“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 16 de fevereiro

 132º Episódio

Destaque: João Maria ganha coragem e procura Matilde na livraria, entregando-lhe um bonito ramo de flores e beijando-a, selando o pedido de namoro que ela aceita.

Joana começa a espiar Sofia, para entregar a Laura todas as informações que possam prejudicar a tia

Mariano entrega o fecho da livraria a Matilde e vai embora. Depois de ele sair, entra João Maria que de ramo de flores em riste pede namora a Matilde, à antiga. Ambos brincam com a situação e confessam que desde o primeiro beijo que trocaram não conseguem deixar de pensar um no outro. O namoro é selado com mais um beijo mas é interrompido por uma chamada que Salvador faz a João Maria que é incitado a atender por Matilde. Salvador convida João Maria para jantar e Matilde faz-lhe sinal para aceitar. Depois de desligar o telefone, João Maria mostra-se muito constrangido com a situação e insiste que não gostava de perder a amizade de Salvador por se ter apaixonado por ela. Matilde também se mostra incomodada com a situação mas acrescenta que só vão perceber a reacção de Salvador quando ele souber que eles estão juntos.

Teresa visita Salvador e desafia-o para jantarem com Margarida, explicando que a irmã mais nova está muito em baixo depois de ter aparecido na internet o vídeo em que participa numa orgia. Salvador dispõe-se a desmarcar o jantar com João Maria mas Teresa impede-o, dizendo que jantarão juntos noutro dia. O telefone de Teresa começa a tocar e ela fica em pânico porque enquanto procura o aparelho dentro da mala para atender a chamada, percebe que perdeu a carteira.

Quando Laura regressa a casa com Manel, fica desagradada por ver Thaís e Eduardo a beijarem-se. A rapariga exibe a sua habitual simpatia e pergunta como correu o dia deles. Ambos concordam que bem e sem problemas. Eduardo conta que o negócio da exportação de medicamentos está a correr muito bem e Laura humilha o filho dizendo que se soubesse que ele tinha tanta vocação para aquela actividade ter-lhe-ia poupado muitas chatices. Eduardo fica furioso e vai dar uma volta seguido pela namorada. Manel diz a Laura que pensava que ela ia ficar feliz pelo facto de a empresa do filho estar a resultar mas ela atribui o sucesso a Thaís, pois pelo filho, já estariam na falência.

Sofia conta a Adelino e Beatriz que foi convidada para ir a um programa de televisão falar da sua nova colecção de sapatos e oferece à irmã um dos pares que levou para casa, dizendo que o outro é para Matilde. Adelino também elogia a colecção e a filha aproveita para lhe dizer que convidou Matilde e Joana para jantarem lá em casa. Beatriz está entusiasmada, confiante de que pode fazer as pazes com a filha, desejando que as primas também se reconciliem. Adelino conta, por seu lado, que foi à livraria procurar um livro e que encontrou Rosa, muito desanimada pelo que aconteceu à filha. Sofia fica perturbada quando o pai faz alusão a Rosa como ex-sogra de Manel, nome que ela deseja mas que não consegue esquecer.

Ana lê um livro, agora menos rezingona. Horácio chega a casa e diz que gosta de a ver assim, virando-se depois para Rosa para perguntar se já foi ao médico. A mulher responde que esteve no médico de família e que ele vai encaminhá-la para um cirurgião vascular. No entanto, foi logo avisada que a consulta vai demorar vários meses até ser marcada. Horácio diz que conhece um seguro com um excelente plano de saúde e Ana, para surpresa dos pais, oferece-se para tratar de tudo na internet. Rosa lembra que têm de se despachar porque Nuno os convidou para jantar, com o propósito de conhecerem Camila. Ana resmunga que quer ficar em casa e Horácio, a pretexto de ficar em casa a tomar conta dela, diz que pode conhecer a menina noutra altura. Rosa não dá margem para recusas e diz que não admite que desiludam o filho daquela maneira, decretando que vão todos ao jantar. Ana e Horácio ficam amuados.

Joana é a primeira a chegar para o jantar em casa de Sofia e estranha que ela esteja sozinha. A tia explica que a mãe dela e o avô foram às compras. Joana repara numa das caixas de sapatos da Mood mas Sofia afirma que como ela trabalha para a concorrência só vai poder vê-los nas lojas. Matilde chega entretanto, e gera-se um clima de tensão entre as primas. Joana faz tudo para provocar Matilde, dizendo que não foi responsável pelo seu divórcio, pois se ela e Salvador de amassem nada os teria separado. Joana reforça que ela até já recebe flores e deixa entender que está algumas vezes com Salvador e que ele também já a esqueceu. Matilde fica possessa e vai para o quarto, reconhecendo que a ideia daquele jantar não foi boa ideia. Sofia percebe a angústia da filha e vai ter com ela. Joana aproveita o facto de ficar sozinha na sala e começa a espiar a favor de Laura, começando por fotografar os sapatos da nova linha que a tia desenhou, seguindo depois para o portátil dela para copiar mais informações confidenciais.

Salvador recebe João Maria em sua casa e, enquanto lhe oferece uma cerveja, lembra que cada vez que ele desaparece de circulação é porque está apaixonado. João Maria fica muito comprometido e Salvador insiste em saber quem é a nova conquista do amigo, que fica cada vez mais constrangido, sem saber se há-de contar-lhe que começou a namorar com Matilde. Por fim, consegue esquivar-se mas fica muito incomodado por estar a mentir ao seu melhor amigo.

