Semana 47: Júlia expulsa Raquel de casa

119º Episódio

Hugo pede a Vera para ir à Colômbia buscar a droga

 Vera diz que Hugo só pode estar maluco para lhe propor que seja correio de droga no lugar de Ricardo. A rapariga chora, desorientada, forçando-o a acalma-la. Hugo ainda diz que se ela não o ajudar é um homem morto, mas tem de acabar com a conversa porque Vera chora ainda mais.

Júlia conta a Carminho que descobriu que Vera foi despedida e que está a passar por uma fase difícil. No entanto, tranquiliza a amiga referindo que a prime já está a trabalhar numa loja de fotografia e nas festas do Dancin’ Days. Carminho conclui que a mãe tinha razões para estar preocupada e garante que vai pressionar Vera a contar-lhe a verdade. Júlia deixa Carminho mais feliz, informando-a de que já pediu a Artur que arranje um lugar para Jorge na revista. A amiga confessa que o emprego dava jeito, pois estão tão preocupados em ganhar dinheiro que quase não olham um para o outro.

Jorge lamenta-se a Isabel por não conseguir um emprego de acordo com as suas expectativas e também por não ter dinheiro para levar Carminho a comemorar condignamente o aniversário de namoro.

Cátia avisa Sónia de que corre o risco de que Nicole descubra que ela anda metida com Miguel. Sónia responde que o vendedor de automóveis é demasiado giro para ela sentir remorsos. Cristóvão entra na loja triste e cabisbaixo e Cátia promete arranjar-lhe uma namorada, o que ainda o desanima mais. Sónia, insensível, manda-o trabalhar.

Miguel, por seu lado, decide agradar a Tânia, levando-a à escola de Bruno e Paulo para os ir buscar. Os quatro entram em grande diversão na loja de Nails de Nicole, que fica satisfeita por ver a filha tão feliz com os amigos. Depois deles saírem, a manicura agradece a Miguel o seu gesto e ele aproveita para dizer que talvez seja melhor colocar alguns carros para venda no parque de estacionamento do shoping, já que são raros os clientes que vão ao stand. Nicole acha boa ideia e Miguel beija-a, disfarçando o seu comprometimento por andar a traí-la com Sónia.

Hugo, pleno de falsidade, acarinha Vera e convida-a para viver com ele. Vera responde que os tios não iriam entender e, mudando de assunto, pergunta-lhe como tenciona resolver o problema da droga da Colômbia. Hugo, cínico, diz-lhe que não se preocupe e convence-a a preparar-se para se divertir no Dancin’ Days, nessa noite, assegurando que enquanto estiverem juntos vai correr tudo bem.

Teresa confirma à empregada que Francisco vai jantar a casa e mostra a Natércia a casa que tenciona comprar em Tróia, explicando que está a vender a casa do Algarve porque Francisco nunca tem tempo para lá ir de fim-de-semana. Teresa interroga-se sobre a razão que leva ao afastamento entre os membros da família. A empregada, constrangida, nada diz e a patroa percebe que está a falar demais.

Raquel procura Mariana para pedir desculpas por ter tentado prejudicar Júlia junto de Artur. Mariana diz-se farta de desculpas e pede-lhe que vá embora. Raquel não esconde que está magoada e antes de sair pede à sobrinha que nunca duvide do amor que tem por ela. Mariana fica enervada com a visita.

Júlia oferece-se para levantar o dinheiro que Dulce pediu a Madalena, pois não quer que esta gaste o seu. Madalena conforma-se por estar numa posição ingrata, enquanto Júlia não esconde a sua preocupação ao recordar as ameaças que a reclusa lhe fez, convencida que ela a denunciou à polícia.

Duarte deixa escapar que a viajem à Turquia surge na melhor altura, concluindo que assim não se vai enjoar de Inês. Gui encosta o irmão à parede, fazendo-lhe ver que não é assim que vai provar que ela é a mulher da sua vida. Duarte, incomodado com o reparo, muda de assunto e critica Gui por ainda não ter escolhido um curso para fazer. O irmão convida-o para sair à noite mas Duarte revela que vai recomeçar a pintar, aproveitando que Inês vai jantar com a família.

