SIC exibe episódio especial de “Sol de Inverno” passado na Feira da Golegã

“Sol de Inverno” tem episódio especial a partir da Golegã

Grande parte do elenco de “Sol de Inverno” passou os últimos dias a gravar na Feira da Golegã. O episódio especial vai para o ar amanhã, sábado.

Neste episódio, Luís (Marco Delgado) surpreende Margarida (Joana Ribeiro) sozinha à porta de casa e ameaça contar a Laura (Maria João Luís) as festas de sexo e drogas em que ela frequenta.

Mas há mais:
Dulce e Carlos elogiam o fato que Laura tem vestido para ir à feira da Golegã com toda a família. Teresa desce sem vontade de acompanhá-los mas a mãe consegue convencê-la a mudar de ideias enquanto diz a Dulce para não se preocupar com o pequeno-almoço de Eduardo, pois pode ir a uma pastelaria se quiser.

Margarida passeia pelos picadeiros da Golegã com Inês e recebe uma chamada da mãe a avisar que estão a caminho. Inês diz que se acabou a diversão com a chegada de Laura e torce o nariz quando a amiga lhe lembra que vão ter uma noite de fados em casa. Inês prefere deitar os olhos aos rapazes da reunião e brinca dizendo que vai querer fazer uma pega de caras a um forcado. Inês ri-se da piada da amiga.

Dulce ralha com Carlos porque o filho lhe está a comer o bolo que fez, em vez de ir arrumar os sacos no carro. Ele não liga e continua mais concentrado a ler as mensagens que lhe chegam ao telemóvel.

Fátima troca mensagens com Carlos e depois de pedir opinião a Lé sobre a “fatiota” que escolheu para levar à Golegã, conta que o namorado vai para lá num avião particular, vindo de Espanha onde assistiu a uma corrida de touros. Lé indigna-se porque é uma defensora dos animais.

Vasco também está a caminho da festa com Sofia e Manel e mostra desejo de montar a cavalo. Sofia responde que podem experimentar perto da casa onde vão ficar e recorda com Manel os momentos de que desfrutaram quando iam à feira com Laura. Manel questiona se terá sido boa ideia ir este ano mas Sofia afirma que mesmo que se cruze com Laura, não vai deixar que ela lhe estrague a diversão.

Teresa e Inês já estão na bancada para assistirem à prova hípica de Margarida mas primeiro aplaudem o desempenho de Laura, que brilha na prova de atrelado. Depois de terminar, a empresária agradece ao público e recolhe às boxes, onde Margarida prepara a sua prova. Teresa pergunta-lhe se está preparada para ganhar e ela responde que a competição é forte. Laura aprecia a convicção da filha e diz para ela ir aquecer.

Quando entra no picadeiro de aquecimento, Margarida depara-se com Luís que lhe deseja sorte. Ela recusa os seus votos e dispara, tensa, que já fazia bons resultados antes de ele aparecer. O ex-treinador faz troça e diz que quer ver se ela consegue ganhar aquela prova. Margarida enerva-se e, embora faça um esforço para se controlar, não alcança melhor do que um terceiro lugar. Laura concorda que já a viu fazer melhor mas afirma que acabou por não ser mau.

Já na Golegã, Dulce percebe que Carlos se esqueceu de alguns petiscos que tinha feito para levar e obriga-o a ir às compras.

Laura diz que devia ter arranjado substituto para Luís, pois acha que Margarida precisa de um treinador de equitação. Teresa faz notar que o terceiro lugar da irmã acaba por não ser mau, face à concorrência que teve de enfrentar.

Laura decide que como é habitual, vão partilhar o almoço com os trabalhadores da propriedade. A empresária afirma que depois do almoço quer ir ver a exposição do filho ao museu Carlos Relvas.

Vaso assiste com grande entusiasmo a uma prova de horseball, acompanhado por Sofia e Manel, também eles muito divertidos. Margarida está na bancada com Inês e decide vingar-se de Luís que é o árbitro do jogo. Agarra numa fisga de esferas e atinge o cavalo que ele monta e o atira ao chão. Margarida grita que o árbitro é incompetente porque nem sequer consegue controlar a sua montada.

Vasco delicia-se a comer castanhas e diz que gostava que da próxima vez que fossem passear à feira, convidassem Violeta e Matias. Sofia telefona a Matilde e combina encontra-se com a filha e Salvador na exposição de Simão.

Carlos está entretido a comer em vez de ir levar as compras que a mãe pediu. Dulce repreende-o quando lhe telefona e o filho diz que ainda vai demorar um bocadinho. Quando desliga, o motorista põe-se a comprar roupa adequada e elogia-se a si próprio. O telemóvel toca e Carlos diz que as mulheres não lhe resistem. Fátima avisa-o de que já chegou e ele responde que vai imediatamente busca-la à estação.

