“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 18 de março

159º Episódio

Destaque: Tomás e Margarida tentam juntar Salvador e Alice mas ele recusa ter uma nova relação sem que consiga esquecer Matilde

Manel fica a saber por Vasco que Laura ameaçou colocar o filho num colégio interno. É o empurrão que lhe faltava para acabar tudo com Laura, ainda que ela ameace destruir-lhe a vida

Célia confessa a Fábio que está cansada e dorida por estar a amamentar e sugere que o bebé passe a alimentar-se com biberões. Fábio diz logo que não porque acha que o filho fica com menos defesas contra possíveis doenças. Ao espreitar o berço, Fábio percebe que o bebé bolçou por não ter arrotado e mobiliza Célia para mudar a roupa de cama do filho, enquanto o põe a arrotar. Ela queixa-se do cheiro e vai à cozinha do palacete buscar uma vela, já que Fábio recusa abrir a janela do quarto por causa das correntes de ar.

Na cozinha do palacete, Matias e Violeta dizem a Vasco que preferiam ter ido para casa de Laura com ele, porque é muito maior, tem piscina e cavalos. Ele não se mostra entusiasmado com a ideia, mas não explica porquê. Quando Célia aparece para ir buscar a vela, Violeta pergunta-lhe se pode ir ver Diogo e adormecê-lo. Célia faz notar o seu mau humor e responde que se tem tanta vontade de ter um irmão mais novo, que peça aos pais. Violeta e Matias não gostam da resposta e viram-se para Vasco, dizendo que ele é que pode ambicionar ainda ter um irmão. O amigo responde que Laura já está velha para isso.

Sofia reafirma que não quer ser operada ao tumor na cabeça e o médico insiste que não concorda com aquela decisão. Apesar disso aceita dar-lhe alta no dia seguinte, desde que ela assine um termo de responsabilidade.

Manel conversa com João Maria já no exterior da empresa deste, onde foi fazer uma entrevista de emprego. O rapaz estranha que ele esteja a procurar emprego, já que tem um excelente lugar na Boheme. Manel responde que às vezes é preciso mudar, deixando João Maria muito intrigado, embora convicto de que ele vai conseguir o lugar a que se candidatou.

Matilde visita a mãe, ficando surpreendida quando ela lhe diz que está para breve o seu regresso a casa. Sofia mente e afirma que foram as enxaquecas que lhe provocaram as convulsões, escondendo que padece de uma doença que pode ser fatal.

Beatriz confessa a Mariano que lhe custa ver a irmã na cama do hospital e o namorado anima-a, afirmando que não vale a pena pensarem já que se trata de algo grave. Adelino entra na livraria para ir buscar Beatriz e encontra Rosa, cumprimentando-a de imediato. Ela deseja as melhoras para Sofia e depois de ficar a sós com Mariano, comenta que aquela rapariga não tem mesmo sorte.

Manel entra no seu antigo apartamento e observa-o com alguma nostalgia. O telemóvel começa a tocar e ele fica desagradado ao ver que se trata de uma chamada de Laura. Ainda que contrariado, acaba por atender. Ela diz que precisa de falar-lhe pessoalmente sobre um assunto importante mas Manel não está com disposição e diz que só poderá vê-la mais tarde, pois está numa reunião com um cliente. Depois de desligar o telefone, suspira, saturado da relação com Laura.

