“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 16 de fevereiro

136º Episódio

Matilde vai ter com Salvador para lhe contar que está a namorar com João Maria, mas acaba por perder a coragem e acaba na cama com o ex-marido. Assim, passa a trair os dois, sem coragem para esclarecer a situação

João Maria não suporta a mentira que tem estado a viver e conta a Salvador que se tornou namorado de Matilde. Salvador fica possesso e desfere um potente murro no amigo, que o atira ao chão

Salvador e Matilde trocam beijos e carícias. Ele afasta-a ligeiramente e, olhando-a nos olhos diz que a ama. Matilde reaproxima-se da sua boca e acaba por beijá-lo, abrindo a porta para que façam amor.

Beatriz olha com desânimo para o computador e confessa a Sofia que sente saudades de comunicar com Eça, apesar de ele ter decretado que era melhor ficarem por ali, desde que não compareceu ao encontro que tinham marcado para se conhecerem. Sofia adivinha que, mais tarde ou mais cedo, ela encontrará a pessoa que a fará feliz. Nesse momento, João Maria bate-lhes à porta à procura de Matilde. Sofia, que sabe que a filha pode estar com Salvador, mente e diz que ele foi jantar com uma amiga, já que ele tinha ido jantar com os seus amigos. João Maria acha a justificação plausível e vai embora. Beatriz fica intrigada e Sofia explica à irmã que Matilde não está com uma amiga, mas sim com outra pessoa.

Salvador volta para a cama e percebe que Matilde está a vestir-se para se ir embora. Ele fica confuso e não consegue entender a sua atitude. Agarra-a e faz-lhe ver que se amam. Matilde só consegue dizer que foi um erro ter aparecido e encaminha-se para a porta. Ele fica profundamente triste e confuso ao vê-la sair, depois de lhe pedir desculpa.

Fátima frita rissóis para Célia, que está de desejos e se queixa de Fábio, que nunca a deixa comer o que quer. Célia dá graças a Deus por Artur ter conseguido arrastá-lo para o bar da praia, permitindo-lhe descansar do companheiro. Fátima está furiosa porque Carlos não lhe atende o telefone nem responde a mensagens, pois pensou que ela o traiu com Norberto, quando o que aconteceu é que o rapaz lhe foi pedir para o libertar do compromisso da infância e deixá-lo casar com outra rapariga.

Mariano procura Matilde no palacete porque quer tirar umas dúvidas sobre o carro que ela conduz pois está tentado a comprar um igual. Lé conta que Matilde está a conversar no quarto com Concha e aconselha-o a pedir opinião a Beatriz, agora que se relaciona de outra forma com ela. O livreiro reconhece que Beatriz é uma pessoa extraordinária.

Matilde desabafa com Concha e conta que viveu um momento de inconsciência ao fazer amor com Salvador, traindo João Maria, quando a intenção que tinha era contar ao ex-marido que agora namora com o seu melhor amigo. Concha assume que não sabe o que dizer mas aconselha-a a perceber se o que realmente quer é voltar para Salvador. Matilde entra em negação, lembrando que o seu casamento com Salvador foi um mar de problemas, atormentada ao mesmo tempo por não conseguir contar a João Maria que foi ter com Salvador para lhe contar que é sua namorada e acabou na cama com ele. Concha sugere-lhe que durma com ela no palacete nessa noite, decidindo pela manhã o que fazer. Matilde fica pensativa enquanto a amiga vai buscar um chá.

Jacinto passa por Teresa e Vicente que estão a terminar o treino e elogia-lhes a coragem de estarem tão cedo a castigar o corpo. Depois segue para o jardim, dizendo que vai para a sua labuta. Teresa tenta falar descontraidamente com Vicente sobre o beijo que deram, afirmando que se tratou de um impulso, acreditando que ele já está habituado ao assédio das alunas. Vicente encara tudo com grande normalidade e mente a Teresa dizendo que é solteiro e bom rapaz, ao mesmo tempo que a puxa para si e a beija arrebatadoramente.

Laura reafirma a Eduardo que o quer perto de Margarida aconteça o que acontecer. Thaís é imprudente e diz ao namorado que quer ir dar uma volta, provocando em Laura grande irritação. Margarida desce para o pequeno-almoço e não disfarça que se sente a pior pessoa do mundo. A mãe beija-a com um carinho excessivo que ela chega a achar incomodativo e consegue convencê-la a custo de que tem de se tratar no psicólogo. Teresa surge vinda do treino e percebe que ela continua muito fragilizada, propondo-se ficar com ela em casa. Laura afirma que essa tarefa cabe a Eduardo e Margarida conta que Alice há-de ir ter com ela ao fim do dia. Thaís diz que então Eduardo pode sair consigo e Laura pede a Eduardo que explique à amiga que lá em casa têm de ter boa educação. Thaís ousa replicar e Laura prepara-se para a arrasar, valendo a intervenção de Eduardo que a manda a namorada estar calada. Teresa diz a Margarida para falar para Simão e Salvador que procuraram por ela.

