SIC rejeita novela da Globo protagonizada por estrela TVI

Bruno Cabrerizo
Vitoria Strada e Bruno Cabrerizo em “Tempo de Amar”

A SIC não vai exibir “Tempo de Amar”, a nova trama da Rede Globo que conta com Bruno Cabrerizo como protagonista. A novela, que tem como tema de genérico “Amar Pelos Dois” de Salvador Sobral vai ser exibida em outubro, no lugar de “Sol Nascente” na Globo Portugal.

No Brasil, “Tempo de Amar” vai ocupar o lugar deixado vago por “Novo Mundo”. No terceiro canal, as séries devem regressar à faixa das 01h da manhã.

A SIC tem neste momento ainda como opção as novelas “Rock Story”, “Pega Pega” e “O Outro Lado do Paraíso”, que tem estreia marcada em outubro no outro lado do atlântico.

“Tempo de Amar” é uma novela de amor com muitas reviravoltas, um folhetim clássico que se passa entre 1927 e 1930, antes da Era Vargas. Gosto de dizer que não é uma história de amor, são muitas histórias de amor. Amores danosos, culpados, plenos, sofridos. O amor é o motor da trama.

‘Tempo’, conceito tão relativo, abstrato e complexo que rege a vida humana, muitas vezes determinando o rumo dos acontecimentos, moldando encontros e desencontros. ‘Amor’, sentimento combustível da nossa existência, que está acima de tudo o que é lógico, percorre distâncias, motiva loucuras e desafia a finitude dos dias. Quando se trata de amor, o tempo não segue a engrenagem das horas, dos minutos e dos segundos. O tempo de amar é agora e é para sempre. Essa urgência toma conta dos corações de Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio Ramos (Bruno Cabrerizo) quando se veem pela primeira vez, no meio de uma procissão em Portugal, em 1927. Um amor que arrebata duas pessoas e que enfrentará diversas barreiras é o fio condutor da trama de ‘Tempo de Amar’, a próxima novela inédita da Globo em Portugal, com estreia prevista para outubro.

«É um folhetim dos grandes, onde o amor é o grande protagonista. A história é toda centralizada no romance de dois jovens que se encontram e se apaixonam, mas que o destino faz com que se separem. Além de falar de amor, a novela é feita com muito amor também. E nós estamos vivendo um momento em que é muito importante falar do amor, de esperança. A história é um ‘Romeu e Julieta’ dos anos 1920», completa Jayme Monjardim, diretor artístico da trama.

Os olhares de Maria Vitória e Inácio encontram-se nas festividades da Semana Santa, na fictícia aldeia Morros Verdes, em Portugal, que parece parada no tempo, apesar das mudanças que aconteceram em todo o mundo após o fim da Primeira Guerra Mundial. Ela, a filha do influente produtor de vinho e azeite José Augusto Correia Guedes (Tony Ramos), o dono da famosa Quinta da Carrasqueira. Ele, um rapaz simples de Sobreiro, vilarejo vizinho, que mora com a tia Henriqueta (Nívea Maria), vive de trabalhos temporários, como a colheita das uvas, e leva uma vida pacata. Apaixonado, Inácio não medirá esforços para lutar pelo amor de Maria Vitória, mesmo com todos os empecilhos que surgirão na vida dos dois.

Vitória Strada, atriz que veste a pele da protagonista desta história, considera sua personagem Maria Vitória «uma jovem revolucionária para o seu tempo, que luta por amor acima de tudo». «Assim como eu, a Maria Vitória tem força de vontade para seguir os sonhos dela. Espero que o público sinta essa história de amor que a gente quer contar. Nos dedicamos bastante para que o público embarque nessa história», comenta.

Já o ator Bruno Cabrerizo, intérprete de Inácio em “Tempo de Amar” está feliz por voltar ao seu país natal, após viver 12 anos na Europa. Sobre a sua personagem, o ator salienta: «Inácio é um rapaz muito honesto, trabalhador, de família humilde, que vai lutar pelo seu amor». Bruno Cabrerizo considera-se um homem «sortudo» na vida. «Acho que a sorte sorri para quem trabalha. Trabalhar com uma equipa tão profissional tem sido um prazer», sublinha.

Baseada num argumento de Rubem Fonseca, a trama é escrita em parceria com Bia Corrêa do Lago e conta com a colaboração de Tarcísio Lara Puiati e Bíbi Da Pieve, além da pesquisa de Yara Eleodora.

A saga dos protagonistas de “Tempo de Amar” é inspirada na aventura real da avó do escritor, que saiu de Portugal deixando a filha pequena – mãe de Rubem – com os seus pais para encontrar o seu grande amor. Ele tinha ido para o Brasil em trabalho e, num determinado momento, parou de enviar as suas cartas. A história foi, então, ficcionada por Alcides Nogueira. «O amor fez com que minha bisavó atravessasse o oceano para encontrar o homem pelo qual era completamente apaixonada», conta Bia Corrêa do Lago, parceira de Alcides Nogueira no texto da novela.