“Sociedade Civil” tem futuro… mas sem Fernanda Freitas

Fernanda Freitas abandona o “Sociedade Civil” por não concordar com o futuro do programa

Fernanda Freitas, apresentadora do “Sociedade Civil” vai abandonar aquele que é um dos mais emblemáticos formatos da RTP2.

A apresentadora revelou ao Correio da Manhã ter-se «desvinculado» do programa há 2 dias. «Apresentaram-me o desenho de um programa que não quero fazer. E que era gravado. Não faz sentido», contou ao diário, recusando o o novo planeamento do programa que nasceu para ser em direto.

Fernanda Freitas foi surpreendida com as mudanças no formato e com a transferência do mesmo para o Porto, mas diz-se «serena». Ao diário da Cofina adiantou ainda que «Foram sete anos de um vínculo bem cumprido. Fechou-se um ciclo bonito e útil».

O “Sociedade Civil” vai passar a ser feito no Centro de Produção do Monte da Virgem em Gaia, com menos 65% do orçamento. A transferência do “Praça da Alegria” para Lisboa gerou uma grande polémica no norte. Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia sugeriu que a produção da RTP 2, RTP África e RTP Internacional passasse para o centro do Porto. A solução avançada pelo edil de Gaia terá agradado à administração da RTP.

Fernanda Freitas estreou-se no extinto canal 21 e cedo foi contratada pela SIC onde apresentava as tardes do canal. Em janeiro de 2005 deixou o “Às Duas Por Três” para se dedicar ao então “Causas Comuns”, que se tornou no que hoje conhecemos como “Sociedade Civil”. Estava há 7 anos à frente do projeto que da RTP2 que conta com mais de 60 organizações mobilizadas para soluções nas mais diversas áreas.