SIC aumenta liderança e já vence em 2019

SIC aumenta liderança e já vence em 2019

SIC
SIC

A SIC voltou a ser o canal vais visto em Portugal em março e aumentou a vantagem para a TVI. Decorrido um trimestre, 2019 tem novo líder de audiências.

O facto de ter liderado por uma margem maior deu a Paço de Arcos a liderança anual. No mês de fevereiro, embora tivesse ficado em segundo, a TVI tinha agarrado (e comunicado) a liderança no ano.

A liderança da SIC alicerçou-se fundamentalmente no “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” que deu à estação a liderança nas noites de domingo e na faixa das 19h nos dias úteis; ao “Jornal da Noite” que cresceu nas audiências e foi o programa de informação mais visto em Portugal; ao “Primeiro Jornal” que atinge 30.0% de share, mais de 10 pontos que a TVI.

O canal da Impresa assumiu-se ainda como «imbatível no daytime, com Cristina Ferreira a liderar manhãs, João Baião nas manhãs de fim-de-semana, Júlia Pinheiro e “Linha Aberta” as tardes».

A SIC consolidou em março a liderança de audiências e já é a estação mais vista no primeiro trimestre de 2019. A estação de Paço de Arcos terminou março a liderar com 19.1% de share, tendo sido o único canal a subir face ao mês de fevereiro (+0.5 p.p.) e face a março de 2018 (+1.8 p.p.). A SIC já lidera no ano de 2019 com 18.8% de share.

A liderança estende-se aos targets comerciais. No A/B C D 15/54, a SIC liderou no universo dos canais generalistas com 18.0% de share, contra os 13.3% da TVI e os 7.8% da RTP1. No target A/B C D 25/54, a SIC liderou no universo dos canais generalistas com 18.4% de share, contra os 13.2% da TVI e os 8.1% da RTP1.

O crescimento da SIC em março deveu-se à mais recente aposta no horário das 19h aos dias úteis e no prime time de domingo – “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” – e à excelente performance da informação com o “Jornal da Noite” aos dias úteis.

“Quem Quer Namorar com o Agricultor?” devolveu a liderança à SIC no prime time de domingo e alcançou em março 28.5% de share e 13.0% de audiência média, o que corresponde a 1 milhão 259 mil e 100 telespectadores.

O programa diário de “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” também deu à SIC a liderança no universo dos canais generalistas, no horário das 19h aos dias úteis, que terminou o mês de março com 23.8% de share e 9.3% de audiência média, o que corresponde a 896 mil telespectadores.

Em março, o “Jornal da Noite” aos dias úteis ultrapassou o “Jornal das 8” da TVI e terminou com 19.8% de share, algo que já não acontecia desde novembro de 2016.

As novas rubricas ‘Vamos a Jogo’ e ‘Casos de Polícia’ lideraram no universo dos canais generalistas em ambos os targets comerciais.

O outro destaque vai para o crescimento do “Primeiro Jornal” aos dias úteis, que terminou o mês a liderar em termos absolutos com 30.0% de share, a uma distância de mais de 10 p.p. da TVI.

A informação da SIC (Primeiro Jornal + Jornal da Noite) manteve assim a liderança em março tanto no universo como em ambos os targets comerciais (A/B C D 15/54 e A/B C D 25/54).

No período horário da manhã (entre as 08h e as 14h) a SIC consolidou a liderança que já tinha alcançado em janeiro de 2019 e terminou o mês de março com 23.1% de share.

De destacar a performance de “O Programa da Cristina” que terminou o mês de março a liderar em termos absolutos com 31.4% de share e 4.6 de audiência média, o que corresponde a 443 mil e 800 telespectadores. Nos targets comerciais – AB C D 15/54 e A/B C D 25/54 – também terminou a liderar no universo dos canais generalistas com 29.2% e 31.0% de share respetivamente;
Destaque também para as manhãs de fim de semana – “Olhó Baião!” – que terminou o mês de março a liderar no universo dos canais generalistas.

No período horário da tarde (entre as 14h e as 20h), a SIC consolidou a liderança que já tinha alcançado no final de 2018 e terminou o mês de março com 18.1% de share. De destacar a performance do programa de Júlia Pinheiro que terminou o mês de março a liderar no universo dos canais generalistas com 17.2% de share e 3.1% de audiência média, o que corresponde a 298 mil e 500 telespectadores.

Para o bom desempenho das tardes da SIC contribuíram, aos dias úteis, o programa “Linha Aberta” e a novela “Mar Salgado” que terminaram o mês de março a liderar no universo dos canais generalistas tanto no universo como em ambos os targets comerciais e a novela “Avenida Brasil”.

Ao fim de semana, os magazines, “Alta Definição” e “E-Especial”, terminaram o mês de março a liderar no universo dos canais generalistas tanto no universo como em ambos os targets comercias. O “Fama Show” e os filmes da tarde também terminaram o mês de março a liderar no universo dos canais generalistas em ambos os targets comerciais.

No prime time, a SIC manteve a liderança em março, no universo dos canais generalistas, em ambos os targets comerciais (A/B C D 15/54 e A/B C D 25/54).

No target A/B C D 15/54, a SIC liderou com 19.3% de share, contra os 17.3% da TVI e a RTP1 terminou com 10.2% de share. No target A/B C D 25/54, a SIC liderou com 19.8% de share, contra os 17.3% da TVI e os 10.7% da RTP1.

De destacar os jogos do Benfica para a Liga Europa que lideraram em termos absolutos em março e foram os programas mais vistos na SIC em março.