“Sol de Inverno”: resumo de 20 a 26 de janeiro

114º Episódio

Destaque: Salvador renega Isabel e atira-lhe com dinheiro à cara. Laura é informada pelo detective particular de que Eduardo está vivo e à sua frente

Isabel chora ao ver Salvador afastar-se, gritando que não quer o seu dinheiro e garantindo que nunca deixou de se preocupar com ele. O filho responde que ela devia preferir que fosse o pai a dar-lhe dinheiro e sugere-lhe que agarre no que está no chão e vá às compras. Cela aparece nesse momento e fica preocupada com a amiga, que vê rodeada de notas e a chorar. Isabel só consegue dizer que esta é a paga pela asneira que fez e que nunca mais vai tê-lo de volta. Célia fica confusa e manda a amiga para o balneário, enquanto apanha o dinheiro do chão.

Isabel olha-se ao espelho e enfrenta o seu próprio desespero. Célia entra no balneário e tenta perceber o que se passou, chegando a achar que Isabel tem um caso amoroso com Salvador. Fica de boca aberta quando ela revela que ele é seu filho.

Salvador telefona a Matilde e apesar de dizer que está bem, a mulher não fica convencida. Depois de desligar, Matilde prossegue a reunião que está a ter com o seu advogado, acompanhada pela mãe. Henrique informa que a polícia está cada vez mais convencida de que Laura matou Luís, embora não tenha encontrado ainda uma prova que consubstancie a acusação. Sofia e Matilde ganham uma nova esperança e Sofia diz à filha que, quando voltar a ser interrogada deve dizer tudo o que na realidade se passou.

Benedita pede autorização a Laura para se ir embora e aproveita para tentar saber se há notícias de Eduardo. A patroa não disfarça o incómodo mas acaba por responder que estão a ser investigadas algumas pistas mas sem resultados concretos. A secretária reafirma a sua convicção de que ele está vivo e Laura pergunta se isso é esperança ou desespero. Benedita responde que se trata das duas coisas.

Quando fica a sós no gabinete, Laura hesita em telefonar a Manel mas acaba por fazê-lo, combinando passar por sua casa depois do jantar, depois de confessar que não lhe falou na noite anterior para não o incomodar, já que estava com a atenção focada em Vasco.

Vasco regressa do cinema com Manel e Horácio e pergunta-lhes porque é que a mãe provocou o acidente de carro, procurando perceber se teve alguma culpa por isso. O pai e o avô afirmam que ele não teve qualquer influência no que se passou e Horácio explica que Ana estava a atravessar um mau momento por ter sido despedida. O neto fica convencido e vai para o quarto. Horácio aproveita para dizer a Manel que vai levar Vasco consigo para casa, enfrentando a relutância do ex-genro que não quer deixar o filho ir embora. Horácio afirma que entende os seus sentimentos, mas lembra que o tribunal decidiu que o rapaz ficava à guarda de Ana e que, como ela está hospitalizada, cabe aos avós tomarem conta dele. Durante toda a conversa, Horácio não hostiliza Manel e faz com que ele aceite a sua decisão, pedindo apenas para ir falar com o filho.

Rosa está com Ana no hospital e pergunta-lhe como se sente. Apenas consegue que ela balbucie que deveria ter morrido, pois ficar apenas sem andar, para ela não é nada. Rosa fica apreensiva com a apatia e resignação da filha.

Sofia conversa com Beatriz e Adelino e conta que Joana parece estar a dar-se muito bem na Boheme, mostrando muita vontade de aprender e sem dizer uma única vez que é sua sobrinha. Beatriz reconhece que talvez tenha exagerado quando pensou que a filha tinha voltado a tomar comprimidos. Joana entra em casa nesse momento e o avô conta que estavam mesmo a falar dela. A neta aposta que estiveram a dizer mal dela mas a tia apressa-se a dizer que estava a elogiar o comportamento que ela tem tido a trabalhar na Boheme. Beatriz pergunta quando é que ela volta para casa mas Joana responde que deixou claro que não vai regressar e que só ali está para ir buscar algumas das suas coisas. Beatriz convida-a a ficar para jantar e Sofia faz sinal à sobrinha para que aceite o convite da mãe. Joana aceita ficar, fazendo a felicidade de Beatriz.

