida igualmente que Júlia queira passar por um segundo divórcio para ficar com ele. De qualquer forma sempre reconhece que jogou as cartas que tinha e cabe a ela dar o próximo passo.
Júlia está à mesa com Artur e confessa que não era aquele o ambiente que imaginou para o seu jantar de boas vindas. O marido contrapõe que também não teve a melhor recepção mas ela garante que só pensa em ser feliz a seu lado e reafirma que Duarte faz parte do passado. Artur acaba por acreditar nas suas juras de amor e beija-a com ternura. Júlia aceita o brinde que ele propõe e sugere que seja à surpresa que ele lhe fez.
Jorge confessa a Carminho preocupação pelos despedimentos que podem ocorrer na revista mas ela não ouve porque está entretida a ler uma mensagem que Vasco acabou de lhe enviar. O marido repreende-a e faz notar que já não está a gostar da situação. Carminho esforça-se por desvalorizar a situação, justificando que se trata apenas de um colega com quem se dá bem. Para acabar com a conversa e com o incomodo que ela lhe provoca, desvia a atenção para o estado de saúde de Inês, achando preocupante que a sobrinha tenha de ser tratada com electro-choques.
Alberto exalta-se e garante que não vai permitir que alguém de choques à neta mas Ester sublinha que o doutor Carvalho tem feito tudo o que pode para tratar Inês. Vera acrescenta que se ela quer fazer o tratamento, ninguém a pode impedir, Alberto não se convence e diz que Inês está a tomar decisões sem pensar, convencido que ainda a vai fazer mudar de ideia.
Nicole resmunga com Hernâni porque enquanto está a trabalhar deixa os papéis todos desarrumados. O marido nota que ela está muito enervada e pergunta-lhe se não relaxou com a massagem de Ivo. A manicura fica ainda mais tensa e responde que Hernâni massaja muito melhor. O marido estranha e lembra que nunca lhe fez qualquer massagem. Tânia aparece na sala e pede para ver a novela. Ao sentar-se aterra em cima da revista com mulheres nuas que o pai comprou. Tânia exclama que aquilo é nojento e Nicole manda-a para o quarto porque quer conversar com Hernâni. Quando fica a sós com o marido dá-lhe um raspanete mas ele justifica que comprou a revista em desespero para recuperar a virilidade, reconhecendo que falhou. Ao reconhecer o seu fracasso, teme que a mulher se farte dele e arranje outro mas ela garante que não quer outro homem, mas deixa cair os papéis que tem mão, cada vez mais enervada.
Matilde mostra-se intransigente e obriga Cristóvão a ler-lhe em voz alta um manual com três mil páginas afirmando que só assim recuperará a sua confiança. Ele ainda fica esperançado em escapar, quando Sónia entra na loja. Só que ela quer apenas saber se eles lhe querem comprar o carro que ficou sem pneus. Como não consegue, vai embora e deixa Cristóvão entregue à sua sorte. Matilde escuta a leitura, deliciada.
Hugo e Cátia descansam na cama depois de terem feito amor. Ela fica agastada quando ele começa a fazer-lhe perguntas sobre a sua vida. Quando ameaça sair da cama, Hugo puxa-a para si e envolvem-se de novo.
Também na cama, mas já de manhã, Júlia e Artur estão aninhados um no outro. Ele, com ar distante, leva a que ela lhe pergunte se ainda está a pensar em palermices. A conversa vai inevitavelmente parar a Duarte. Júlia consegue que Artur esqueça o rival, mas não deixa de se sentir angustiada e cheia de culpa.
Filipa acaba de se arranjar para ir trabalhar e afirma que Duarte pode dar-se mal por ter ido falar com Artur nas costas de Júlia. Gui defende o irmão, dizendo que ele se limitou a ir lutar pelo que é dele. Filipa fala por si e garante que se fosse consigo não tinha gostado. Ele muda de assunto e auto-elogia-se por ter permitido que Mariana leve Carolina ao circo, reclamando carinhos de Filipa por isso.
Mariana despede-se de João dando-lhe mais beijos do que é normal. Ele liberta-se dizendo que não pode chegar atrasado agora que foi promovido e diz que á noite estarão juntos de novo. Mariana esboça um sorriso amarelo em que ele não repara. Depois do companheiro sair, Mariana dá as suas ordena Rita e informa que está à espera que Gui lhe traga Carolina, assumindo que esse será um dia muito especial para as duas.
Teresa e Bernardo preparam-se para viajar. Ela conta ao marido que enviou uma mensagem a Gui, prevenindo o filho de que vão ficar fora uns dias e que ele respondeu secamente, desejando boa viagem. Bernardo afirma que os filhos dela não a merecem mas acaba por beijá-la na testa ao ver que ficou tristonha. O casal despede-se da empregada e vai para o aeroporto.
