Semana 43: Júlia tira Raquel da prostituição

98º Episódio (23 de outubro de 2012)

Alberto confessa que gastou o dinheiro da família porque comprou umas acções, seguindo o palpite de Zé Maria. Carminho faz-lhe ver que não há investimento mais inseguro que a bolsa. Ester, com os olhos marejados de lágrimas corta relações com o marido e jura que só voltará a falar com ele quando o dinheiro for reposto. Alberto implora perdão mas em vão. Carminho segue a mãe até à cozinha, apanhando-a a chorar, inconsolável. Ester reconhece a sua culpa por ter desculpado Alberto anos a fio. A filha promete estar mais presente. Alberto faz nova tentativa para se reconciliar com Ester mas só tem o silêncio como resposta.

Urbano esforça-se para animar Júlia, mostrando-lhe uma reportagem de um evento onde aparecem em destaque. Ela pede desculpa como o tem tratado e promete descansar durante a manhã, pois à tarde vai com Mariana ao tribunal. Reconhece que a filha está muito nervosa.

Mariana não esconde a angustia que está a viver, dividida entre deixar a filha entregue à empregada ou levá-la para tribunal consigo. Zé Maria tenta transmitir-lhe confiança de que a filha continuará à sua guarda.

Duarte critica Gui por permitir que Teresa esteja a tentar retirar Carolina a Mariana. Faz ver ao irmão que não tem condições para tomar conta da filha, nem Cátia está preparada para ser mãe de um momento para o outro. Gui diz que já pensou em todas essas coisas e que até tem feito frente à mãe noutros assuntos da sua vida.

Teresa faz uma visita a Inês que ficou em casa a trabalhar. Não se cansa de repetir que Duarte está agora mais feliz depois de ter voltado para ela. Inês sorri e Teresa confessa que está uma pilha de nervos por causa da audiência em que requer a guarda de Carolina, lamentando ser a única a preocupar-se com a neta. Inês confessa que lhe faz alguma confusão que alguém queira tirar uma filha à mãe, mas Teresa contrapõe com exagero que Mariana quase matou a filha. A esse propósito, embaraça Inês aconselhando-a a pensar em ter filhos, pois vai ficando tarde para isso.

Carminho confidencia a Júlia que Alberto voltou a desbaratar o dinheiro da família e que Áurea lhe seguiu as pisadas, endividando-se a fazer compras a crédito. Enquanto massaja a amiga, Carminho relata que Ester ficou tão zangada que deixou de falar ao pai. Júlia oferece-se logo para ajudar, mas Carminho diz que ela já fez muito por eles e que, desta vez a mãe não vai permitir interferências.

Gui apresenta Cátia a Duarte. A namorada fica atrapalhada mas recompõe-se ajudada pela simpatia de Duarte. Os irmãos vão almoçar e perante a pergunta de Duarte, Gui confirma que o seu namoro com a lojista é coisa séria. Duarte avisa-o para não arranjar mais nenhum filho indesejado e Gui atira que ele é que está na altura para ser pai. Duarte adopta uma cara séria e acaba por contar que Júlia sofreu um aborto de um filho que era seu, admitindo que poderia voltar para ela se a gravidez tivesse vingado. Por outro lado, reconhece que a situação seria explosiva, pois agora está com Inês.

Nicole aprova o namoro de Emília com Zé Maria, mas ela acusa Isabel de ser uma boca de trapos, por contar a toda a gente que ela namora com o empresário.

Júlia confessa a Carminho que está magoada com a indiferença de Duarte e tenta convencer-se de que já não gosta dele. Carminho brinca com ela e deixa claro que não acredita que a amiga tenta esquecido o amor da sua vida.

Amélia conta a Ester que Alberto já deu ordem para vender as acções ao preço que as tinha comprado. Ester, um pouco mais aliviada, espera não perder dinheiro e que o senhorio aceite esperar que elas tenham dinheiro para sinalizarem os armazéns que querem alugar. Amélia diz que nunca tinha visto Alberto tão desanimado, mas a mulher só consegue responder que talvez agora ele aprenda a não fazer disparates. Ester acrescenta ainda que já contou a Inês os gastos que Áurea fez, contando com ela para conversar com a mãe.

