SIC quer mesmas condições que RTP na TDT. TVI prefere esperar

SIC_Edifício
Sede da SIC em Carnaxide

A RTP vai entrar em força na plataforma TDT. À RRP1 e RTP2 a operadora pública vai juntar a RTP3 e a RTP Memória.

A SIC esperou que o processo avançasse e agora a estação de Carnaxide afirma que quer as mesmas condições para todas as estações.

Recorde-se que a RTP3 e RTP Memória vão entrar na grelha da TDT a partir de 1 de dezembro e juntam-se à ARTV que também já tem distribuição na Televisão Digital Terrestre.

Gonçalo Reis, presidente do grupo de rádio e televisão, recusou entretanto revelar quanto é que a RTP vai pagar por cada uma das quatro estações que passa a ter na TDT, mas afirmou ao CM que o «custo unitário de distribuição por canal vai sofrer uma redução significativa».

O gestor relembro ainda que a RTP vai «distribuir o dobro dos canais e, portanto, há um encargo líquido» que vai acrescer aos 7 milhões atualmente pagos à PT (operadora que detém os direitos de gestão da rede).

A expectativa da estação pública é que haja um entendimento que resulte num óbvio pagamento acima dos atuais 7 milhões, mas nunca o dobro deste valor.

Atenta ao processo, fonte da SIC afirmou ao CM: «Não conhecemos os detalhes desta negociação, mas sempre defendemos que as condições devem ser iguais para todos os operadores».

Também a TVI está a seguir atentamente o decorrer dos acontecimentos mas só emite uma opinião quando for «transmitido formalmente que existe já um preço estabelecido entre a RTP e a PT».