“Sol de Inverno”: resumo de 06 de janeiro a 12 de janeiro

103º Episódio

Isabel conta toda a verdade a Salvador, revelando que ele é fruto da relação que ela manteve com Francisco.

Sofia cruza-se no cemitério com Matilde e diz-lhe com uma fúria incontida que a partir desse momento, não quer ser sua mãe.

Salvador diz perceber agora como é que Isabel sabia tanto sobre ele e pergunta-lhe directamente porque é que o abandonou. Matilde intromete-se e chama pelo marido, dizendo que Laura acabou de chegar com Manel. Isabel fica assustada, limpa as lágrimas e pede ao filho que não conte a Laura que ela esteve ali e foge em direcção à praia. Matilde chega perto de Salvador e pergunta o que é que Isabel lhe queria mas o marido prefere contar-lhe mais tarde, preferindo agora reentrar no bar.

Salvador troca palavras de circunstância com Laura e Manel e assim que pode diz que ele e Matilde têm de ir andando, pois convidaram Joana para jantar lá em casa. Margarida e João Maria também se levantam e Manel diz, por piada, que estão todos a ir embora porque eles chegaram.

Adelino vê no computador as fotografias do casamento de Matilde e convida Sofia a dar uma espreitadela. A filha recusa e Adelino insiste que ela devia procurar Matilde. Sofia faz notar que é ela que não a quer ver e Adelino contrapõe que quando se sentir vingada de Laura, vai constatar que perdeu mais do que ganhou. Beatriz vem do quarto e confessa que não dormiu bem, ressentindo-se de uma dor no braço, resultante do acidente de autocarro. Apesar das dores, reconhece que lhe soube bem o abraço que Joana lhe deu. Sofia revela que está a pensar levar a sobrinha para trabalhar consigo na Boheme mas Beatriz mostra-se apreensiva, tal como Adelino. Sofia esclarece que a ideia é controlar melhor a rapariga.

Simão e Nuno conversam com Benedita, ainda a desfrutarem do vinho do jantar e relatam as suas experiencias amorosas, antes de se assumirem como gays. A secretária confessa que de momento não vê ninguém com quem possa relacionar-se mas, pressionada por Simão, acaba por revelar que foi amante de Eduardo durante dois anos. Simão diz que sempre achou que o irmão tinha alguém e Benedita assume que acha que ele está vivo e que não é a única, pois Laura enviou um detective ao México para tirar todas as dúvidas. Simão fica espantado pela iniciativa da mãe e Benedita esclarece que sabe do assunto porque foi ela a tratar da viagem.

Lurdes está ralada a desabafar com Rosa, pois teme que o filho seja dispensado pelo supermercado, pois vai ter de recuperar do acidente durante algum tempo. Horácio também está preocupado porque Ana continua sem atender as suas chamadas e acha que não o faz por estar zangada depois da discussão que tiveram. Nesse momento batem à porta e Lurdes fica estupefacta ao ver Rita que lhe traz algumas caixas com comida, lamentando o acidente de Artur e confessando que esta é a forma que encontrou para pedir desculpa. Lurdes desconfia mas acaba por aceitar a oferta e, com esse gesto, perdoar a antiga chefe da fábrica. Horácio e Rosa não retribuem o sorriso de Rita que, mesmo assim, dá a viagem como bem empregue.

Carlos insiste em reconquistar Fátima e aproveita a ida de Teresa à cozinha para pedir conselhos à patroa, sobre a forma de fazer uma surpresa romântica à rapariga que quer conquistar. Dulce fica indignada com a ousadia do filho e aconselha-o a promover um jantar romântico, à luz das velas e com vista para o mar. Carlos confessa que o seu “alvo” prefere algo com música e Teresa lembra-se que se a levar a dançar o tango, pode ser um bom programa. Carlos agradece a sugestão e Dulce vai para lhe bater quando Teresa sai da cozinha, mas fica curiosa e pergunta quem é a rapariga em que ele está interessado. Carlos mente e diz que ela não conhece, deixando a mãe desconfiada.

