“Sol de Inverno”: resumo de 24 a 30 de março

169º Episódio 

Destaque: Ana sofre um acidente quando termina a sua aula de Caiaque e cai à água, para desespero de Vasco, que assiste a tudo

Joana está de saída para trabalhar e oferece boleia a Beatriz, gesto que a mãe agradece. Sofia repousa no sofá da sala e pede a Matilde que a represente na reunião que tinha marcado para tratar da colocação nas lojas da sua coleção de sapatos. Ao mesmo tempo deixa perceber a sua impaciência por estar há tanto tempo à espera para poder regressar ao mercado. Adelino reforça que primeiro está a saúde e confia que a coleção terá o sucesso que ela ambiciona. Matilde diz à mãe que tem de ir para a livraria para ajudar Mariano a preparar a sessão de autógrafos do escritor que convidou e Adelino lembra que também vai marcar presença. Sofia despede-se da filha e faz-lhe uma festa na barriga.

Benedita desabafa com João Maria por ter sido despedida, reconhecendo que cometeu um erro, mas mente quando ao justificar-se assegura que não teve intenção de lesar a empresa. João Maria sugere-lhe que contrate um advogado mas ela, consciente da sua culpa, diz que não vale a pena enfrentar uma empresa tão poderosa, preferindo aceitar a justa causa do despedimento. João Maria dispõe-se a avaliar se a sua empresa precisa de alguma secretária, convicto de que ela estará a trabalhar brevemente. Ao tocar-lhe na mão, deixa Benedita ainda mais encantada.

Teresa comenta com Salvador o despedimento de Benedita o irmão assume que nunca pensou que Sofia fosse capaz de comprar alguém da empresa para prejudicar Laura. Teresa lembra que antes de descobrir a trama, Laura foi visitar Sofia ao hospital e Salvador antecipa que a guerra entre as duas vai recomeçar. Teresa concorda que a mãe não vai deixar passar em claro o incidente mas é de opinião que ela vai ter de se entender com Sofia se ficar provado que o filho que Matilde espera é dele. Salvador deixa claro que não quer que a mãe saiba dessa história e a irmã promete guardar segredo.

Lúcia encomenda frutos e legumes a Lé no palacete e fica desiludida quando vê Tomás e Margarida percebendo que eles passaram a noite juntos. O constrangimento é geral, só quebrado por Tomás que apressa a saída para trabalhar. A sós com a amiga, Lúcia pensa se não terá sido um erro voltar a morar no palacete mas Lé acha que outra mudança na vida dos filhos dela seria demais e faz-lhe ver que tem apenas duas alternativas. Ou desiste, ou tenta reconquistar Tomás. Lúcia assegura que não tem coragem para isso porque Margarida não tem culpa de nada.

Fábio e Célia fazem as pazes. Ela pede-lhe desculpa por ter tomado a iniciativa de secar o leite dos peitos e reconhece que não tem o instinto maternal que seria natural. Fábio acaba por compreender as razões da companheira e mostra vontade de que resolvam o problema juntos. Célia tem a solução, propondo que troquem as licenças de maternidade de maneira a que ela vá trabalhar e ele fique em casa a tomar conta de Diogo Crispim. Fábio fica radiante com a solução que Célia acaba de encontrar e reconhece que o que mais deseja é ficar permanentemente perto do filho.

Mariano e Beatriz combinam jantar fora e passarem novamente a noite juntos no palacete, trocando um beijo carinhoso. Matilde entra na livraria e pigarreia na brincadeira deixando o amigo e a tia atrapalhados. Beatriz recompõe-se da vergonha e vai trabalhar, enquanto Mariano pergunta a Matilde se já decidiu se vai viver com João Maria. A amiga conta que está apenas à espera de que a mãe esteja recuperada da cirurgia para dar esse passo.

Manel mostra ao primo o quarto que reservou para ele enquanto estiver a estudar em Lisboa. Gonçalo conta os planos que tem e oferece-se para servir de irmão mais velho a Vasco, quando Manel não tiver tanta disponibilidade para tomar conta do filho.

