Sistema de audiências da GfK pode ir a tribunal

Audiências

A polémica em torno do sistema de medição de audiências da GfK continua. Ontem, RTP e TVI voltaram a insurgir-se contra a Comissão de Análise de Estudos e Meios (CAEM) depois de esta rejeitar os recursos que pretendiam impugnar a decisão de não se executar uma validação do painel de audimetria, informa o Correio da Manhã.

RTP e TVI não compreendem a razão porque a CAEM rejeitou as suas propostas e ameaçam levar o caso aos tribunais. Por enquanto, ambas as estações aguardam a mudança de direção da CAEM, presidida por Luís Marques, diretor-geral da SIC, para resolver o problema. O fim do mandato está para breve, podendo até acontecer na próxima assembleia geral do organismo, marcada para 7 de maio.

«A RTP deposita fortes esperanças na nova direção da CAEM para a resolução séria e descomprometida deste importante tema», adianta a estação pública ao jornal.

Quanto à TVI, a estação emitiu durante o “Jornal da Uma” deste 1º de maio, uma reportagem onde afirma que vai tomar todas as medidas que achar necessárias para resolver este assunto. Levar a GfK a tribunal não está fora de hipótese. Nas palavras de Luís Cunha Velho, director da TVI, o canal de Queluz de Baixo quer que seja feita uma segunda auditoria. A primeira detetou alguns erros, que, como o responsável admite foram corrigidos e agora pretende uma nova investida para ser aferido se as correções efetuadas estão de acordo com o que a TVI pretende.