“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 16 de fevereiro

 134º Episódio

Destaque: Incapaz de lidar com a vergonha, Matilde tenta suicidar-se e atira-se ao mar. Tomás, acabado de chegar da sua viagem e preparado para começar a fazer surf atira-se à água e salva Margarida de uma morte certa

Matilde chega à mesa no bar da praia onde João Maria espera por ela. O namorado precipita-se para a beijar mas Matilde retrai-se, confessando que não quer tornar publica a relação, enquanto Salvador não souber. Matilde conta que apenas Sofia já sabe que eles namoram, enquanto João Maria assume que ainda não disse a ninguém, embora desejasse contar ao mundo. Lúcia manda os filhos fazerem os trabalhos de casa quando chegam. As crianças queixam-se de que Vicente não passa tempo algum com eles, forçando Lúcia a desculpar o pai, com o argumento de que ele ainda está a trabalhar no ginásio. Vicente chega a dizer que tem saudades de Tomás. Lúcia abeira-se de Matilde e João Maria, e comenta o bom trabalho de recuperação que eles fizeram no lar das crianças.

Salvador conversa com Simão sobre Camila, constatando que ela é uma menina sossegada. O irmão explica que ela ainda se está a ambientar à nova vida. Teresa e Margarida chegam entretanto e Camila trava conhecimento com mais duas tias e Margarida oferece-lhe um presente que a deixa radiante. Salvador abraça Margarida que lhe confessa estar a passar um mau bocado.

Horácio regressa da piscina com Ana e não resiste a contar a Rosa que a filha já deu alguns passos dentro de água, devido a umas talas que a fisioterapeuta lhe colocou nas pernas. A filha volta a reagir com revolta, vociferando que não andou e jamais o irá fazer, exigindo que parem com aquela conversa. Rosa fica emocionada mas troca um olhar preocupado com Horácio, ambos tristes com a reacção de Ana. Rosa conta a Horácio que já tem consulta marcada para avaliar o problema vascular que tem nas pernas e que lhe dificulta a locomoção.

Alice faz companhia a Margarida fazendo-lhe ver que tem de sair de casa e enfrentar as criticas e até mesmo a troça que fazem dela por causa do escândalo sexual em que se envolveu. Laura entra na biblioteca e beija a filha na testa depois de confirmar que ela continua em baixo. Alice recusa o convite para jantar, uma vez que tem um concerto e Laura agradece o que ela tem feito pela filha. Depois e a amiga sair, Margarida conta à mãe a vergonha que passou na faculdade, mas nem assim aceita a sua sugestão para se afastar do País durante uns tempos. Laura não esconde que está preocupada com a filha.

Sofia conta que descobriu estar a ser sabotada por Laura e que, ao contrário do que todos pensariam, lhe propôs tréguas em vez de a guerrear. Adelino e Beatriz ficam ainda mais admirados quando ela diz que Laura aceitou a proposta e alterou a data de lançamento da colecção Boheme para não coincidir com a da Mood e que o canal de televisão voltou a convidá-la para o programa de onde a havia afastado. Adelino fica satisfeito e Matilde diz que também tem uma boa notícia, informando que está a namora com João Maria. Para seu espanto o avô e a tia sorriem, confessando que já tinham percebido. Matilde e Sofia acabam por rir também.

Mariana enaltece o trabalho que Matilde dinamizou na recuperação do lar dos rapazes. Concha não se mostra muito entusiasmada por que está mais empenhada em dar tudo para retirar ao palacete o estatuto de hostels, antes que a inspecção a se antecipe. Lé fica triste com a própria tristeza da filha.

Fábio insiste em antecipar o nascimento do bebé e agora arruma dois sacos com material que ele considera essencial no pós-nascimento. Célia fica exasperada e obriga-o a deitar-se e a deixar os planos para o dia seguinte.

Fátima aperta com Carlos para que ele conte o quanto antes a Dulce que eles vão mesmo casar. Isabel ouve a conversa e a cozinheira confessa que está a ter dificuldades em convencer a futura sogra de que é um bom partido. Isabel divertida ouve a história e conta que é afilhada de Dulce. Fátima mete-lhe logo uma cunha para que ela convença a madrinha a aceitá-la e convida-a desde logo para a boda. Isabel ri e promete fazer o que puder para ajudar.

Carlos ganha coragem e conta à mãe que vai casar com Fátima, pois já tem a bênção do pai dela, depois de ter ido ao Porto convencê-lo. Dulce afirma que jamais estará nesse casamento e que já não lhe dá de presente os trinta mil euros que tinha guardado para ele. Carlos quase se engasga e diz à mãe que têm de conversar, mas ela sai da cozinha a dizer que se quiser quem lhe arranje o lanche que peça a Fátima e que está oficialmente deserdado. Ele faz por não acreditar que ela tenha tanto dinheiro de parte.