Inês elogia o sucesso que Ester está a alcançar com a fábrica de salgadinhos e mostra-se feliz com o estado de Áurea, cuja saúde tem vindo a recuperar. A mãe pergunta-lhe como está o namoro com Duarte e a arquitecta responde que está a sofrer por antecipação, com a viagem que ele vai fazer à Turquia. Ester afiança que isso é sinal de amor. Vera chega mesmo a tempo de jantar, mas esconde a angustia que a invade. Quando Ester sai da sala de jantar para ir buscar água, aproveita para ir falar com a tia. Áurea informa que Bruno e Paulo foram jantar ao shoping com Tânia e que o marido de Nicole ficou de os levar para casa.

Tânia está cheia de dores por causa do período e irrita-se com Paulo e Bruno que troçam dela sem perceberem o que se passa. A amiga zanga-se a sério e vai procurar Miguel para que os leve para casa.

Miguel vai contar a Sónia que conseguiu a aprovação de Nicole para colocar alguns carros para venda no parque do shoping, incluindo a carrinha onde têm feito amor. Ela fica excitada mas são interrompidos por Tânia, Paulo e Bruno que querem ir para casa. Sónia despede-se com simpatia mas quando fica sozinha, vocifera contra os miúdos que lhe estragaram o momento romântico.

Vera confessa a Ester que mentiu, escondendo que tinha sido despedida. A tia faz-lhe ver o erro que cometeu e também confessa que não fica descansada por ela estar a trabalhar no Dancin’ Days. Vera desdramatiza e elogia Hugo como patrão, tranquilizando Ester, que ignora a relação que existe entre eles. Vera volta a desculpar-se e emociona-se. Inês aparece nesse instante e estranha vê-la a chorar. Ester desvaloriza dizendo que Vera apenas se enervou.

Teresa deambula furiosa pela casa, porque Francisco ainda não apareceu para jantar, nem justificou o atraso. Por sugestão de Natércia volta a telefonar-lhe. Francisco está demasiado ocupado num quarto de hotel com uma prostituta, mas acaba por atender a chamada, dizendo que está no escritório com dois colegas a ultimar um processo e que não vai poder jantar com ela. Teresa, muito contrariada, ordena a Natércia que arrume tudo, pois também não janta porque perdeu a fome. Depois de ficar sozinha, é assaltada pelas insinuações que Cátia fez quando discutiram e, num impulso, liga para o escritório de advocacia, confirmando que o marido saiu há muito tempo. Teresa desliga a chamada e digere a humilhação, colocando a mão no peito e sentindo a pulsação acelerar.

Duarte prepara a tela para começar a pintar e é assaltado pelas recordações de Júlia. Como que em transmissão de pensamento, ela arruma uma gaveta e descobre alguns presentes que Duarte lhe enviou enquanto viajava. Ambos se esforçam por afastarem tais lembranças.

Quando Inês regressa a casa, Duarte deixa de pintar levando a que ela sinta que o está a sufocar. Duarte desdramatiza a situação e vai tomar um banho, mas Inês pressente que ele está a afastar-se dela.

Artur finaliza o artigo sobre Júlia e, apesar de já ser tarde, não resiste a ligar-lhe para recordar que ela prometeu jantar de novo consigo, caso gostasse do artigo. Júlia acolhe a ideia com simpatia e sorrisos, observada por Madalena. Quando desliga o telefone a amiga decreta que está na hora de esquecer Duarte e partir para outro namoro, tal com a tem aconselhado a dar uma oportunidade a Raul. Ambas se riem, mas rapidamente percebem que não pensam exactamente assim.

Francisco regressa a casa e é surpreendido por Teresa, que o espera furiosa. A mulher exige saber com quem ele esteve até aquelas horas, depois de ter mentido ao dizer que estava a trabalhar no escritório. Francisco fica atrapalhado, sem conseguir arranjar uma boa desculpa.

Pages: 1 2 3 4 5