“Sol de Inverno”: resumo de 20 a 26 de janeiro

11º Episódio

Destaque: Laura manipula Salvador e faz-lhe acreditar que Isabel nunca quis saber que ele existia, preferindo receber elevadas somas para que ninguém soubesse que ele é seu filho

Isabel despede-se de Salvador e Laura espera que ela se afaste para se revelar. O rapaz fica nervoso quando a vê chegar mas manda-a entrar. Salvador acusa Laura de mais uma vez lhe ter mentido, ao não revelar quem é a sua mãe verdadeira. Ela defende-se e garante que só soube há pouco tempo e que nada disse para não o fazer sofrer. Salvador volta à carga e culpa-a por ter entregue o vídeo que incrimina Matilde na morte de Luís. Mais uma vez, a mãe adoptiva insiste que foi a polícia quem a obrigou a entregar a prova e desafia-o a passar lá por casa, pois quer mostrar-lhe as provas de que Isabel só está interessada em dinheiro e por isso decidiu revelar que é a sua mãe de sangue.

Adelino serve o jantar às filhas e Beatriz lamenta que Joana não esteja com eles e tenha saído de casa, temendo que tenha voltado aos comprimidos. Sofia tranquiliza a irmã e lembra-lhe que vai estar todos os dias com a sobrinha na empresa, podendo controlar os seus movimentos bem de perto.

Joana aparece de surpresa em casa de Matilde e Salvador para os convidar para irem juntos ao cinema. Ele revela que a mulher ficou em casa da mãe e a prima desafia-o para irem jantar fora. Salvador reafirma o desejo de ficar em casa e para não ser desagradável concorda em encomendarem qualquer coisa para comerem.

Dulce conversa com Isabel ao telefone e fica preocupada quando Isabel lhe conta que foi a casa de Salvador, pois só fazendo o teste de ADN, pode provar sem margem para dúvidas que é mãe de Salvador. A governanta confessa à afilhada que teme o que Laura possa fazer. Depois de Dulce desligar o telefone, Rita tenta saber com quem ela estava a falar, mas a “chefe” diz-lhe que vá levar os cafés aos patrões.

Laura lamenta não a terem deixado ficar mais tempo no recobro enquanto Teresa despertava da anestesia mas mostra-se esperançada que, desta vez, a filha recupere a saúde em pleno. Margarida diz retira-se com o pretexto de ter de terminar um trabalho da faculdade e Manel deseja-lhe sorte, dizendo de seguida a Laura que vai embora para casa, pois não se sente à-vontade para ficar a dormir com os filhos dela em casa. Laura tenta não demonstrar mas fica desapontada.

Ana esforça-se para dar aos pais uma imagem de pessoa responsável e diz que já está a tratar da venda da casa, agora que ficou desempregada reconhecendo que se entusiasmou demais quando a comprou por causa do jardim e da piscina. Vasco, já meio ensonado, reclama por nunca terem usado a piscina. Ana aproveita para o mandar para a cama, mas tem de insistir por que o filho queria ficar mais um pouco. Rosa espera que eles saiam para o quarto e desabafa com Horácio que há muito não sentia a filha tão responsável. O marido não está tão optimista e é de opinião de que devem continuar atentos ao comportamento da filha.

Concha, Fátima e Lé preparam-se para receber o inspector da ASAE que vai passar vistoria ao palacete para aferir das condições que tem para ser considerado um hostel. Carlos chega com os fatos que Mariano e Tomás vão usar, fingindo-se empregados do empreendimento. O livreiro mostra-se apreensivo, pois não se julga capaz de fingir de recepcionista.

Matilde fica indignada por saber que Joana jantou com Salvador e nem esperou por ela, mas também por saber que Laura esteve lá em casa, depois de a ter denunciado à polícia. Salvador conta que a mãe adoptiva mantém a versão de ter feito tudo no sentido de a proteger e Matilde fica com pena do marido, quando ele fala de Isabel, que lhe foi entregar a amostra necessária para fazer o teste de ADN que provará ser sua mãe de sangue. Matilde acusa o cansaço pela pressão dos últimos dias e Salvador lava-a ao colo para a cama.