Eduardo provoca Teresa e estranha que ela esteja em casa à hora de jantar, perguntando se o namorado ficou com os filhos da outra. A irmã fica incomodada e aconselha-o a olhar mais para as suas relações. Teresa vai para o quarto e Laura vem da biblioteca e pergunta, impaciente, se Manel ainda não chegou. Instantes depois, o namorado entra em casa com Vasco e justifica que se atrasou porque teve de passar uns documentos a um colega. Laura troca breves palavras com Vasco sobre o seu dia na escola e convida Manel a acompanhá-la à biblioteca, pois precisa de falar com ele antes do jantar. Manel fica desconfortável quando ela diz que já marcou a viagem de que tinham falado, dizendo que não o devia ter feito sem o consultar. Ela insiste que têm de passar mais tempo sozinhos e que tomou a iniciativa por constatar que estão cada vez mais distantes. Manel contrapõe que não quer deixar o filho sozinho com os avós e a mãe, ainda mais depois de ele ter fugido de casa. Laura fica irritada por não conseguir convencer o namorado, dizendo que faça como quiser.

Matilde conversa com Concha enquanto se preparam para tomar um chá. Sem saber que a mãe está gravemente doente, confidencia à amiga que pensou que Sofia tivesse uma doença mais complicada. O telemóvel dá sinal de mensagem e Matilde sorri, exclamando que é de João Maria. Concha pergunta como é que ele reagiu ao facto de saber que ela está grávida de Salvador e Matilde responde que foi como se tivesse recebido um murro no estômago.

Alice chega sozinha a casa de Salvador e justifica que Margarida a avisou que chegaria mais tarde com Tomás, pois ainda tinha umas coisas para fazer. Salvador recebe entretanto uma mensagem no seu telefone e exclama que a irmã e o namorado estão a gozar com eles, porque Tomás diz que estão atrasados e só vão passar por lá depois do jantar para tomarem um café. Alice disfarça não estar surpreendida e sugere-lhe que adiem o jantar mas Salvador assume que já tem tudo preparado e que devem jantar os dois.

No bar da praia, Tomás garante a Margarida que Salvador não vai gostar da “armadilha” que lhe prepararam para o juntar com Alice. Ela acha que o irmão ainda lhe vai agradecer.

Manel entrega um jogo de consola que Vasco julgava ter perdido e conta que o descobriu no apartamento em que moravam. O filho volta a dizer que tem saudades desse tempo e reafirma que não gosta de viver na quinta, pois apesar de estar numa casa de luxo, não pode fazer nada do que gosta, pelas regras que lhe são impostas. Manel tenta contrariar a ideia do filho e ele descai-se, dizendo que se é tudo como ele diz, porque é que surgiu a ameaça do colégio interno. Manel não percebe do que é que ele está a falar e obriga-o a explicar-se, sobretudo depois de perceber que Vasco ficou aflito e quer fugir ao assunto. Manel tem de disfarçar a sua profunda irritação quando ele lhe conta que Laura disse que o poria num colégio interno e o afastaria do pai, se ele não se portasse bem. Manel jura que isso nunca irá acontecer e que nunca permitirá que os separem.

Matias e Violeta contam à mãe que o jantar com o pai foi muito rápido, adivinhando que ele devia querer ir ter com a namorada, apesar de lhes dizer que apenas estava cansado. Lúcia intercede por Vicente e afirma que o trabalho do pai às vezes até é cansativo porque tem de fazer os mesmos exercícios que os seus alunos. Os miúdos perguntam se ela não pensa em ter um namorado e a mãe acaba por não descartar essa possibilidade no futuro. Tomás chega entretanto e estranha não se ter cruzado com eles o dia todo. Matias e Violeta esclarecem que tiveram um dia preenchido com a escola e o jantar com o pai, mas dispõem-se a fazer surf com ele no dia seguinte, sugerindo à mãe que os acompanhe. Lúcia esquiva-se e responde que tem muito trabalho no bar, ao mesmo tempo que troca um olhar com Tomás. Ele retira-se para atender uma chamada. É Salvador quem telefona, dizendo que acabou de se despedir de Alice e a confirmar que nada se passou entre eles. Tomás apressa-se a dizer que a ideia de o deixar sozinho com Alice foi da irmã e Salvador deixa claro que não vale a pena querem arranjar-lhe uma namorada, pois ainda gosta de Matilde e enquanto não a esquecer quer estar sozinho.

