“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 16 de fevereiro

135º Episódio

Destaque: Matilde começa a sentir a consciência pesada por estar a namorar com João Maria sem que Salvador saiba disso. Determinada, vai a casa do ex-marido para lhe contar toda a verdade mas, nem um nem outro resistem ao amor que ainda sentem e acabam por envolver-se, trocando beijos e carícias na cama

Laura usa a velha amizade com Márcia, da Velvet, outra empresa do mundo da moda, para saber através dela todos os passos que Sofia estiver a dar com a Mood. A amiga despede-se e sai do gabinete, quando Simão entra e estranha a sua presença. Laura mente e justifica que estiveram apenas a por a conversa em dia. O filho conta que a adaptação de Camila está a correr muito bem e rejeita a hipóteses de desistir da adopção, como Laura chega a sugerir de forma velada. Simão prefere assumir que gostava de contar com todo o apoio da família, principalmente o dela e pergunta à mãe se não pode levar a menina a jantar lá em casa nessa noite. Laura aceita e diz que vai avisar os irmãos.

Artur é muito solicitado pelas colegas para almoçar com elas. Fábio censura-o por isso, insinuando que ele está a monopolizar as mulheres, dizendo que será o filho a fazer-lhe o relatório, quando souber falar. Célia deseja que o filho não debite os disparates do pai. Artur assegura que está apenas a conversar com as colegas e convida Fábio para ir beber um copo com Tomás ao bar da praia, pois acaba de receber uma mensagem enviada por ele a dizer que está de regresso. Fábio começa a divagar e responde que isso pode ser um mau exemplo para o bebé, enquanto Célia, já desesperada, incita-o a ir divertir-se com os amigos. Em privado com Horácio, Célia confessa que já está saturada de aturar as loucuras de Fábio.

Mariano conta a Matilde que resolveu acabar com as amizades virtuais e interessar-se por pessoas reais. Matilde recebe uma mensagem que mariano adivinha ser do novo namorado. Ela revela que se trata de Salvador e fica perturbada porque ele recorda que passam agora doze anos sobre o dia em quem se beijaram pela primeira vez. Matilde confessa ao amigo que também não esqueceu esse momento, mas diz que não vai responder-lhe pois é melhor deixar tudo como está.

João Maria sai do edifício da empresa e depara-se com Salvador encostado a uma parede, muito desanimado com o telemóvel na mão. Aproveitando a chegada do amigo, desabafa que está á espera que Matilde lhe responda a uma mensagem e confessa que, por mais que tente, não consegue esquecê-la. João Maria fica muito constrangido, sabendo que está a trair a confiança de Salvador, mas sem coragem para lhe revelar que agora namora com a ex-mulher dele.

Laura fica sem chão quando chega a casa e fica a saber que Margarida tentou suicidar-se. Rapidamente se abraça à filha, fazendo-lhe ver que nem a gravidade dos erros que cometeu, justifica o acto tresloucado de acabar com a própria vida. A filha chora e assume que quis apenas livrar-se dos comentários impróprios e da vergonha que sente pelos olhares que a fazem sentir suja. Margarida suplica à mãe que não a mande para fora e Laura garante que vai encontrar outra solução para a proteger. No entanto, obriga Margarida a prometer que não vai mais tentar matar-se. Teresa comove-se por causa da irmã mas tenta esconder dela que está a chorar.

Jacinto vai à cozinha entregar legumes e ervas frescas e encontra Rita, apresentando-se como novo jardineiro. Ela repara que a sua cara não lhe é estranhe e Jacinto, ácido, lembra-lhe que é o marido de Lurdes, a trabalhadora da fábrica que ela fez despedir, provocando também que ele se separasse da mulher. Rita tenta justificar-se mas prefere atacá-lo lembrando-lhe que uma vez alcoólico, sempre alcoólico. Dulce entra na cozinha e percebe o que está a ser dito, pondo termo ao que está prestes a transformar-se numa discussão. No entanto, o olhar que deita a Rita indica que não gostou nada do que ela disse.

Carlos chega ao palacete no momento em que Fátima se despede de Norberto e fica com a ideia errada de que eles dormiram juntos. Depois de insinuar que está pronto para resolver a situação com os punhos, Carlos vê Norberto ir embora, até porque Fátima se interpõe entre ambos. Carlos assume que ficou magoado por ver as liberdades que a noiva concedeu ao antigo pretendente e vai-se embora, dando a entender que está tudo acabado entre eles. Fátima apela aos Santos para que a ajudem.

Concha quer agradecer a Lé os conselhos que lhe deu e também a paciência que teve com ela nos momentos mais difíceis e leva-a à loja de produtos de beleza de Alice. Lé agradece à filha e só coloca como condição que os produtos não tenham origem animal. Alice tranquiliza-a e garante que a loja há muito respeita o ambiente.

João Maria aproveita o facto de ter uma reunião em Sintra para ir à livraria dar um beijo a Matilde. Ela disfarça a perplexidade por ter recebido uma mensagem de Salvador, omitindo esse facto. João conta que os colegas o convidaram para tomar um copo à noite e ele diz que não convidou Salvador, pois pretendia levá-la a ela. Matilde prefere não ir, uma vez que os outros rapazes também conhecem o ex-marido e teme que alguém lhe vá contar que eles estão juntos. João Maria conforma-se e vai embora, deixando-lhe mais um beijo.