Margarida telefona a Salvador em primeiro lugar e o irmão oferece-lhe toda a ajuda de que ela precisar. No entanto, tem de fazer um grande esforço para fingir que está bem.

Matilde regressa a casa e disfarça perante a mãe a sua perturbação depois de ter feito amor com Salvador. Conta apenas a Sofia que não teve coragem de lhe contar que namora com o seu melhor amigo e pede desculpa à mãe, por tê-la obrigado a mentir Sofia conta a Matilde que disse a João Maria que ela tinha ido jantar e dormir como uma amiga. A mãe conta que recebeu de Velvet uma proposta irrecusável para lhes vender toda a sua colecção. Matilde suspeita que Laura pode estar por trás de uma oferta tão estranha, quanto generosa. Ela promete manter-se atenta.

Fábio entrega a Horácio umas caixas que lhe haviam pedido e o encarregado conta que é uma encomenda para Carlos levar a Laura. Artur aproveita para pedir ao amigo que quando for ao armazém leve consigo umas aplicações prateadas que estão a fazer falta. Ele resmunga por ver que Artur é o centro das atenções do mulherio, não conseguindo esconder o ciúme por causa de Célia. Carlos recebe uma mensagem de Fátima a dizer que acha que está grávida e fica em pânico, saindo disparado para falar com ela, sem levar a encomenda para Laura, que considera um assunto secundário. Fábio ainda lhe grita que se precisar lhe dá uns conselhos, pois é um craque da maternidade. Artur sai para as maquinas a rir.

Beatriz recebe com agrado as surpresas sucessivas que Mariano lhe faz. Depois de conversar com Matilde na livraria ele abeira-se dela e pede para lhe dar uma palavra, pois encomendou um livro a pensar especialmente nela. Beatriz fica rendida, pois percebe que se trata do seu livro preferido. O seu telemóvel toca e fica radiante porque se trata de Joana a convidá-la para jantar, pois precisa de falar com ela. Beatriz conta a Mariano que, mais uma vez, a delicia citando Tolstoi e elogiando as virtudes da família, afirmando que também ele quer construir uma.

Isabel conta a Fátima, não muito entusiasmada, que vai a uma entrevista para empregada de limpeza. Carlos irrompe pelo palacete e só se acalma quando Fátima confessa que disse estar grávida apenas para o atrair ali, já que não lhe respondia aos telefonemas nem às mensagens. O motorista fica contrariado mas, ao mesmo tempo, aliviado. Ela tenta seduzi-lo mas ele despacha-a dizendo que tem de ir trabalhar e que voltarão a falar mais tarde. Ela fica desamparada, pois não é normal ser assim tratada.

Laura recebe uma jornalista no seu gabinete, estranhando a demora de Carlos que já lhe devia ter ido entregar um presente que mandou buscar expressamente para ela. A repórter adivinha que se trata de uns sapatos da nova colecção e fica radiante, concordando que a espera valerá a pena. Laura começa a contra outras coisas que disse ter para lhe revelar em primeira-mão.

Andreia pede a Sofia que lhe fie um mês de renda, explicando que a sua agência de modelos e eventos está em crise. Sofia aceita ajudá-la mas avisa que com mais um mês de atraso terá de a despejar. Andreia tenta manter um ar confiante mas está em pânico.

Matilde sente-se culpabilizada por não ter contado a Salvador que se tornou namorada de João Maria, mas ao mesmo tempo, encurralada por ter feito amor com o ex-marido, sem coragem agora para revelar o que fez a João Maria. Neste estado de pânico e ansiedade, pede a João Maria que espere mais algum tempo para contarem a Salvador que estão juntos, embora o namorado confesse que se sente mal pelo que está a fazer ao melhor amigo.

Teresa conversa com Simão sobre a adaptação de Camila e a irmã aconselha-o a debater com Nuno a educação futura da menina. Laura entra no gabinete e diz à filha que se esqueceu de assinar o cheque que ela tinha pedido. Teresa estranha que o valor seja tão elevado só para comprar materiais e acaba por assinar contrariada, embora a mãe insista que sabe o quer está a fazer.

Margarida consegue viver finalmente um momento de boa disposição e gargalhadas abertas, quando Tomás lhe faz uma visita para saber se a rapariga que salvou da morte já está melhor.

Matilde confessa a Concha que está cada vez mais perturbada porque acabou por trair Salvador e João Maria e não tem coragem de resolver a situação.

João Maria ganha finalmente coragem e conta a Salvador que depois de ele se ter separado de Matilde ficou mais próximo dela e, embora contra sua vontade, o inevitável acabou por acontecer, tornando-se namorados. Salvador sente-se a perder o ar mas vai buscar energias ao fundo da alma e desfere um potente murro na cara do amigo, projectando-o desamparado no chão. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6