Júlia telefona a Duarte e descompõe-no por ter procurado Artur e ter feito perigar o seu casamento com ele. Duarte, desconcertado, defende-se dizendo que ganhou esse direito quando ela foi a sua casa para o beijar. Júlia recorda que se arrependeu e, depois de lhe chamar arrogante, avisa que o seu casamento com Artur até pode acabar mas nunca porque ele acha que isso é melhor para ele. Júlia, furiosa desliga o telefone e fecha os olhos para se recompor da discussão.
Artur conversa com Jorge e admite a possibilidade de deixar a direcção da Blondie na Republica Checa, para ficar perto de Júlia. O jornalista não acredita que Duarte desista facilmente da sua mulher, embora sinta que Júlia não quer o fim do casamento. Filipa interrompe e chama-os para a reunião com a administração. Artur é o primeiro a avançar, enquanto Jorge troca um olhar preocupado com Filipa.
Bruno pergunta à mãe se está nervosa por causa do ensaio geral e da estreia da peça de teatro em que vai participar. Áurea confessa que está desconcentrada por causa da preocupação com o estado de saúde de Inês. O filho tenta animá-la e diz que, apesar de não poder assistir por estar em Londres, acredita que tudo correrá pelo melhor. Áurea mostra-se feliz por ele estar a divertir-se com o pai, longe dos problemas.
Nicole conta a Isabel que ficou em ponto de rebuçado com a massagem de Ivo e que ele tem umas mãos demoníacas. A manicura diz que não contou ao marido, mas teme começar a sonhar com o massagista e que Hernâni se aperceba do que se passou. Nicole acaba por relevar a situação ao lembrar-se de que o marido a traiu anos a fio. No entanto confessa não estar preparada para deixar de ter vida sexual tão nova, dadas as limitações do marido. Isabel sente-se desconfortável com a conversa mas é salva por uma chamada da filha. Depois de se despedir de Mónica, Isabel confessa que tem cada vez mais medo de que ela prefira ficar com os irmãos e não regressa a casa.
Carminho pede a Urbano para chegar mais tarde depois do almoço, para poder visitar Inês na clínica, contando ao patrão que ela teve uma crise e que piorou. Urbano envia cumprimentos a Ester e Alberto, desejando igualmente as melhoras de Inês. Nesse momento, Vasco encaminha um paciente para que Urbano lhe defina o regime alimentar. O treinador não perde a oportunidade de dirigir um galanteio a Carminho que o deixa ir embora olhando pelo canto do olho. Lúcia repara e cometa que Vasco lhe acha graça. Carminho denota alguma atrapalhação e diz que vai preparar a sala de massagens. Nesse instante, Júlia chama por ela e pede para conversarem.
Já na sala de massagens, Júlia conta à amiga o drama que viveu depois de Duarte ter procurado Artur, tentando acabar com o seu casamento para poder ficar com ela. Júlia admite que teve uma recaída ao procurá-lo mas que emendou a tempo, optando por proteger Artur e o casamento. Júlia mostra-se convencida que Duarte já percebeu que ela quer distância, depois de ter discutido violentamente com ele.
Mariana certifica-se de que está sozinha e arruma numa pasta os bilhetes de avião e os passaportes, o seu e o de Carolina. Nisto tocam à porta e ele coloca atabalhoadamente a pasta dentro de uma revista e vai abrir. É Gui que chega com Carolina ao colo e a entrega à mãe. Mariana teatraliza e agradece ao ex-marido por ter permitido que a filha vá com ela ao circo. Depois de Gui se ir embora, Mariana fala para Carolina e diz que a vai levar num grande passeio por cima do mar. De seguida telefona a pedir um táxi e vai buscar as malas. Rita entra na sala para limpar e derruba as revistas de onde sai a pasta onde Mariana havia escondido os passaportes e os bilhetes de avião. A empregada fica alarmada com o que encontrou.
Júlia ainda conversa com Carminho e insiste em convencer-se que Artur é o homem certo para a fazer esquecer Duarte. A amiga ouve desconcertada o que ela diz, mas não a contraria. Nisto, Júlia recebe uma chamada e sai disparada da clínica, sem sequer responder a Carminho se era Duarte ao telefone.
Duarte conta a Gui que Júlia o censurou violentamente e o repreendeu por ter ido falar com Artur à sua revelia. O irmão acha que ou Júlia mentiu ao marido ou ele é um lorpa por alimentar um casamento em que não é amado. Duarte está resignado e conta que Júlia exigiu que se afastasse dela, ao dizer que ele não tem o direito de interferir na vida dela. Gui afirma que ele tem mesmo de a esquecer e que Mafalda é a mulher ideal para isso, porque gosta dele e também de Martim.
Mariana prepara-se para sair de casa, depois do taxista avisar que já está na porta do prédio á sua espera. Empurra o carrinho de Carolina e abre a porta, mas esbarra em Júlia que está do lado de fora. A mãe pergunta onde é que ela pensa que vai e deixa Mariana sem fala.

Pages: 1 2 3 4 5