“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 16 de fevereiro

131º Episódio

Destaque: João Maria procura por Matilde na livraria e, depois de confessar que gostou muito do dia que passaram juntos, perde a timidez e beija-a com paixão.

Fátima fica radiante porque Carlos conseguiu convencer Acácio a dar-lhes a bênção para o casamento

Mariano vê Matilde a bocejar e brinca com ela adivinhando-lhe uma noite mal dormida. Ela confessa que foi ao cinema com João Maria e que depois ainda foram jantar e beber um copo. Mariano sublinha que eles, ultimamente, andam muito próximos. Matilde sorri e afirma que são apenas amigos. O livreiro diz então que tem de ir reunir com a nova editora e Matilde insiste para que vá no seu carro.

Sofia está radiante e conta a Adelino e Beatriz que a sua colecção de sapatos está quase a sair para as lojas. O pai confessa estar desejoso de os ver nas montras e Beatriz mostra-se curiosa por ver os modelos, depois de gabar o catálogo que saiu. Adelino conta a Sofia que anda entusiasmado com o livro que ela lhe sugeriu e promete dedicar-se mais à leitura, passando na livraria para escolher mais alguns exemplares, aproveitando para se distrair.

Salvador prepara-se para tomar o pequeno-almoço ao lado da empresa e telefona a João Maria para o convidar a fazer-lhe companhia. Como ele não atende, deixa-lhe uma mensagem.

João Maria entra na livraria e espera que Matilde acabe de atender um cliente ao telefone. Quando ela desliga, mostra-se surpreendida por vê-lo ali e João Maria não perde tempo, dizendo que adorou a noite que tiveram mas que ficou algo por fazer. Matilde pergunta-lhe o quê e João Maria beija-a. Ela corresponde, interrompe o beijo como uma colegial chocada, afasta-o, mas logo se agarra a ele para repetir o momento. João Maria confessa que só por respeito a Salvador, se conteve, mas assume que está apaixonado e que só pensava em beijá-la, reconhecendo que não consegue larga-la. Matilde revela que sente o mesmo e voltam a beijar-se com desejo.

Margarida cavalga pela quinta e esforça-se por afastar o desgosto que sente pelo facto de os excessos da sua vida íntima terem sido expostos. Depois de limpar as lágrimas que lhe invadem o rosto, Margarida parte a galope.

Joana aceita passar informações a Laura sobre a colecção que Sofia vai lançar com a Mood, a troco de ficar na Boheme com um contrato estável. Depois de prometer a Laura que lhe será fiel, liga a Sofia para tentar uma reaproximação à família. A tia, longe de imaginar a traição que está prestes a sofrer, promete interceder por ela junto de Beatriz e Matilde, para viabilizar que se reconciliem.

Rosa vai à livraria escolher alguns livros para Ana e explica a Matilde o que pretende, esperançada de que ela possa encontrar alguns títulos que lhe possam agradar. Adelino chega nesse momento e mostra-se pesaroso pela situação que Rosa está a viver com a filha. Ela reconhece que Ana ainda não aceitou as suas limitações por força do acidente que provocou. Depois pergunta a Adelino se ele tem escrito. O taxista responde que tem apenas alinhavadas algumas histórias que aproveitou da sua vida como motorista. Ela olha-o com alguma admiração.

Fábio insiste em impor a Célia um regime alimentar que acha ser o indicado para o perfeito desenvolvimento do bebe que esperam. A insistência é tanta que faz com que ela se engasgue. Horácio, que aparece nesse instante, recrimina Fábio pelo que está a fazer.

Isabel dá entrada no palacete e mostra-se grata por estarem a ajudá-la. Concha dá-lhe as boas vindas mas irrita-se com Lurdes, dando-lhe pressa para levar a nova hóspede ao quarto. Fátima olha nervosamente para o telemóvel e percebe que Carlos nem uma mensagem lhe deixou. Lé ouve os desabafos da empregada e evita rir dela à sua frente.

Lúcia desentende-se com Vicente porque, pouco a pouco, ele começa a desligar-se do apoio que deve dar aos filhos para a ajudar. Lúcia deixa no ar a ameaça de que podem voltar a separar-se.

Matilde atende a chamada da tia que lhe pede que vá ao jantar de família e se reconcilie com Joana. Concha percebe que a amiga vive um momento de tensão quando ela reconhece que vai fazer um esforço para ir jantar a casa da mãe com a prima.

Alice visita Margarida e oferece-lhe o seu apoio incondicional. Ela reconhece que está envergonhadíssima e teme que o escândalo sexual em que se envolveu possa levar a que seja despedida. Alice promete ajudá-la em tudo o que for necessário e acredita que as pessoas vão esquecer-se rapidamente do que se passou.

Concha não é totalmente apanhada de surpresa ao saber que Matilde e João Maria se beijaram e incentiva-a a lutar por ele se acha que é mesmo dele que gosta. Matilde está renitente porque não quer que Salvador e João Maria deixem de ser amigos por causa dela.

Beatriz vai à livraria pedir a Matilde um rolo para a caixa registadora da sua loja. Como a sobrinha não está explica a Mariano ao que vai, lembrando que já em tempos tiveram um problema pelo mesmo motivo. Ele não valoriza o anterior incidente e em vez de lhe ceder um rolo cede-lhe dois, como o compromisso de os devolver quando ela receber a encomenda. Beatriz fica ainda mais intrigada com tanta simpatia e começa a folhar um livro que Mariano rapidamente lhe oferece, argumentando que se trata de um livro que ali está para consulta, pois veio da gráfica com alguns borrões e não pode ser vendido. Beatriz sai radiante da livraria e Mariano permanece maravilhado por perceber que ela adorou a sua mudança de atitude.

Isabel pede a Fátima que lhe arranje algo para fazer no palacete mas a cozinheira responde que já está tudo limpo e arrumado. Para de entreterem, mostra-lhe o catálogo com as propostas de menu para o casamento. Isabel acaba por se divertir com os desejos excêntricos de Fátima, que critica Carlos por se ter acobardado perante o pai dela quando foi pedir a sua mão em casamento.

Fábio provoca Artur pelo facto de ele estar a trabalhar no meio das mulheres na fábrica. O amigo devolve a brincadeira na mesma moeda e diz que só tem vantagens nisso por que vai poder conhecer melhor cada uma delas e, não tarda nada, tê-las todas caidinhas por si. Fábio concorda que essa é uma excelente táctica mas rapidamente deixa de achar piada, quando Artur insinua que também pode seduzir Célia. Fábio fica cheio de ciumes e promete agir se ele se meter com a sua mulher mas Artur diz logo que está a brincar com ele, pois não quer ter nada com as colegas.

Teresa procura um lugar para estacionar o carro e é ajudada por Jacinto, que agora governa a vida como arrumador. Teresa entrega-lhe a moedinha da praxe para pagar o serviço, mas esquece-se da carteira em cima do tejadilho do automóvel. Quando Jacinto repara, já ela desapareceu. Ele abre a carteira e vê que está recheada de cartões bancários e com dinheiro vivo lá dentro. Jacinto fica sem saber como agir.

Fátima fica louca de alegria e dá asas à sua emoção quando Carlos aparece no palacete com Acácio e o pai lhe diz que dá a bênção ao seu casamento com o motorista. 

Pages: 1 2 3 4 5 6