“Sol de Inverno”: resumo de 20 a 26 de janeiro

110º Episódio

Destaque: Isabel vai a casa de Salvador fazer o teste de ADN para provar que é a sua mãe biológica. Quando se vai embora, despede-se do rapaz com dois beijos na face. Laura que acabou de chegar, esconde-se e assiste à cena possuída pelo ódio

Teresa decide avançar para o transplante até porque o cirurgião afirma que se estivesse no seu lugar arriscaria. Laura e Simão ficam apreensivos mas Teresa reforça que pode curar a hepatite se o rim estiver contaminado e tem, por outro lado, uma grande hipótese de recuperar a sua vida. Laura segue com a filha para o hospital e pede a Simão que vá buscar Margarida à faculdade. Benedita antevê que, desta vez, tudo vai correr bem e Simão telefona a Salvador a dar a novidade.

Salvador fica emocionado ao saber que Teresa vai tentar novo transplante e João Maria manda-o ir ter com a irmã ao hospital. Salvador agradece ao amigo por estar a apoiá-lo e brinca, dizendo que ele já deve estar arrependido de o ter contratado.

Beatriz conversa com Matilde na livraria e diz à sobrinha que está muito bem entregue ao advogado que a mãe lhe arranjou e saúda o facto de, finalmente, se estarem a entender. Matilde lamenta todos os problemas que tem vivido mas mostra-se mais confortável por ter novamente a mãe perto de si. Matilde pergunta à tia se tem tentado falar com Joana mas Beatriz assume que, desta vez, vai ser firme e dura com a filha. Ganhando coragem, pergunta a Matilde se Joana lhe deu alguma ideia de ter voltado a tomar comprimidos mas a sobrinha assegura que não se apercebeu de nada. Mariano chega do almoço e fica desagradado por encontrar Beatriz na livraria e decide perturbá-la informando que os óculos novos que vai ter de lhe pagar custam quase quatrocentos euros. Matilde acha que o preço é exorbitante e Beatriz limita-se a dizer que não vai pagar aquele dinheiro, deixando-o a falar sozinho.

Fátima está entretida a trocar mensagens com Carlos quando Concha aparece e conta a Lé que o quarto que Tomás pintou não ficou nada de jeito. Ao virar-se para Fátima relembra-lhe que tem de limpar o palacete, deixando-o num brinco. A empregada resmunga que já lhe disse a mesma coisa vezes sem conta e assegura que quando ela acabar até vai poder comer no chão.

Horácio dá uma reprimenda a Fábio e Célia por estarem aos beijos na fábrica, durante a pausa de trabalho. Lídia aproxima-se do encarregado e pede-lhe que lhes dê um desconto. Horácio encolhe os ombros e pergunta por Isabel. Lídia informa que ela está ao telefone no terraço, mas que não deve demorar.

Isabel confessa a Dulce que sabia os riscos que corria quando procurou Salvador, mas que nunca imaginou que ele pudesse tratá-la com tanta dureza. A madrinha afirma que ela devia ter estado calada e aconselha-a a preparar-se porque Laura não lhe vai facilitar a vida. Depois de desligar, a governanta ralha com Carlos por seguir o caminho mais fácil em tudo, até na escolha da fruta. O telemóvel do filho sinaliza a chegada de mais uma mensagem. Dulce protesta, afirmando que esta rapariga é afinal igual à outra, sempre a mandar mensagens. Ele mente e diz que é apenas o telemóvel a dar sinal de bateria fraca. Dulce acredita na patranha e vai apanhar roupa. Rita aparece na cozinha e lamenta que ele se tenha agarrado a uma mulher, quando podia andar à solta por aí. Carlos fica sem saber o que pensar da sua atitude.

Sofia insiste com Joana para que volte para casa e faça as pazes com a mãe, explicando que Beatriz estava desconfiada de que ela tinha voltado a tomar comprimidos. Joana assume que ainda está muito magoada e que a zanga pode servir para a mãe perceber que também comete erros.

Benedita recebe uma chamada e informa Sofia que estão a chegar os modelos da nova colecção de sapatos que ela desenhou. Assim que observa os primeiros sapatos elogia os acabamentos. Benedita e Joana cobiçam cada uma o seu par e Sofia diz-lhes para levarem aqueles de que mais gostarem. Antes de Benedita sair, pergunta-lhe por Laura, ao que a secretária responde que ela foi acompanhar Teresa que recebeu a notícia de que descobriram um rim compatível com ela e que vai por isso avançar com o transplante.