Simão e Nuno ficam algo constrangidos quando Laura entra na exposição e cumprimenta o namorado do filho. A empresária não deixa transparecer os seus sentimentos e fá-lo com um sorriso. Matilde sussurra ao ouvido de Salvador que vai avisar a mãe para não aparecer ali agora mas não consegue falar com Sofia.

Carlos passeia com Fátima pela zona dos picadeiros e finge que percebe muito de cavalos, quando na realidade não faz a menor ideia do que está a falar.  O vendedor de castanhas repara em Fátima e grita o seu nome, deixando-a constrangida. O homem dirige-se a ela e cumprimenta-a, elogiando a sua forma e beleza. Carlos fica intrigado e Norberto apresenta-se como noivo de Fátima, esclarecendo que estão prometidos desde os dez anos. Carlos fica incomodado e revela que é o seu namorado. Fátima fica aflita quando eles prometem enfrentar-se logo de manhã cedo.

Na exposição de pintura e desenho de Simão acontece o inevitável confronto quando Sofia e Laura se encontram. Manel antevê que vai haver confusão e leva Vasco para uma sala ao lado. Laura deseja que Sofia desapareça de vez, enquanto Sofia jura vingança por tudo o que ela lhe fez. Apesar das provocações ácidas de Laura, Sofia controla-se e vira-lhe as costas, encaminhando-se para a sala de cinema onde estão Manel e Vasco. Sofia tenta não revelar a sua perturbação e diz que está tudo bem.

Eduardo é que tem pouca sorte, pois chega ao pé de Laura quando ela ainda destila ódio depois do confronto com Sofia, repreendendo-o por chegar tão tarde e ordenando que a acompanhe, para ajudar na venda de um dos poldros da herdade. O filho acata a ordem sem perceber a irritação da mãe.

Sofia encontra-se finalmente com Matilde e conta-lhe que encontrou Laura na exposição. Num esforço para ficar manos tensa, conversa com Simão elogiando a qualidade do seu trabalho.

Carlos cruza-se com os trabalhadores de Laura e engana Fátima dizendo que se tratam por tu porque não quer que eles se sintam inferiores. Fátima ainda fica mais fascinada quando ele troca uma piscadela de olho com António ao pedir-lhe que sele dois cavalos e dizendo que ele bem sabe como o patrão gosta de se exibir. António entra no jogo, sem que Fátima se aperceba.

Inês alerta Margarida que Luís podia ter-se magoado a sério quando ela o fez cair do cavalo mas a amiga responde que gostava mais que ele tivesse ficado debaixo do animal. Inês e Margarida desatam às gargalhadas quando reparam que Carlos e Fátima aparecem montados numa mula e num macho. Ela tenta equilibrar-se em cima do animal, enquanto o namorado se arma em entendido de diz que os animais são exemplares mongóis. Fátima toma-se de ares importantes e desfila com altivez.

Na sala da casa de Laura está tudo preparado para uma gloriosa noite de fados. Ela passeia-se entre os convidados e Eduardo avisa para o perigo de Sofia poder aparecer. Laura duvida que ela tente entrar, ainda mais por estar acompanhada por Manel e Vasco. Os guitarristas começam a tocar dando início à noite tradicional fadista.

No exterior da casa, Carlos continua a gabar a sua ascendência familiar. Quando Fátima ouve a fadista que está a atuar começa também a cantar e encaminha-se para a sala porque também quer participar. Ela consegue demovê-la e arrastá-la para as barraquinhas da feira, dizendo que estão melhor a beber, até que a cabeça lhes ande à roda.

Sofia confessa a Manel que está triste por Matilde não estar a jantar com eles na feira, lamentando que tenha escolhido Salvador como namorado. Manel, apaziguador, lembra-lhe que não se escolhe de quem se gosta.

Laura elogia a fadista que acaba de cantar. Salvador repara na tristeza de Matilde e ela confessa que sente saudades de quando assistiam todos juntos à feira. Salvador puxa a namorada para si e dá-lhe um, beijo terno.

Teresa auxilia Margarida a prender o cabelo para ir para o desfile equestre.

Carlos e Fátima acordam de ressaca dentro do carro e ele lembra-se de repente que tem um “duelo” marcado com Norberto. Chegado ao local das carvalhadas, o motorista tem de pedir um cavalo emprestado. Quando tenta montá-lo tem de se socorrer da caixa de um engraxador para conseguir subir. Apesar do contratempo, Carlos ganha o duelo a corrida a Norberto e os beijos de Fátima.

Margarida confessa a Laura a sua pena por terem de vender um dos cavalos que mais aprecia. A mãe lembra que estando no negócio têm de vender e vai para dentro de casa por começar a sentir frio. Margarida fica mais um pouco a respirar o ar da noite e é surpreendida por Luís que aparece no seu carro, ameaçando contar a Laura as festas em que ela anda metida, caso não comece a trata-lo bem. Luís vai embora e Margarida fica muito preocupada com a ameaça que ele acaba de lhe fazer.