Fábio e Célia ficam chocados quando Concha lhes conta que Artur está internado devido a um acidente com o autocarro em que seguia com a mãe na excursão a Tomar. Os amigos querem ir vê-lo ao hospital mas só o podem fazer no dia seguinte. Mariano tenta concentrar-se na leitura mas a ansiedade não lho permite, à medida que se aproxima a hora de se encontrar com a sua amiga secreta. Tomado pelo pânico, decide não comparecer e desliga o telemóvel, apesar de Lé e Fátima tentarem convencê-lo a comparecer ao encontro.

Salvador interroga-se como foi possível Isabel ter-lhe escondido durante tantos anos que é a sua mãe, sobretudo quando sempre esteve perto dele. Uma dúvida que o leva a juntar as várias peças do puzzle, aumentando-lhe as desconfianças. Salvador estranha que tenham sido Laura e Francisco a adoptá-lo, quando a sua mãe trabalhava na fábrica e também que Dulce seja a madrinha de Isabel e também governanta da sua casa. Matilde afirma que pode tentar saber junto do avô se recorda a gravidez de Isabel, pois moravam na mesma rua. Salvador mostra-se determinado em obter explicações concretas e diz que vai imediatamente aos arquivos da Boheme procurar o contacto da mãe biológica.

Sofia elogia a indumentária de Beatriz, que também está muito céptica quanto ao encontro que marcou com o seu amigo secreto. Sofia recebe um email de Laura e fica furiosa ao ver que lhe está a enviar as fotos que tirou no bar da praia com Matilde. Sofia confessa que o que mais a perturba é a filha estar ao lado da mulher que fez com que se afastassem. Beatriz arranja logo um pretexto para faltar ao encontro que tinha marcado e diz à irmã que vai ficar com ela, escrevendo uma mensagem a anular o compromisso.

Teresa repara que a mãe acabou de provocar Sofia ao enviar-lhe as fotografias que tirou. Laura lembra que fará tudo para a desestabilizar, agora que estão em luta pela posse da empresa. Margarida vai ter com elas e pede desculpa por ter reagido com dureza por lhe terem escondido que existe uma remota hipótese de Eduardo ainda estar vivo. Tanto a mãe como a irmã repetem que não lhe quiseram criar falsas expectativas e Laura promete que nunca mais a deixará de parte.

Vasco pergunta a Manel se gosta dele e o pai diz que isso nem se questiona, procurando saber o porquê da sua inquietação. O filho está convencido de que a mãe não gosta dele porque nunca o diz, deixando claro que lhe dá pouca ou nenhuma atenção. Manel faz tudo para que ele mude de opinião e Vasco ainda lhe pergunta se ele namora com Laura. Manel responde de forma evasiva e o filho reconhece que gostava mais de Sofia, provocando algum constrangimento. Depois de Vasco se ir deitar, o pai fica preocupado com o seu estado de espírito.

Salvador serve um café a Matilde e confirma que Isabel deve estar a chegar para conversar com ele. A mulher diz que vai aproveitar para ir à sepultura do pai colocar umas flores, deixando-os assim mais à-vontade para conversarem.

Joana fica eufórica quando Sofia lhe comunica que decidiu dar-lhe uma oportunidade de trabalhar na Boheme, com a condição de ela obedecer às chefias e acabar com a arrogância de fazer o que quer com o argumento de que é sobrinha da dona da empresa. Joana promete comportar-se à altura e Sofia afirma que quer apenas estar segura de que tomou a decisão certa. Beatriz vem de dentro e mostra-se arrependida por ter cancelado o encontro no bar da praia, temendo ter perdido a oportunidade de encontrar a pessoa certa. Sofia sugere-lhe que ela ligue ao homem mistério mas a irmã afirma que se ele não respondeu à mensagem, também não vai atender o telefone.

Mariano prepara a livraria para o curso de escrita criativa. Lé ajuda-o na tarefa e nota-lhe a tristeza no rosto. Ele diz que está deprimido, confessando que está muito arrependido por não ter ido ao encontro para conhecer a sua admiradora. Lé acha que o amigo ainda pode ir a tempo de concertar as coisas.