Salvador conta a João Maria que não atendeu a sua chamada telefónica porque, por essa altura, estava a atirar notas à cara daquela que descobriu ser a sua mãe verdadeira, pois soube que ela o deu para adopção a troco de dinheiro. Matilde pede a João Maria que não o apoie naquela loucura mas o amigo afirma que se fosse com ele talvez fizesse a mesma coisa.

Célia apoia Isabel, ainda a digerir a surpresa de que Salvador é filho da amiga. Isabel sente-se impotente para explicar que não o deu para adopção por querer ganhar dinheiro com isso, mas sim para que ele tivesse uma vida melhor. Quando ao dinheiro que ele lhe atirou à cara, afirma que vai devolvê-lo, pois não o quer para nada. Célia compadece-se da tristeza da amiga.

Fátima não consegue contrariar a sua natureza e acaba por contar a todos no palacete que Célia está grávida. Ao perceber que quebrou a promessa que tinha feito, exige a todos que finjam não saber de nada quando ela lhes contar e que estão muito surpreendidos. Mariano recusa mentir e Fátima ameaça incendiar todos os seus livros. Ele fica ofendido e retira-se para fazer uma chamada, dizendo que o ambiente se está a tornar violento.

Beatriz rejeita a chamada de Mariano porque está a conversar com Joana e tenta convencê-la a passar a noite lá em casa. Joana insiste em que tem mesmo de ir embora e agarra nos sacos com as coisas que separou e sai. Beatriz fica triste mas Adelino diz à filha que não pode querer tudo de uma vez e que já foi um progresso Joana ter ficado para jantar.

Laura faz companhia a Manel e escuta o relato que ele faz do despiste que Ana provocou e que podia ter levado não só à sua morte, como do filho de ambos. Laura mostra-se convencida de que Vasco vai recuperar depressa e pergunta a Manel se ele quer que ela passe a noite com ele. Manel responde que têm de ir mais devagar e deixa-a desagradada com mais esta rejeição.

Pela manhã, Salvador vai recolher o saco do pão à porta e encontra a mochila que deixou a Isabel quando lhe atirou o dinheiro à cara. Matilde aparece ensonada quando ele começa a ler a carta que Isabel lhe escreveu a acompanhar a mochila. Fica irritado por que ela o trata por filho, mas lê a mensagem até ao fim. Isabel explica as suas razões para o ter entregue ao pai e assegura que o amou desde que ele nasceu. Salvador é possuído por um misto de raiva e conforto, pois as palavras de Isabel acabam por lhe tocar o coração. Apesar disso rasga a carta e afirma que aquele é um assunto encerrado. Matilde hesita em deixá-lo sozinho, mas acaba por fazê-lo, com a garantia de que o marido está bem.

Laura recebe a informação de que o detective seguiu atrás de pistas de Eduardo que indicam que ele foi para o Rio de Janeiro e conta a novidade a Margarida. Esta fica esperançada de que o irmão esteja vivo mas a mãe está mais céptica, pois não imagina como é que ele podia fazer a viagem sem o passaporte e sem dinheiro.

Rosa vai a casa de Manel pela manhã para lhe dizer que se o tribunal lhe atribuir a guarda de Vasco, ela não se oporá. O ex-genro confessa que não estava á espera mas Rosa acaba por reconhecer que o filho ficará mais protegido com ele e que Ana também acabará por ficar mais protegida. Manel reage com raiva e afirma que ela precisa é de se tratar. Rosa pede-lhe que não castigue a mãe do seu filho mais do que ela já está por não poder voltar a andar.

Lurdes fica impressionada quando Rosa conta que Ana lhe confessou que queria ter morrido no acidente que ela própria provocou. A amiga pede desculpa por não ter perguntado como está Artur e se ela tem notícias de Jacinto. Lurdes esclarece que o filho está praticamente recuperado mas, quanto ao marido, dispara que ele não é responsabilidade sua.

