“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 18 de março

158º Episódio 

Destaque: Sofia decide que não quer ser operada, acreditando que se remover o tumor que tem no cérebro deixará de ter as visões de Álvaro. Ele, numa das suas aparições, tenta demovê-la mas em vão

Sofia tem mais uma visão de Álvaro, agora na cama do hospital onde está internada. Sofia fala com ele e diz que já o perdeu uma vez e que não quer que isso aconteça de novo, temendo nunca mais o conseguir ver se tratar o tumor que lhe foi detectado no cérebro. O marido responde-lhe que nunca a deixará em paz, estimulando-a a tratar-se porque a filha precisa mais dela do que ele.

Manel trabalha ao computador na biblioteca quando Laura o vai seduzir para deixar o que está a fazer para irem para a cama. Ele tenta esquivar-se, alegando que está embalado no trabalho e que também não consegue abstrair-se do facto de Vasco estar a passar a noite com Ana em casa dos avós. Laura sussurra-lhe que está com saudades dele e força-o a ceder ao seu desejo.

Enquanto isso, Vasco vê um filme com Ana e tem a cabeça no colo da mãe. Pergunta-lhe se lhe faz festas na cabeça até que adormeça e ela propõe-lhe acrescentar um ataque de cócegas. De repente, a brincadeira é interrompida e o filho fica curioso para saber se ela não sente realmente as pernas. Ana digere bem a pergunta e confessa que começa a habituar-se a isso, fazendo-lhe festas ao mesmo tempo que se mostra aliviada por não lhe ter acontecido nada.

Mariano vai até à casa de Sofia apoiar Beatriz e a sua família, depois do internamento de Sofia. Adelino esforça-se por pô-lo à-vontade e acaba, tal como Joana, de deixar Beatriz a sós com o namorado. Ela confessa que teve saudades e ainda pensou em ligar-lhe, mas justifica o seu silêncio com a doença da irmã.

Célia acorda Fábio e obriga-o a levantar-se para acalmar o bebé que chora no berço. Fábio vai com dificuldade mas demonstra conhecimento, adivinhando que o filho está com cólicas. Ao massajar-lhe a barriga, o bebé acaba por se calar. Célia fica satisfeita. Só não gosta dos cânticos futebolísticos que o marido entoa, alguns com palavrões.

Fátima folheia revistas de forma frenética, à procura da sala ideal para realizar o copo de água do seu casamento e confessa que está com pressa porque não quer que Dulce interfira nas suas escolhas. Mariano sugere que ela ouça a sogra e lhe faça acreditar que aceita as suas ideias, enquanto por trás vai fazendo as coisas como quer. Lé repreende-o, não achando boa ideia, mas Fátima agradece a Mariano, convicta de como vai conseguir enganar Dulce.

Nuno explica a Isabel como conservar as flores à temperatura ideal. Ela fica um pouco confusa mas não tem muito tempo para pensar nisso, pois Nuno incentiva-a a arriscar atender sozinha uma cliente que entra na florista.

Manel fica agradavelmente surpreendido ao perceber que Vasco adorou dormir em casa dos avós com a mãe e, principalmente, acompanhá-la à piscina e nadar com ela. Ana agradece ao ex-marido por tê-la deixado estar com o filho, esperançada em que ele volte noutros dias. Manel sorri na despedida, igualmente satisfeito porque o filho cumpriu os deveres escolares, que fez na noite anterior com a ajuda da mãe.

Teresa comenta com Laura o nervosismo de Manel por ter deixado o filho a dormir com Ana. Margarida chega nesse instante para tomar o pequeno-almoço e Teresa aproveita para a deixar no seu lugar, a fazer companhia à mãe, dizendo que vai correr com Vicente, que já está à sua espera. Laura fica desagradada mas tenta esconder o que sente. No entanto, ao ouvir Margarida confessar que também está a gostar muito de Tomás e que ele tem sido uma preciosa ajuda para a sua recuperação.

Tomás convence Salvador a abrir outra turma na escola de surf, já que têm muitos alunos inscritos. Salvador aproveita para perguntar ao amigo se, no palacete, Concha comentou alguma coisa sobre Sofia. Tomás percebe que ele está é preocupado com Matilde, mas Salvador, sem dar o braço a torcer teima em afirmar que está preocupado com as duas, recusando a sugestão de Tomás para que dê uma oportunidade ao amor, ficando com Alice.

Mariano recebe para Matilde um ramo de flores que um estafeta lhe entrega e liga à amiga a dar-lhe a novidade. Ela adivinha que o ramo possa ser de João Maria, dizendo que passa mais tarde na livraria para as ir buscar. Depois de desligar o telemóvel é confrontada por Manel que lhe pede para ver Sofia. Matilde acha que não é boa ideia mas acaba por concordar. Sofia não demonstra mas fica feliz com a sua visita mas, por outro lado, desiludida por perceber que ele ainda não deixou Laura. Por isso diz-lhe que se quiser saber novidades pode perguntar a Matilde, em vez de a visitar. Manel confirma que já percebeu e sai do quarto.

Alice mostra-se derrotada e desabafa com Margarida que Salvador vai vê-la sempre como sua amiga. Margarida diz que vai ter de marcar novo programa a quatro, já que ela não tem coragem para se declarar. Andreia aparece nesse instante e Margarida vai ajudá-la a escolher os produtos de beleza que lhe permitam disfarçar a cicatriz que Thaís lhe fez.

Rita vai até à biblioteca e leva uma fatia de bolo a Eduardo, como intuito de o provocar. Ele morde o isco e começa a seduzi-la. Rita faz o jogo mas, numa estratégia de toca e foge, consegue escapar-lhe, deixando-o cheio de desejo.

Salvador conta a Tomás que Margarida acaba de se auto-convidar para jantar em casa dele levando Alice com ela. Tomás brinca com a situação, incentivando-o a aceitar Alice como uma nova etapa divertida na sua vida sentimental. Salvador entra na brincadeira e reafirma que o afoga se ele tratar assim a irmã.

João Maria confessa a Vicente que está disposto a perdoar Matilde e criar com ela o filho de Salvador, já que ela foi sincera consigo. No entanto, Matilde confidencia a Mariano que, apesar de gostar de João Maria, não acha justo para ninguém ficar com ele e assume que, de momento, não quer ter qualquer namorado.

Álvaro aparece de novo a Sofia e fica perplexo quando ela anuncia que decidiu não ser operada, pois se aceitar a cirurgia e lhe for removido o tumor da cabeça, nunca mais conseguirá vê-lo. Álvaro reafirma que ela não pode abdicar da vida e que deve pensar que não pode deixar Matilde. Sofia fica pensativa mas quando o médico a visita, anuncia-lhe que decidiu não ser operada. O médico explica-lhe que isso é escolher a morte e diz que vai dar-lhe mais algum tempo para se aconselhar com a família, seguro de que a cirurgia é a melhor escolha que pode fazer.

Nuno e Isabel começam a entender-se a trabalhar lado a lado na florista mas ele dá-lhe alguns conselhos sobre o atendimento dos clientes.

Ana pesquisa na internet novas actividades desportivas em que possa inscrever-se e decide-se pelo caiaque. Rosa pergunta se esse será um desporto seguro, mas Ana desvaloriza o receio da mãe, desejando apenas que Manel repare no esforço que está a fazer para merecer estar mais tempo com Vasco. Rosa mostra-se segura de que o ex-marido está atento ao esforço que ela tem feito. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5