Inês lamenta o comportamento de Áurea e Duarte levanta a possibilidade de poderem interná-la para a tratar. Inês deseja apenas uma mãe normal, tal como Teresa, que se preocupa muito com os filhos, como agora com Gui por causa da guarda de Carolina. Duarte argumenta que ela não conhece a verdadeira Teresa, única e verdadeira responsável por ter obrigado o irmão a casar. A namorada defende que ele devia passar mais tempo com a mãe, mas Duarte diz que isso só seria possível se ela mudasse muito.

Mariana chora de preocupação abraçada a Carolina, antes de saírem para o tribunal. Zé Maria, comovido, pede-lhe que não chore, para não passar essa tristeza à filha, garantindo que ninguém lhe vai tirar Carolina. São interrompidos pelo toque da campainha e Mariana vai abrir a porta. Depara-se com Raquel que, timidamente, oferece o seu apoio. Mariana escorraça-a, dizendo com frieza que já tem o pai e a mãe verdadeira ao seu lado. Raquel vai embora sem conseguir dizer mais nada. Zé Maria assiste a tudo, apreensivo.

Francisco entra em casa apressado à procura de um documento. Teresa fica agastada porque ele diz que não vai poder acompanhá-la ao tribunal e que a acção contra Mariana é um disparate. Francisco diz, também irritado, que Carolina está bem com a mãe, sem necessidade de ficar dependente da irresponsabilidade do pai. Teresa sai de casa furiosa.

Gui dá largas à sua irresponsabilidade e come gomas directamente do expositor, repreendido por Cátia que não gosta da sua atitude. O namorado conta que Duarte simpatizou com ela e diz não estar preocupado com a audiência pela guarda da filha, uma vez que Teresa está desejosa de tomar conta da neta. De tal forma é a sua displicência que combina passar a noite com Cátia.

Despeitada por ter sido rejeitada por Cristóvão, Sónia continua a tratá-lo mal. Ele reclama, mas Sónia diz que faz parte da sua missão de chefe tratá-lo assim.

Ricardo e Vera, sob o efeito da cocaína que estiveram a consumir têm um comportamento estranho que não passa despercebido a Isabel. Ainda mais por que Vera tem de ir embora apressada, porque se esqueceu que tinha um trabalho marcado. Fica aflita, com medo de ser despedida.

Apesar dos esforços de Ester e Inês, Áurea recusa admitir que não está bem de saúde e recusa-se devolver os artigos que comprou a crédito. Alberto entra em casa e Ester retira-se sem lhe falar. Inês tapa a cara com as mãos, desesperada com a mãe e com o clima entre os avós.

Raquel aceita mais um serviço de acompanhante, mas apressa-se a desligar a chamada de Adriana, pois percebe que Babi está a chegar. As duas amigas conversam e Raquel conta que Mariana rejeitou o seu apoio, continuando a tratá-la com indiferença. Babi acha que quando ela endireitar a sua vida conseguirá reaproximar-se de Mariana. Raquel confirma que é isso que está a fazer, mas mente ao dizer que está a sobreviver com a venda de alguns vestidos e que as jóias que possui também dão para se aguentar mais um tempo.

Gui chega atrasado à audiência de poder paternal e a juíza mostra-lhe o seu desagrado, bem como Teresa que o censura com o olhar, nervosa com o incidente. Mariana não está menos preocupada, mas tem o apoio de Zé Maria e Júlia. A juíza comunica que o relatório da assistente social sobre Carolina foi de grande utilidade e que contribuiu para chegar rapidamente a uma decisão. Todos ficam mergulhados numa grande tensão, à espera de saber com quem vai ficar Carolina.

Pages: 1 2 3 4 5