Teresa visita Andreia como que assumindo a sua culpa por não ter acreditado que não foi ela a publicar o vídeo de Margarida. Ela lembra que clamou vezes sem conta a sua inocência, sem que alguém acreditasse em si. Apesar disso, Teresa volta a lembrar que ela nunca deveria ter feito chantagem com a irmã. Andreia conta a Teresa que está de saída para ir fazer a cirurgia à cara e conta que quem a esfaqueou foi Thaís, que quis mantê-la afastada de Eduardo e que, depois, ainda foi lá a casa revelar que o tinha feito e ameaçá-la. Teresa fica em estado de choque com o que acaba de ouvir.

Horácio e Vasco observam Ana enquanto ela anda tranquilamente no caiaque. Tiago confirma que ela se tem revelado muito empenhada e que é uma pessoa muito competitiva. Vasco diz que gostava de ter um caiaque de dois lugares para andar com a mãe e o avô deixa-o radiante ao dizer que vai tratar do assunto.

Na florista, Nuno comenta com Isabel que há muito tempo não via a irmã tão estável e deseja que ela consiga arranjar brevemente um emprego. Isabel recomenda a Nuno que incentive Ana a encontrar um trabalho, nem que seja a ajuda-los na florista. Ele conta que a irmã é licenciada em economia e que sempre esteve a trabalhar em grandes empresas, não acreditando que ela aceitasse o seu convite.

Na livraria, Adelino e Rosa aguardam a sua vez para que o escritor autografe os seus livros e conversam com grande cumplicidade. Ela conta que sempre teve fascínio pelos livros e acaba por se confessar desapontada pelo facto de o marido já não a acompanhar nos seus gostos, recordando que ele nem sequer quis reformar-se ao mesmo tempo que ela, para desfrutarem de mais tempo juntos. Adelino lembra que os relacionamentos podem desgastar-se e afirma que se ela fosse sua mulher não a deixava reformar-se sozinha, pois isso seria um perigo, dado que é uma mulher bonita e que sabe estar e conversar. Rosa agradece os elogios e pergunta se ele já enviuvou há muito tempo. Ele conta que aconteceu quando a filha mais nova era ainda pequena e Rosa questiona-o sobre se alguns dos seus poemas foram inspirados na mulher. Adelino dispara uma seta ao coração de Rosa e confessa, sedutor, que se inspirou numa senhora muito especial que conheceu recentemente. Ela fica envergonhada e, tal como Adelino, não repara que a fila já andou, deixando um espaço vazio entre eles e o escritor. Matilde avisa-os que chegou a vez de autografarem os seus livros.

Ana termina a aula de caiaque e coloca a embarcação no cais. Vasco diz com entusiasmo que da próxima vez quer ir com ela e fica surpreendido com a destreza da mãe a sair da embarcação. No entanto, de um momento para o outro, Ana desequilibra-se, bate com a cabeça no cais e desaparece na água. Vasco fica em pânico e tenta ir socorrer a mãe, gritando por ela. Horácio detém o neto para que não se precipite para a água. Bruno, que estava à conversa com alguns atletas, mergulha e tira Ana para a superfície. Vasco chora ao ver a mãe inconsciente, enquanto Tiago chama por ela, na esperança de que recupere. Horácio ensaia uma chamada para o INEM mas nesse momento as manobras de reanimação de Bruno surtem efeito e Ana volta a respirar. Assim que abre os olhos procura Vasco com o olhar e agarra a mão do filho em sinal de que está tudo bem.

Rosa lancha com Adelino e ele declama um poema em revela os sentimentos que nutre por ela. O momento romântico é interrompido quando Rosa é forçada a atender uma chamada do marido. Ao ouvir Horácio, fica em pânico e diz a Adelino que tem de ir imediatamente para casa porque a filha teve um acidente e quase se afogou. Rosa culpa-se por não estar ao pé da filha e deixa Adelino triste quando se vai embora.

Benedita vai a casa de Sofia contar-lhe que foi despedida da Boheme por tê-la ajudado a sabotar o desfile da empresa. Sofia fica perplexa, acreditando que Laura vai querer vingar-se, deitando por terra as tréguas que fizeram. Benedita está mais preocupada por ter ficado sem trabalho mas Sofia tranquiliza-a dizendo que vai empregá-la na Mood. A secretária fica radiante e aliviada. No entanto, acaba por perder o sorriso quando Matilde entra em casa com João Maria, apresentando-o como seu namorado. Benedita fica ainda mais nervosa e ele muito constrangido com a situação. Matilde nota a tensão entre ambos mas pensa que é por não se conhecerem não imaginando que eles se têm encontrado sem que ela saiba. Benedita opta por ir embora rapidamente.

