“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 18 de março

160º Episódio 

Destaque: Sofia decide voltar atrás e ser operada, correspondendo ao pedido de Matilde, depois de a filha ter descoberto que ela estava a mentir, quando afirmou estar bem de saúde. Já no hospital, começa a escrever uma carta, cujo conteúdo vai impedir Laura de voltar a conseguir incomodar a filha

Benedita e Teresa cumprem a ordem de Laura e deixam-na sozinha no gabinete. Benedita sugere que lhe arranjem um calmante ou um copo de água que ajude a patroa a acalmar mas Teresa pede apenas à secretária que mantenha em segredo o que viu. Depois de estar a sós na sua sala, Teresa telefona a Simão e coloca o irmão ao corrente do que se passou, pedindo-lhe que vá falar com ela pessoalmente.

Tomás ajusta com Salvador a escola de surf às necessidades que o número de inscrições e a qualidade dos alunos impõem. Lúcia recebe Lé que lhe leva alguns legumes colhidos na horta do palacete. Lúcia vai atender clientes e no caminho para as mesas olha com grande intensidade para Tomás. Lé repara e desafia Lúcia a lutar honestamente pelo seu amor, apesar de a amiga lembrar que Tomás tem namorada, assumindo que não é mulher para esse tipo de lutas, restando-lhe conformar-se por não ter chegado a tempo.

Artur comenta com Horácio que Fábio ainda está pior depois do bebé nascer, do que quando o filho estava ainda na barriga da mãe, que já está farta das exigências e ideias que ele faz e tem para criar a criança. Quando se aproxima da sua bancada, Artur descobre mais um lenço com dizeres românticos. Farto de não saber quem o está a seduzir, vai para o meio da sala e pergunta, directamente, quem é que lhe anda a mandar bilhetinhos e presentes. Para espanto geral, Ermelinda acusa-se e provoca a repulsa de Artur por não esperar que lhe coubesse uma mulher tão mais velha. Para espanto geral, ela ainda declama uns versos carregados de sotaque.

Célia conta a Lurdes que está a passar um mau bocado por sentir algumas dificuldades para cuidar de Diogo, por contraste com Fábio que até quando limpa o rabo ao filho, está contente e a sorrir. Lurdes faz-lhe ver que é melhor ter um marido que se preocupa com ele e o menino, do que um daqueles que não faz nada.

Manel telefona a Teresa porque quer encontrar-se com ela para esclarecer alguns aspectos de ruptura com Laura. A amiga pergunta o que se passou para os ter surpreendido tão alterados e porque é que ele se decidiu pela separação. Manel explica que as coisas entre ele e a mãe dela já não estavam a funcionar e que ela apressou a sua decisão, ao ameaçar Vasco com a ida para um colégio interno. Teresa fica incrédula com o comportamento da mãe e Simão, que pediu para ela por a chamada em alta voz, também se mostra bastante incomodado.

Laura está ainda furiosa com a discussão que teve com Manel, quando Joana lhe bate à porta, deixando-a incomodada. Laura pergunta se ela tem alguma novidade que a possa interessante sobre a tia, ao que Joana responde que não apurou nada de muito grave, adiantando que parece que Sofia não está tão doente como seria de prever. De repente, lembra-se de perguntar se Laura já sabe quem deixou a mala com ameaça de bomba e, perante a sua negativa, sugere que passe em revista as fotos ou vídeos disponíveis, pois certamente conseguirá descobrir quem esteve por trás do golpe. Laura reanima e reconhece que Joana acabou de lhe animar o dia. Joana tenta explorar a fragilidade da patroa, mas ela previne-a de que não deve querer saber mais do que deve, dizendo-lhe que saia.

Adelino regressa a casa e pede a Matilde que confira se comprou tudo o que ela pediu do supermercado. De caminho entrega-lhe os exames que Sofia fez no hospital. Matilde prepara-se para ler os relatórios dos exames da mãe quando é interrompida por João Maria que lhe telefona a dizer que lhe deixou na caixa do correio os bilhetes para o concerto que queria ver. Ela fica embevecida e continua a conversa com João Maria, afastando-se dos exames da mãe, cujos relatórios não lê.

Manel encontra-se com Teresa numa esplanada e explica à amiga as razões que o levaram a separar-se de Laura. Teresa começa por achar que o amigo agiu com oportunismo mas acaba por aceitar as suas razões, embora estranhe que Laura tenha ameaçado Vasco de o atirar para um colégio interno.

Matilde descobre que Sofia tem um tumor no cérebro depois de ler os relatórios médicos. Adelino também fica atónito pelo facto de ela ter escondido o seu verdadeiro estado de saúde. Sofia reafirma que não quer ser operada e pede ao pai e à filha que respeitem a sua escolha.

Vasco fica radiante quando Manel lhe conta no bar da praia que decidiu separar-se de Laura, acrescentando que vão regressar ao antigo apartamento para viverem de novo juntos. Lúcia sorri ao ver como Vasco fica eufórico com as boas notícias.

Laura sofre sozinha no seu gabinete na Boheme e ainda tem a tentação de telefonar a Manel. No entanto, prefere chorar e serra os dentes dizendo a si própria que não se vai rebaixar e desiste de fazer a ligação.

Matilde suplica à mãe que se trate e força-a a explicar-lhe que recusou a cirurgia porque se a fizer deixa de ter as visões de Álvaro, que o tumor lhe tem provocado. Matilde faz-lhe ver que as conversas que tem com o pai não são reais e que ele estará sempre com elas, embora não o vejam. Sofia fica sensibilizada com o discurso da filha e muda de opinião, dizendo que vai ligar ao médico para que lhe agende a cirurgia que tem de fazer.

Laura entra em casa e com pouca paciência para explicar, como Eduardo exige, a sua separação de Manel. Acaba por explodir a sua raiva contra o filho dizendo que ele não é ninguém para abrir a boca, depois de todas as confusões que armou. Laura limita-se a decretar que são menos dois pratos à mesa e segue para a biblioteca, aguardando que a chamem quando estiverem sentados para comer. Até Thaís estranha o comportamento da sogra, assumindo que nunca a tinha visto assim.

Teresa entra logo a seguir a Laura na biblioteca e, sem obter grandes confissões da mãe, ela sempre lhe revela que se sente atraiçoada por Manel, pois rompeu com ela, quando menos se esperava. Apesar de toda a mágoa que sente, Laura recusa-se a ficar afectada pelo desgosto.

Vasco e Manel tentam adaptar-se como podem a viver de novo no apartamento, ainda sem os seus pertences que ainda não foram buscar a casa de Laura. Para espanto de ambos, Carlos toca-lhes à porta, levando-lhes as malas que Rita arrumou, ficando o compromisso de procurar o que lhes fizer falta.

Sofia fica de novo internada no hospital e recebe do médico a gratidão por ter tomado a decisão de ser operada. Depois de Matilde e Adelino deixarem o quarto, volta a ter uma visão de Álvaro, pedindo-lhe desculpa por estar a escolher não o ver mais. Num ápice, Sofia readquire a consciência e começa a escrever uma carta, remoendo que tem de garantir que, se lhe acontecer algo, terá de impedir que Laura persiga Matilde. (conclusão) 

Pages: 1 2 3 4 5