Carlos vai de novo ao palacete e, depois de levar por três vezes com a colher de pau que Fátima tem na mão, consegue convence-la a ir ter com ele ao coreto que está no jardim, dizendo que lhe quer fazer uma surpresa. Ela vai cedendo lentamente, mas tenta não demonstrar.

Fábio observa Célia a dobrar roupa e reclama a sua presença na cama. Quando ela passa por ele, o jovem puxa-a para si e beija-a apaixonado, com mais uns pontapés na gramática que ela corrige a sorrir.

Lurdes acompanha Artur no hospital e ele pergunta-lhe pelo pai. Ela fica constrangida mas é forçada a dizer que não conseguiu encontrá-lo para o avisar do acidente. Artur, ainda combalido, promete ir procurar o pai logo que deixe o hospital. Lurdes afirma que agora o importante é ficar recuperado.

Rosa diz a Horácio que vai ao hospital visitar Artur e fazer companhia a Lurdes. Horácio opta por ir dar uma volta para tentar localizar Jacinto, sentindo pena do amigo, confessando não saber o que faria se passasse pela mesma situação. Ana entra nesse instante em casa, aparentando cansaço e com olheiras bem visíveis. Os pais repreendem-na por não ter atendido as suas chamadas e contam, já indignados, que sofreram um acidente e que podiam ter morrido. Ela reage com indiferença e responde que pelos vistos não foi algo de grave. Horácio foca exasperado e lembra-lhe que já não te dezoito anos e que o facto de ter um filho lhe confere responsabilidades maiores. Ana fica incomodada e desiste de tomar o pequeno-almoço em casa, dizendo que o vai fazer fora.

Manel conversa com Lúcia e ela regista que Vasco tem logo outro sorriso quando fica com ele. Lúcia assegura que não saberia o que fazer se Vicente lhe tirasse os filhos e Manel responde de pronto que faria como ele, tentaria recuperá-los.

Numa das mesas do bar, Margarida conversa com Alice que nota que a amiga tem exibido um discurso muito negativo nos últimos tempos. Margarida furta-se a explicar-lhe as experiencias traumáticas que viveu mas fica muito tensa ao avistar Luís. Ele avança para a mesa e começa a provocá-la. Margarida pergunta se ele ainda não foi presos e Luís sussurra-lhe ao ouvido que a polícia nada tem contra ele. Margarida mostra-se convicta de que ele vai ser apanhado e o antigo treinador responde que apanhada foi ela e logo com três na cama. Manel percebe a tensão e abeira-se de Luís para o mandar embora. Ele diz que sai porque quer e Manel aconselha Margarida a contar tudo a Laura. A rapariga obriga-o a prometer que não vai comentar o assunto com a mãe.

Isabel vai a casa de Salvador, disposta a responder a todas as suas perguntas e revela que ele nasceu da relação que manteve com Francisco, ao mesmo tempo seu pai biológico e adoptivo. Salvador fica espantado pelo facto de Laura só há pouco tempo ter sabido da história e Isabel confirma que Francisco manipulou a mulher para o adoptar, escondendo quem eram os seus pais biológicos. Isabel jura que se pudesse fazer as coisas de maneira diferente teria feito e teria voltado atrás.

Sofia arranja as flores da campa do marido e jura a Álvaro que vai vingar-se de Laura pelos dois. Adelino percebe o crescente nervosismo da filha e tenta convencê-la a ir embora. Matilde entra no cemitério e é inevitável que se encontrem. A rapariga começa por dizer que quis levar umas flores ao pai no dia em completaria mais um aniversário. Sofia perde o controlo investe sobre a filha, gritando-lhe que ela preferiu ficar ao lado da mulher que matou o pai. Adelino tenta interromper aquele discurso mas a filha não se detém reforçando que Matilde a afastou do seu casamento para a fazer sentir à parte, gritando com raiva que ela escolheu ter outra família ao lado de Salvador, perdendo a família que tinha. Sofia decreta que a partir de agora quem não quer ser sua mãe é ela. Matilde fica sem reacção, mas com os olhos rasos de lágrimas. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5