Eduardo vai à cozinha com o pretexto de ir buscar gelo e combina encontrar-se com Rita depois do jantar no hotel. Ela chama a atenção que a mulher pode não acreditar na sua desculpa para sair de casa. Thaís aparece naquele momento e Rita apressa-se a fingir que está a servir o patrão, saindo logo de seguida para evitar mais conversas. Thaís fica desconfiada e pergunta desde quando é que ele vai buscar coisas à cozinha. Eduardo responde com ironia que ali em casa sempre os ensinaram a ter mãozinhas, justificando que foi buscar gelo, ao mesmo tempo que ergue o copo e sai para a sala. Thaís fica muito irritada com a resposta que recebeu.

Andreia regressa a casa depois da pequena cirurgia plástica que fez para disfarçar a cicatriz que Thaís lhe provocou na face. A modelo agradece a Teresa por a ter acompanhado à clínica. Teresa, por seu lado, detecta que o cirurgião tem um fraquinho por ela, sinal que Andreia na desmente, achando até que esse interesse lhe poderá ser muito útil. A dada altura da conversa, Andreia assume que não fez queixa de Thaís à polícia por não ter dinheiro para um bom advogado e reconhece que tem saudades de Eduardo. Teresa interroga-se como é que isso é possível, depois de ter sido tão maltratada por ele.

Beatriz pergunta a Joana se está bonita para ir jantar com Mariano. A filha responde torto e diz que não é ela que tem de a achar bonita. Beatriz fica incomodada e diz que vai pedir opinião a Matilde. Joana fica cheia de ciúmes e replica que a prima não é assim tão perfeita, já que engravidou e nem sequer sabe quem é o pai do filho. Beatriz ainda tenta rebater o que a filha diz mas Joana prova que sabe a verdade e deixa-a zangada a murmurar que ela não muda. Beatriz vai ter com Mariano, enquanto Joana permanece sentada e frustrada com a conversa que acaba de ter com ela.

Mariano pergunta a Lé se ele conhece algum local de diversão romântico onde possa levar Beatriz depois de jantarem. A amiga defende que ele deve escolher um local onde possam conversar e Fátima sugere que ele a traga para o palacete e a leve para o quarto. Mariano fica envergonhado com as sugestões que a cozinheira lhe dá para quando estiver a sós com a namorada.

Fábio de Célia preparam juntos o biberão para darem ao filho. Ela confessa que deixar de amamentar é um alívio mas revela-se obsessiva com a esterilização do beberão, que quer fazer mais do que uma vez, apesar de Fábio insistir em que não há necessidade.

Lurdes conversa com Artur, tentando perceber quem terá posto queijo podre dentro do seu cacifo na fábrica. Ele inclina-se para que tenha sido Ermelinda, acreditando que se quis vingar pelo facto de ele não querer namorar com ela. A mãe aconselha-o a controlar as mulheres da fábrica ou não o deixarão em paz. Jacinto chega entretanto e pede desculpa ao filho por aparecer tão tarde com os documentos de que ele precisa. Lurdes fica incomodada ao dar pela presença do ex-marido mas acaba por insistir com ele para que fique para jantar, atendendo a que o filho gosta de conversar com ele. Jacinto confessa que tem saudades dela e do tempo em que foram uma família, reconhecendo que foi por sua culpa que tudo acabou. Lurdes fica constrangida mas Jacinto diz que ela não precisa de dizer nada.

Horácio comenta com Rosa e Nuno o acidente que Ana sofreu quando pretendia sair do caiaque para o cais e assume que até lhe faltou o ar quando a viu cair à água. Rosa penaliza-se por não estar ao pé da filha quando ela precisou e Nuno faz ver à mãe que não poderia ter feito mais do que foi feito. Ana aparece nesse momento, vinda do quarto e, para espanto dos pais e do irmão, afirma que não vai desistir das suas actividades só por que sofreu um contratempo. O que mais a preocupa, confessa, é que Manel não volte a deixar o filho ficar com ela por causa do que aconteceu. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6