“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 18 de março

 157º Episódio 

Destaque: Sofia fica a saber que tem um tumor no cérebro, mas esconde a verdade da família, pois não quer perder as conversas com Álvaro, que agora sabe serem resultado das alucinações que sofre por causa da doença

Lé mostra-se esperançada que Célia aceite para o seu bebé o berço que era de Concha. Isabel e Fátima também comentam a excitação em que Fábio deve estar, concordando que têm de olhar pela criança quando ele for trabalhar, para que Célia possa descansar algum tempo. Isabel assume que não deverá ter muito tempo livre, pois conta começar a trabalhar na florista de Nuno, o namorado de Simão. Fátima conta que está de casamento marcado com Carlos, mas lembra-se dos tempos em que Simão ali morou, denunciando a sua desilusão por ele ter um “defeito de fabrico”. Lé e Isabel começam a idealizar a boda de Fátima, ainda que ela não tenha por certo ter conquistado a sogra.

Dulce briga com Rita na cozinha mas Carlos põe fim à disputa porque precisa de falar a sós com a mãe. O motorista começa a balbuciar as palavras como quem tem falta de ar e revela que já tem data para casar. A mãe só entende à segunda e fica profundamente desagradada. Apesar disso, Carlos implora à mãe que lhe dê a sua bênção e Dulce acaba por perceber que não tem outro remédio senão aceitar Fátima, colocando apenas como condição ser ela a organizar o casamento, ciente de que Fátima não tem qualquer bom gosto para executar a tarefa. Carlos beija a mãe, grato por ela finalmente aceitar a sua noiva.

Célia obriga Lé, Isabel e Lurdes a desinfectarem as mãos antes de pegarem no seu bebé. Fábio parece um relógio de faz com que Célia comece a desesperar com a contagem decrescente que ele faz para que ela volte a dar de mamar ao bebé.

Tomás abre os olhos a Salvador e diz que Alice está interessada nele. Salvador deixa claro que a rapariga vai ficar frustrada porque ele não está disposto a ter uma nova relação.

Teresa corre na praia com Vicente mas recusa aproximar-se do bar em demasia, pois não quer correr o risco de se cruzar nem com a ex-mulher dele, nem com os filhos. Vicente finge ser sincero e diz que o facto de se ter apaixonado por ela só veio apressar a decisão que já tinha tomado em separa-se de Lúcia.

Salvador encontra Concha no bar e ela conta-lhe que Matilde está a atravessar um momento difícil, depois de Sofia ter sofrido uma convulsão e ter ficado internada no hospital, sem saber porque é que aquilo aconteceu. Salvador fica preocupado, não só por Sofia, mas principalmente pelo sofrimento de Matilde.

Enquanto Sofia permanece em observação no hospital, o coração de Manel não resiste de impaciência e fá-lo ligar a Matilde para saber como é que a mãe dela está. Matilde confessa não ter grandes informações mas sempre adianta que ele está a fazer uma TAC. Manel oferece os seus préstimos para o que for necessário, confessando que ainda se preocupa muito com ambas. Matilde desliga a chamada e acompanha a mãe ao quarto depois de concluído o exame médico que acabou de fazer.

João Maria acaba a sua aula no ginásio e confessa a Vicente que não está nos seus melhores dias, pois não se separou da namorada, como nem sabe se o filho que ela espera é seu. Vicente lamenta pelo que João Maria está a passar e afirma saber muito bem do que ele fala.

Joana vai tão distraída rumo aos gabinetes que esbarra em Simão. Este repreende-a mas segue para a conversa com Benedita. Ela assume que talvez o tentasse conquistar se ele não tivesse o namorado. Simão acha conveniente que ela não diga semelhante coisa ao pé de Nuno, ao que Benedita responde que não tem de se preocupar e deseja que Nuno contrate Isabel para a florista, pois não suporta a ideia de saber que a irmã continua desempregada.

Nuno começa a entrevista a Isabel, num tom informal e faz-lhe um teste, propondo que faça um arranjo como se fosse para um cliente quer agradar à namorada. Isabel começa a prova com desenvoltura, com Nuno a observar atentamente todos os seus movimentos.

Carlos conta a Fátima que Dulce aceitou dar-lhes a sua bênção para que se casem. Fátima fica contente com o facto de já ser aceite pela mãe do noivo mas rapidamente se desilude. É que Dulce exige organizar o casamento do filho e ela recusa, pois sonha com o que tem, há mais de dez anos. Apesar do confronto, as duas mulheres acabam por se entender, deixando Carlos perplexo ao concordarem que Fátima deve tratar de engravidar logo no primeiro ano de casamento.

Laura fica desiludida com Manel, que troca um programa romântico que ela propõe, por ficar em casa a trabalhar, depois de ir levar Vasco aos avós.

Sofia fala por alguns segundos com Álvaro, depois de mais uma aparição da imagem do marido. Ele decreta que ela tem de ter mais tempo para si própria.

A conversa é interrompida pela chegada do médico que faz gelar Sofia ao dizer que ela tem um tumor no cérebro e vai ter de ser operada á cabeça. Depois de digerir a notícia e de conversar com o médico, Sofia percebe que Álvaro não é mais do que uma alucinação e começa a ficar com a noção de que se for operada, ficará curada mas nunca mais poderá conversar com o falecido marido. Sofia pede ao médico que não diga o que se passa à sua família.

Matilde tenta abordar o médico para saber o que tem a mãe mas ele esquiva-se e pede-lhe que fale com Sofia, que já está a par de tudo, Sem desconfiar do que está em jogo, Matilde segue com a mãe e o avô para a visita. Sofia esconde o que tem, dizendo que ainda não possuiu o resultado dos exames e que para já, tudo aponta para que sejam as enxaquecas a causa do mal.

Benedita conhece João Maria através de Joana e fica vidrada no rapaz.

Ana ajuda Vasco a fazer os trabalhos de casa e o filho acaba por lhe saltar para o colo, entusiasmado por poder estar com a mãe e partilhar com ela a aula na piscina no dia seguinte. Vasco confessa que já não tem medo de estar com ela e que até já tinha pedido ao pai para o deixar dormir ali em casa mais vezes. Horácio fica comovido quando traz o jantar e encontra o neto ao colo da mãe.

Camila adormece e Simão e Nuno ficam sem saber como agir, pois não querem deixar a filha sem jantar. Simão toma a decisão de, assim que acabarem de comer, ir comprar um biberão para dar à menina, pois acha que ela não deve ficar tantas horas sem se alimentar. Nuno concorda e fica feliz com a solução encontrada.

Teresa diz a Manel que uma amiga lhe contou que ele enviou o seu currículo para lá. Manel disfarça e não assume que quer sair da Boheme. No entanto, acaba por confessar a Teresa que às vezes é a vontade que tem, pois Laura age em casa como age na empresa, querendo mandar em tudo e em todos. Teresa opina que acha melhor que ele saia da empresa se achar que essa solução é a melhor para lidar com a mãe.

João Maria aparece de surpresa em casa de Matilde para saber como está Sofia mas o verdadeiro motivo que ali o levou foi mesmo dizer a Matilde o quanto gosta dela, deixando-a ainda mais abalada do que já está. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5