“Depois do Adeus” em “Grande Reportagem SIC”

A reportagem “Depois do Adeus” passa em revista os quatro anos de austeridade e o impacto das medidas nas famílias portuguesas. Numa altura em que os números balouçam no discurso político, a reportagem faz uma pausa no momento eleitoral para visitar vidas dispersas, afetadas pelo programa de ajustamento.

Pela reportagem passam famílias que desceram degraus sociais e financeiros, atores isolados que quase perderam a esperança, jovens presos à raiva, emigrantes que bateram com a porta e cruzaram fronteiras em busca de futuro e esperança.

O enfermeiro com 20 anos de carreira e que trocou Matosinhos por Londres há ano e meio; a desempregada de longa duração, sem direito a apoio do Estado e que alimenta dois filhos com a ajuda da igreja; a professora de matemática que todos os anos fica desempregada e que anseia por estabilidade; a família que deixou a classe média para se instalar na pobreza; a auxiliar de educação supreendida por um processo de requalificação que lhe abriu a porta do desemprego; a jovem psicóloga que envia centenas de currículos de que nunca tem resposta; a assistente social desempregada que resiste à ironia de acompanhar famílias em situação idêntica à dela.

“Depois do Adeus” apresenta os números reais da crise, abrindo espaço para o contexto e para a explicação das opções políticas. Numa viagem pelo passado recordamos frases de antigos e atuais governantes que ficarão, para sempre, associadas a este período único da história recente do país.

“Depois do Adeus” é uma “Grande Reportagem SIC” de Pedro Coelho (jornalista) e Luís Pinto (imagem). Vai ser emitida nesta noite de terça-feira, no “Jornal da Noite”.