Laura conta a Teresa a conversa que teve com Sofia e diz que não confia nela, apesar de lhe ter pedido tréguas. A filha fica sem saber o que dizer, perante a determinação da mãe em não baixar a guarda.

Sofia não consegue dormir e é surpreendida por uma visão de Álvaro, que fala com ela a seu lado, dizendo que a deixou uma vez e que, a partir de agora, jamais a abandonará. Sofia continua incrédula a balbuciar respostas, dizendo que sentiu tantas saudades e sofreu tanto com a sua ausência.

Eduardo afirma a Thaís que não está arrependido de ter colocado na internet o vídeo de Margarida, pois desta forma a irmã mais nova deixa de ser privilegiada em tudo e Andreia ficou definitivamente afastada da família. Thaís dispara que ai dele se voltar a encontrar-se com a ex-mulher. Eduardo aproxima-se a perguntar com ironia se ela acha que isso vai acontecer. Thaís puxa-o para a cama, beijando-se apaixonados.

Teresa intercede por Margarida junto de Laura, pedindo à mãe que não a mande estudar para o estrangeiro, pois nessa situação, a irmã poderia pensar que a família se está a querer ver livre dela. Laura fica indecisa, sem conseguir tomar uma decisão.

Lúcia fica zangada com Vicente porque ele não mostra disponibilidade para ir buscar os filhos à escola, alegando que tem de substituir um colega no ginásio. A dona do bar da praia reclama por ter de fazer tudo e ele nada. Vicente aceita o que ela diz mas não encontra solução para ajudar a mulher.

Lúcia vai servir Margarida e esta é alvo do olhar de um grupo de surfistas. Quando Lúcia se afasta para o balcão, um dos rapazes mostra o vídeo de Margarida aos outros e faz troça dela dizendo que estão os quatro disponíveis para o que ela quiser. Margarida fica com lágrimas nos olhos e deixa o bar a correr. Desesperada e a gritar, segue determinada em direcção à água, onde entra vestida. Margarida tenta suicidar-se mas é salva por Tomás que entretanto havia chegado à praia, preparado para surfar. Tomás resgata Margarida ao mar e presta-lhe os primeiros socorros. Alice aparece entretanto e leva-a para casa. Margarida só consegue chorar, assumindo que só a morte lhe resolverá os problemas.

Teresa beija Vicente durante uma aula de pilates. Ambos dão asas ao desejo que há muito sentiam.

Lúcia confessa a Lé que está cada vez mais arrependida de ter voltado para Vicente e insinua que só ainda não se separou dele outra vez por causa dos filhos. Lé acha que ela não pode ficar com Vicente só por causa dos filhos. Lúcia sorri ao olhar para a porta e corre a abraçar Tomás que acaba de chegar a dizer que voltou. O surfista brinca e faz notar como as pessoas mudam, estranhando o abraço de Lúcia, mas dizendo que também teve saudades dela. Lé também fica radiante com o seu regresso.

Concha procura por Lé, pois tem de ir com ela às finanças encerrar a actividade do hostel. Como ela ainda não chegou, pede à cozinheira que a avise quando ela chegar.

Norberto procura Fátima no palacete e ela fica aflita, pensando que ele vai querer fazer valer a promessa que juraram cumprir aos dez anos de casarem quando fossem crescidos. No entanto, o rapaz só ali foi para lhe pedir que o liberte do compromisso assumido pelos pais, pois conheceu uma rapariga por quem se apaixonou e com quer casar. Fátima fica tão feliz que até o deixa dormir num dos quartos do palacete, prometendo pedir ao pai para o deixar em paz.

Lá oferece um quarto a Tomás para ele voltar a morar no palacete, revelando que Concha já desistiu da ideia de fazer dele um hostel, pois não tinham reservas. Lúcia entrega-lhe as chaves da escola de surf e Tomás diz que quer saber todas as novidades que ocorreram na sua ausência.

Teresa fica em choque quando Alice entrega Margarida em casa, encharcada e por saber que a irmã tentou suicidar-se na praia. Teresa conforta Margarida, pedindo-lhe que nunca mais faça uma coisa dessas. Ela pede-lhe que não conte à mãe mas a irmã afirma que Laura terá de saber, mas só quando ela estiver mais calma. Depois de abraçar a irmã e de chorar com ela, Teresa leva Margarida para o quarto. 

Pages: 1 2 3 4 5 6