Artur procura o pai pela cidade e pergunta por ele a um sem-abrigo que está a desfazer a sua cama de cartão. O homem reconhece Jacinto na fotografia que Artur lhe mostra. Jacinto aparece vindo de uma outra rua, com a roupa suja e aspecto descuidado e detém-se ao ver o filho. Com medo de que ele o aviste, esconde-se a observá-lo. Artur fica desiludido quando o sem-abrigo conta que apesar de Jacinto já ter aparecido por ali, ainda não o viu naquela manhã. O rapaz dispõe-se a esperar até que o pai apareça, enquanto ele se escapa para não ser localizado.

Laura almoça com Andreia e tenta passar a imagem de que sempre a estimou, lembrando que nunca tomou o partido de Eduardo nos conflitos que tiveram durante o casamento. Andreia contraria-a e lembra que Teresa é que sempre foi o seu grande apoio lá em casa. Laura sugere-lhe que a visite no hospital, certa de que a filha vai gostar de a rever.

Sofia esforça-se por cimentar a sua reaproximação a Matilde e, aproveitando o facto de ir à livraria de Mariano comprar um livro, sugere à filha que vá jantar a sua casa com Salvador. Matilde acha que o marido não vai apreciar muita a ideia mas a mãe garante que só quer promover um jantar tranquilo, que não vai usá-lo para mandar recados a Laura e que até vai convidar Joana para ir também, convencida de que Beatriz vai apreciar a surpresa. Matilde fica de conversar com Salvador e confirmar mais tarde se ele aceita o convite.

Célia fica embevecida quando Fábio lhe conta que já esteve a fazer o seu plano de alimentação, pois as grávidas têm de ter cuidados especiais. Ela fica comovida com a preocupação do namorado que ainda acrescenta que por ele e pelo rebento é capaz de ir até à lua a pé. Fábio despede-se dela e encaminha-se para o armazém, enquanto Célia espera por Isabel, confessando que fica de coração partido por vê-la tão triste. Ela conta que devolveu o dinheiro ao filho e mostra-se desanimada por ele ainda não a ter contactado.

Artur tenta esconder de Lurdes que foi à procura do pai mas ela não de deixa ludibriar e alerta-o para o facto de não poderem deixar-se arrastar pelo mesmo caminho que Jacinto escolheu.

Manel conta a Laura que Vasco se sentiu culpado pelo acidente que a mãe provocou e ela reconhece que o filho vai precisar muito dele nos próximos tempos, sugerindo-lhe que tire uns dias para estar com ele. Manel assume que há muito trabalho para fazer e que a sua prioridade é conseguir uma nova audiência em tribunal para recuperar a guarda do filho.

Simão fica feliz quando Teresa lhe conta que vai poder ter alta no dia seguinte. A irmã pergunta se há novidades sobre o processo de adopção e ele afirma que infelizmente não, pois Nuno precisava de uma boa notícia para atenuar a tragédia provocada pela loucura de Ana. Teresa adivinha o que Manel terá sentido ao ver o filho à beira da morte dentro do carro, sem poder fazer algo para o socorrer. Simão afirma que Manel ficou furioso com Ana e que agora só pensa em reaver a custódia de Vasco.

Andreia conta a Sofia que Laura está a tentar seduzi-la para ficar do seu lado mas afirma que não vai mudar de aliada. No entanto, pergunta como vai ficar a sua situação quando a Boheme afundar de vez. Sofia garante que quando isso acontecer, ela vai ter dinheiro suficiente na conta para não se preocupar mais com isso. Andreia não fica totalmente satisfeita, mas não se manifesta.

Laura recebe uma chamada do detective particular a garantir-lhe que Eduardo está mesmo à sua frente. O detective observa Eduardo a beber água de coco com uma esbelta mulher. Laura fica boquiaberta ao saber que o filho está vivo.

Pages: 1 2 3 4 5