Nuno regressa a casa a empurrar a cadeira de rodas de Ana, depois de terem ido ao jardim com Camila. A menina pede ao pai que lhe faça uma trança mas, perante a sua atrapalhação, Ana toma a iniciativa de a ajudar. Nuno aproveita a ocasião para estimular a irmã a fazer algo por si própria, pois apesar de estar menos vezes com o filho, se der mostra de recuperação, Manel certamente permitirá que Vasco esteja mais tempo com ela. Ana comove-se e interroga-se se ele alguma vez a perdoará. Nuno assegura que já perdoou.

Tomás é cumprimentado por Manel que saúda o seu regresso. Matias está curioso para conhecer os detalhes da viagem que ele fez, mas também para saber se ele vai reabrir a escola de surf. Vasco afirma que gostam muito da escola e Tomás garante que mesmo que não abra a escola, vai continuar a surfar com eles.

Beatriz conta a Isabel que continua agradavelmente surpreendida com a simpatia com que Mariano a trata. Isabel conta que no palacete ele tem tido com ela igual comportamento, simpático, embora reservado. Beatriz confidencia que vai continuar a escrever no blogue que criou, mesmo depois de Mariano ter reconhecido que o lia. Isabel, por seu lado, considerara que está no fundo do poço, pois perdeu o filho, a casa e o emprego. Queixa-se de que Salvador nunca mais falou com ela.

Depois de Margarida adormecer, Teresa e Salvador tentam encontrar explicações para o poço sem fundo em que a irmã mergulhou, mas também a melhor forma de a acompanhar a partir de agora. Teresa convida Salvador para ficar para jantar mas ele diz que prefere ir para casa pensar na vida, confessando que não consegue esquecer Matilde.

Matilde também confessa a Sofia que a mensagem que Salvador lhe mandou a recordar o primeiro beijo que deram também a perturbou. A mãe considera natural, pois estiveram muito anos juntos e até casaram, mas também defende que ela ou João Maria deverá ser honesto com Salvador e contar-lhe que estão juntos.

Eduardo mostra alguma culpa pela tentativa de suicídio de Margarida, pois foi ele quem colocou o vídeo da orgia a correr na internet. Thaís contraria aquela ideia e afirma que Margarida vai ficar boa e que só quis chamar à atenção, acrescentando que Laura vai deixá-los em paz, pois já tem com o que se preocupar.

Laura decide deixar de pressionar Margarida e entregar à filha a condução do seu próprio destino. Teresa aprova a decisão da mãe mas lembra que têm de a vigiar para que não cometa mais loucuras. Laura pede a Teresa que lhe assine um cheque, uma vez que não vai à fábrica e mente à filha dizendo que precisa de comprar mais materiais, até porque a Mood está no mercado e não podem descuidar-se com a concorrência.

Sofia conta a Beatriz e Adelino que lhe telefonaram da Velvet, uma empresa que vende acessórios de moda e também sapatos, propondo comprar-lha a colecção toda. Sofia não descarta a possibilidade de fazer negócio mas confirma que vai ter de conversar com o advogado e avaliar o negócio. Beatriz pergunta se Matilde não vai jantar, ao que Sofia informa que ela avisou que chega mais tarde.

Matilde procura Salvador com a intenção de lhe contar que está numa relação com João Maria. No entanto, Salvador aproxima-se dela exalando sedução e murmura-lhe ao ouvido, que não consegue esquecê-la. Matilde quer afastar-se mas o corpo não lhe obedece. Ambos transbordam de desejo e acabam na cama a trocarem carícias e beijos apaixonados.

Teresa telefona a Simão para cancelar o jantar em que Camila seria apresentada à família, uma vez que Margarida não está em condições de receber seja quem for. Simão desliga e conta a Nuno as suas preocupações, temendo que a irmã volte a tentar o suicídio, pois apesar de já ter sido retirado o vídeo das redes sociais, há sempre alguém que fica com o filme guardado num disco qualquer.

Eduardo serve-se de mais um whisky e Laura censura-o por isso. Ele justifica que está nervoso devido aos acontecimentos e a mãe argumenta que todos estão mas, nem por isso desataram a beber. Laura exige que ele assuma o estatuto de irmão mais velho e passe a prestar mais atenção ao que Margarida faz. Ele refuta que tenha assim tanto tempo e Laura recorda-lhe que ele também tem muitas responsabilidades em tudo o que aconteceu, uma vez que foi ele a levar Andreia lá para casa. Sem perder tempo, Eduardo recorda que foi a mãe quem levou Luís para a quinta. Ela engole em seco, mas riposta que desse já tratou, faltando fazer o mesmo a Laura. Eduardo decide subir ao quarto onde está Thaís e Laura pede uma bebida a Manel, culpando-se ainda pelo que aconteceu à filha. O namorado diz que ela sempre fez tudo o que podia pelos filhos e entrega-lhe a bebida, acompanhando o gesto com um beijo na testa, depois de ela ter reclamado esse carinho. Laura fica desiludida e esboça um sorriso amarelo quando Manel se senta ao seu lado mas algo distante.

Pages: 1 2 3 4 5 6