Adelino e Beatriz chegam a casa carregados de compras e felizes por encontrarem Joana, pensando que vão finalmente ter o jantar de reconciliação dela com a família. Rapidamente se desiludem porque ela, fingindo uma culpa que não sente, conta que Matilde não ficou contente de a ver ali e que é melhor ir embora. Sofia regressa à sala ainda a tempo de ouvir a conversa e desmente a sobrinha, acusando-a de ter provocado Matilde com os disparates que disse. Joana continua a colocar-se no papel de vitima e finge-se triste por não ter feito as pazes com a prima, lamentando que ao fim de tantos meses ela não tenha conseguido superar a desavença que tiveram por causa de Salvador. Depois de a filha se ir embora, Beatriz fica triste, lamentando que ela não tenha ficado. Adelino prefere ir chamar Matilde ao quarto para começarem a jantar.

Ana e Horácio chegam a casa de Nuno e Simão muito contrariados. Ao contrário, Vasco está muito entusiasmado e desejoso por conhecer a priminha nova. Simão vai buscar Camila, enquanto Nuno pergunta a Ana como se sente. A irmã responde que se sente uma inválida. Rosa ignora o comentário e Nuno prontifica-se a acompanhá-la à natação, para recordarem os tempos em que eram miúdos. Ana mantém a sua má disposição. Simão traz Camila do quarto e procede às apresentações. Vasco sorri, contente por ser apresentado como primo, mas Ana dispara cheia de mágoa que é a tia aleijada, para sempre numa cadeira de rodas. Nuno acarinha a menina, que se mostra assustada, dizendo-lhe que a tia está mal disposta. Horácio fica incomodado por ser apresentado como avô, mas Vasco quebra a tensão que se gera, perguntando a Camila se sabe fazer surf. A menina responde que não e que também não sabe nadar. Ele assume que a vai ensinar e ela convida-o para ir conhecer o seu quarto. Simão, Nuno e Rosa sorriem por verem que eles se estão a dar muito bem.

Lé mostra a Matias e Violeta os postais que ele enviou da sua viajem e dos locais por onde tem andado. Matias diz que quando for grande quer ser como ele para andar a surfar pelo mundo inteiro e Violeta fica indignada pelo facto de o irmão não desejar ser como o pai. Matias responde que Vicente passa a vida enfiado num ginásio e que ele gosta é de mar. Concha passa por ali e rejeita os miúdos que a vão abraçar. Está amuada e diz que se vai para o seu quarto antes que discuta com alguém. Lé fica preocupada com a filha.

Carlos petisca com o futuro sogro, sob o olhar embevecido de Fátima, feliz pelo facto de ver o pai entender-se com o noivo. O motorista fica em pânico quando Acácio decide que o casamento vai ser no norte e que a festa dura no mínimo três dias. Carlos ainda diz que a mãe é uma pessoa muito caseira, pouco dada a confusões mas de nada serve o argumento, pois o pai de Fátima diz que vai falar com ela para combinarem os detalhes da boda.

Rita repara que Dulce está a retirar uma travessa do forno com dificuldade e apressa-se a ajudá-la. Depois faz conversa para a tentar convencer de que está na hora de perceber se não é melhor ir para a reforma. Dulce desilude-a dizendo que tenciona ficar a trabalhar para os patrões até ao fim dos seus dias.

Teresa conta à mãe que já cancelou todos os cartões bancários e mostra-se ainda incrédula por ter perdido a carteira. Mudando de assunto, coloca-se a para dos assuntos da empresa e Laura diz que aguarda informações sobre a Mood, para saber como agir no lançamento da nova colecção da Boheme. Teresa percebe a intenção da mãe e lembra-lhe que Sofia saiu da empresa, que Salvador e Matilde se separaram, não vendo razões para continuar a alimentar guerras. Laura assegura que a guerra com Sofia jamais acabará.

Matilde reconhece que ainda não perdoou a Joana a traição que lhe fez mas diz que não se importa que a convidem para jantar, até para que a tia não perca o contacto com a filha. Mudando de assunto, Matilde conta a Sofia que começou a namorar com João Maria e que prefere que, por enquanto, Salvador não saiba de nada, já que a relação é muito recente. A mãe abraça-a, feliz por ver que Matilde está a tentar levar a sua vida adiante.

Lé perde a paciência com Concha quando a filha insinua que ela pode ter feito figas para o projecto do hostel não resultar, arriscando mesmo que a mãe deve estar a recusar clientes para deitar por terra os seus planos. Lé fica furiosa e agarra-a por um braço, dizendo que nessa noite vão dormir lá fora para que ela ponha as ideias em ordem.

Carlos embriaga-se com Acácio que fica bastante pior do que ele e tem até muitas dificuldades em ir para a cama. O pai de Fátima fica desconfiado porque o motorista quase revela que vai dormir com ela no palacete. Acácio vai finalmente deitar-se e Fátima ampara Carlos até ao quarto. Ele adormece mas, num assomo de energia, consegue envolver-se com a noiva em beijos escaldantes.

Concha desperta com Lé depois de uma noite passada em sacos cama no jardim do palacete. Concha agradece à mãe por tê-la convencido a aproveitar as propriedades terapêuticas da natureza e por ter escutado os seus desabafos. A filha confidencia que decidiu desistir do hostel, pois foram verdadeiramente felizes no palacete e é a esse tempo que quer regressar. Lé fica feliz com a opção de Concha e lembra que podem ter feitios diferentes mas não deixam de ser mãe e filha.

João Maria toma o pequeno-almoço com Matilde e conta-lhe que ficou bastante constrangido na noite anterior, por ter escondido de Salvador que namora com ela. João Maria acha que ele vai reagir mal à ideia se souber agora ou mais tarde, assumindo que tem dúvidas de que se não será pior estar a esconder a situação. Matilde mostra-se indiferente e diz a João Maria que conte se quiser, pois ela já não deve quaisquer satisfações ao ex-marido.

Pages: 1 2 3 4 5 6