Laura visita Teresa no hospital e emociona-se ao estar perto da filha ouvindo-a perguntar com ansiedade ao médico quando é que podem ter a certeza de que ela não tem hepatite. Depois dele as deixar a sós, Teresa pergunta à mãe como é que está a situação de Matilde. Laura responde que está tudo na mesma e sem evoluções.

Matilde visita a campa do pai e desabafa a sua tristeza por sentir a sua falta. Falando como se Álvaro estivesse a ouvi-la, conta que se reconciliou com a mãe e que o mal foi terem vivido afastadas durante demasiado tempo.

Em casa, Sofia reconhece que a reconciliação com a filha acabou com as saudades que sentia dela. Já Beatriz tem estado de espírito diferente e confessa que está a ganhar coragem para ir falar com Joana, temendo que a filha tenha voltado à dependência dos comprimidos. Sofia esclarece que a sobrinha lhe jurou que não teve qualquer recaída. Mudando de assunto, pergunta à irmã pelo seu amigo da internet. Beatriz assume que agora não o quer conhecer e Adelino surpreende as filhas com uma tirada literária. Sofia incita a irmã a ser mais para a frente, para conquistar de uma vez um coração.

Laura visita Andreia e agradece-lhe pela ajuda que deu a Margarida, acabando com a chantagem que Luís lhe estava a fazer. Andreia fica desconfiada com a situação, ainda mais quando a sogra lhe diz que apesar de não se entenderem nos assuntos da fábrica, gosta de sentir que ela está de alguma forma ligada à família.

Concha certifica-se de que Mariano e Tomás estão prontos para desempenharem o papel de recepcionistas do palacete quando o inspector chegar. Mariano levanta o problema de não terem contractos de trabalho mas Concha estende-lhes documentos que forjou. A sós com Lé confessa-se ansiosa pelo desfecho da inspecção ao hotel e quando a mãe pergunta se sabe alguma coisa de Artur, a filha assume que é capaz de o ir visitar quando tiver alta mas também reafirma que o namoro com ele acabou.

Artur regressa a casa ainda combalido mas a primeira preocupação vai para o pai que continua fora de casa sem que lhe conheçam o paradeiro. Lurdes tenta desdramatizar, alegando que Jacinto sabe cuidar de si e mostrando-se mais preocupada em equilibrar as contas lá de casa.

O inspector da ASAE começa a visita ao palacete e tem dificuldade em resistir às manobras de diversão de Fátima, que usa os seus dotes físicos para impressionar e distrair o homem. Apesar disso, ele apercebe-se que os empregados são a fingir e que a família e os amigos estão a esforçar-se para conseguir a legalização do hotel. Nessa conformidade, abre uma janela de esperança, dando a entender que se Concha e Lé respeitarem os avisos que deixou, não terá dúvida em dar aparecer favorável ao funcionamento do palacete como hostel.

Vicente confessa a Lúcia que voltou a esquecer-se de activar a internet de casa e jura que vai resolver o problema imediatamente.

Numa das mesas do bar da praia Margarida conversa com Alice e confessa que tem sentido grandes dificuldades com as partidas que a vida lhe tem pregado ultimamente.

Salvador procura confirmar as provas que Laura tem contra Isabel, de que esta quer fazer valer os direitos de ser sua mãe para lhe extorquir dinheiro. Para princípio de conversa, Laura conta-lhe que a operária recebeu durante anos uma verba mensal que Francisco mandou instituir, a troco de ela nunca revelar que era sua mãe. Salvador fica abismado com o que acaba de saber e interroga-se como é possível as pessoas venderem-se dessa forma.  

Pages: 1 2 3 4 5