Tomás chega de manhã cedo ao bar e conversa com Lúcia sobre a nova máquina registadora que ela está a testar. Salvador surge pouco depois e Tomás pergunta-lhe a brincar se foi ali para acabar com a sociedade. O amigo mostra que não está zangado com ele nem com Margarida, pois reconhece que agiram com boa intenção ao quererem aproximá-lo de Alice.

Teresa encontra Laura a tomar o pequeno-almoço sozinha e a mãe aproveita para desabafar o sei desagrado pelo rumo que a sua relação com Manel está a tomar. Laura conta que ele recusou a viagem que ela já tinha marcado para que pudessem passar alguns momentos românticos a sós, confessando que já está a atingir o seu limite. Teresa aconselha a mãe a conversar mais uma vez com Manel, tentando chegar a um entendimento.

Manel vai ao hospital para visitar Sofia e encontra Adelino que delicadamente lhe explica que não deve insistir em falar com ela. Manel reconhece que reagiu a um impulso e que compreende que de momento, Sofia não o queira ver. O médico de Sofia interrompe a conversa, chamando Adelino para falar com ele. Manel despede-se e atende o telemóvel, recebendo uma chamada de João Maria e perguntando em voz alta se o lugar é seu.

Margarida confessa a Alice ter pena de que não tenha acontecido nada entre ela e Salvador mas a amiga confessa que não tem coragem de tomar a iniciativa, duvidando de que ele também esteja disposto a isso. Alice aparece nesse instante e fica surpreendida por constatar que Margarida trabalha naquela loja de produtos de beleza. A rapariga conta que já ali está há algum tempo e vai ajudá-la a escolher a maquilhagem que ela pretende.

Fátima conversa com Lé e, referindo-se a Beatriz, dispara que ele merecia ter uma namorada mais activa, desejando que não decidam casar-se ao mesmo tempo que ela, pois assim receberá menos presentes e tem de pagar uma lua-de-mel. Lé reprova o discurso da cozinheira. Célia berra ao telefone com Fábio por estar a ser bombardeada sobre as fraldas que deve ou não comparar para o bebé. Célia confessa que já está cansada dos primeiros tempos de maternidade e Fátima diz-lhe que transfira as tarefas de cuidar do filho para Fábio. Lé oferece o presente que esteve a fazer para a criança, explicando a Célia de que se trata de um transportador de bebés, muito utilizados em África. Célia aprende como funciona a oferta e confessa que tem saudades do tempo em que o filho estava na sua barriga.

Sofia regressa a casa acompanhada por Matilde, Adelino e Beatriz. Perante a extrema atenção e carinho que recebe, pergunta se ninguém vai trabalhar naquela casa. Matilde propõe-se ficar com a mãe e Beatriz diz que como ela vai ficar bem acompanhada, vai então para a loja, senão ainda é despedida. Matilde leva a mãe para descansar no quarto.

Laura termina uma chamada de trabalho e é surpreendida por Manel que entra no gabinete e lhe diz que está tudo terminado entre eles e que ainda nessa noite voltará ao seu antigo apartamento com o filho. Laura fica em estado de choque com o que acaba de ouvir. Manel tenta justificar-se e afirma que a relação entre eles não está a resultar. Ela fica é assaltada por uma fúria e agride Manel vezes sem conta até que acabam por tombar no sofá do gabinete quando ele tenta controlá-la. Benedita e Teresa entram no gabinete e deparam-se com aquela situação, mas Laura acaba por deixar de bater em Manel, inibida pela vergonha. Ele aproveita para se libertar e dizer que vai embora. Laura ameaça que se ele a deixar, acaba com a sua vida. Manel assume que se ficar o resultado será o mesmo. Benedita e Teresa tentam acalmar a empresária mas ela expulsa a filha e a secretária do gabinete, irrompendo num choro intenso quando fica sozinha. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5