Simão e Salvador conversam sobre o transplante que Teresa aceitou fazer e sobre os riscos que ele comporta. Salvador aproveita para contar a Simão que é mesmo seu meio-irmão por parte do pai e que nasceu de um caso que ele teve com uma empregada da fábrica. Simão fica de boca aberta com a revelação e, depois de o irmão acrescentar que a mãe biológica o procurou, ainda mais espantado se mostra. Salvador pede-lhe que faça o teste de ADN, uma vez que o pai já não está vivo, apenas para confirmar que, afinal, é mesmo filho de Francisco e confirmar a versão que Isabel deu dos acontecimentos. Simão aceita o pedido do irmão e comenta que quando Laura souber, vai ter um ataque. Ignora porém, que ela já sabe de tudo.

Nuno nota que a mãe está ausente e pergunta-lhe o que se passa. Ela confessa estar preocupada com Ana, pois sabendo que a filha está desempregada, mais difícil se torna controlá-la. Nuno lembra à mãe que sempre a defendeu demais, mas que é evidente que ela não tem capacidade de cuidar de Vasco.

Benedita previne Joana para ter cuidado com Laura, pois ela está sempre a par de tudo na fábrica, embora sendo sobrinha de Sofia, estará à partida protegida. Joana garante que só quer fazer o seu trabalho e que por isso não vai ser motivo para grandes conversas,

Matilde tenta sensibilizar Mariano para o facto de os óculos novos que comprou serem demasiado caros para que seja apenas a tia a pagá-los. Mariano insiste que ela é que lhos partiu e que por isso não faz sentido que ele pague metade. Matilde insiste que se deveriam dar bem. Mariano afirma que gostava de ter coragem para se encontrar com a sua Penélope, enquanto Mariano o anima a organizar mais eventos para dinamizar a livraria.

Isabel fica radiante quando Salvador a convoca para fazer o teste de ADN e pede a Horácio para sair mais cedo, prometendo compensar noutro dia.

Laura liga angustiada para o hospital em busca de noticias de Teresa e é informada de que correu tudo bem e que vai ficar ainda durante mais algum tempo no recobro. A empresária desliga e convida Manel para a acompanhar à fábrica. Ele reafirma que pretende manter-se à margem da Boheme e deixa Laura amuada.

Concha vê-se obrigada a pedir aos hóspedes do palacete que finjam que são empregados e a ajudem a ludibriar a inspecção que vai determinar se a casa tem as condições para se transformar no hostel. Lé está deliciada por ver que a filha tem finalmente de dar a mão à palmatória. Fátima diz que vai tratar das fardas com Carlos.

Lúcia fica agastada com Vicente porque ele deixou passar o prazo para pagar a internet e teve de levar os filhos para fazerem os trabalhos da escola no bar. Matias conta depois à mãe que Vasco foi de castigo para a biblioteca e Violeta confirma que o amigo estava distraído num das aulas e respondeu errado a uma pergunta por estar distraído.

Ana entra em casa dos pais carregada de sacos e com Vasco atrás. Rosa censura-a com delicadeza por não estar a controlar os gastos, agora que está desempregada. Vasco está tenso e diz que vai tomar banho para depois fazer os trabalhos. No meio da balbúrdia deixa cair a caderneta e é forçado a confessar à avó que tem outro recado da professora. Ana fica furiosa e arranca o livro das mãos da mãe, puxando o filho por um braço enquanto o repreende, gritando que se não se emenda o põe de castigo até aos dezoito anos. Vasco vai para o quarto triste e Rosa fica perplexa com o comportamento da filha.

Laura confere os modelos de sapatos que Sofia desenhou e diz a Horácio que Sofia está a tentar destruir a marca Boheme para ganhar terreno com a Mood. O encarregado não tece comentários. Como quem não quer nada, Laura pergunta por Isabel e Horácio conta que ela teve um assunto urgente para resolver. Cínica, a patroa diz desejar que não seja algo de grave.

Isabel vai a casa de Salvador e ele entrega-lhe o Kit para fazer o teste de ADN, dizendo que quer encerrar este capítulo na sua vida. Isabel confessa que alimenta a esperança de ele a perdoe quando entender as razões que a levaram a entregá-lo para a adopção.

Adelino, Sofia, Beatriz e Matilde conversam, notando que apenas falta Joana para que fiquem de novo como uma família. Beatriz reconhece que vai ser difícil entender-se com a filha porque esta lhe perdeu o respeito. Matilde afirma que vai tentar convencer a prima a voltar para casa. Quando faz menção de ir para casa, o avô exige-lhe que jante com eles e Matilde vai telefonar a Salvador para o avisar.

Isabel deixa a casa de Salvador e despede-se do filho com dois beijos na cara. Laura assiste escondida á cena, com o ódio estampado na face. 

Pages: 1 2 3 4 5