“Sol de Inverno”: resumo de 24 a 30 de março

170º Episódio 

Destaque: Thaís vê Eduardo aos beijos com Rita na capa de uma revista de sociedade e fica furiosa, agredindo o namorado para que ele a liberte e a deixe ir tirar satisfações com a empregada. Eduardo esbofeteia Thaís e por pouco não é esfaqueado por ela

Manel conversa com Gonçalo enquanto põe a mesa para o jantar e mostra-se desagradado pelo facto de Vasco ter presenciado o acidente da mãe, receando que ele tenha ficado traumatizado. Apesar de o filho ter afirmado que está bem, Manel não sabe se irá permitir que ele volte a assistir às aulas de caiaque de Ana, preferindo que Vasco volte a distrair-se com o surf. Por fala no assunto, Manel sugere ao primo que pode inscrever-se na escola de Tomás e Salvador, confirmando que se trata de dois excelentes professores.

Eduardo que voltar para a Boheme mas Laura impõe como condição que ele acabe tudo com Thaís, inclusive com os negócios que têm em conjunto. Teresa entra na biblioteca muito enervada e mostra a sua indignação pelo facto de Eduardo lhe ter escondido que foi Thaís quem esfaqueou Andreia. O irmão diz logo que a mãe também sabia e Teresa estranha que ela não tenha feito nada. Laura afirma que Eduardo sabe bem o que tem de fazer e ele pede que parem de o pressionar, pois tem de agir com precaução, já que Thaís é uma pessoa perigosa. A mãe lembra que ele sempre teve grandes dificuldades para acabar os seus namoros. Teresa está escandalizada por ter de tolerar a namorada do irmão, só porque ele não tem coragem de acabar com ela. Eduardo confessa que ela ameaçou matá-lo se a deixar. Laura não se comove e diz que ou ela sai, ou saem os dois. Eduardo engole em seco, apreensivo por estar a ser encostado à parede.

Benedita sente o peso da solidão e decide ligar a Simão, pedindo-lhe para desabafar as suas mágoas. Ele atende contrariado a chamada e mostra-se indignado pelo facto de ela ter traído a mãe, vendendo informações a Sofia para ela destruir a Boheme. Benedita reconhece que cometeu um grave erro e implora a Simão que não deixe de ser seu amigo. Ele põe fim à conversa dizendo que Camila precisa da sua ajuda e desliga a chamada. A filha nota que Simão acaba de mentir e diz que se assim é, também ela poderá fazer a mesma coisa. Ele tenta explicar que não se deve mentir e que desta vez só o fez por ser inevitável.

Matilde fica desiludida ao saber que Sofia pagou a Benedita para a ajudar a sabotar o desfile da Boheme, consciente de que Laura vai interromper as tréguas que ambas tinham decretado. Sofia mostra-se conformada com a situação e pede desculpa à filha por não lhe ter contado o que fez. A tensão entre ambas é aliviada pelo facto de Sofia se mostrar feliz com o facto de Matilde estar a pensar em ir viver com João Maria e de estar a refazer a sua vida. Matilde contrapõe que só falta ela arranjar alguém que fique a seu lado, lembrando que até a tia já tem um namorado. Sofia interroga-se sobre como estará a correr a noite de Beatriz com Mariano.

Mariano e Beatriz acariciam-se e beijam-se com desejo mas ele fica demasiado excitado e acaba por não conseguir controlar o desejo, terminando a relação sexual mesmo antes de a ter começado. Perante a vergonha do namorado, Beatriz mostra-se carinhosa e compreensiva dizendo que não se importa de passar a noite abraçada a ele, disposta a esperar que da próxima vez que estiverem na intimidade, as coisas corram melhor.

Manel apresenta Gonçalo a Tomás explicando que o primo gostava de arranjar um horário para começar a aprender a fazer surf. Depois conversa com Salvador e explica que não vai continuar a fazer a contabilidade da empresa porque começou a trabalhar na multinacional onde está João Maria. Salvador não fica muito incomodado com o facto e aproveita para tentar perceber se ele também deixou de fazer a contabilidade da livraria. Manel responde que sim e Salvador fica frustrado por não saber de Matilde.

Beatriz chega de manhã a casa e encontra Sofia a tomar o pequeno-almoço. Depois de dizer à irmã, sem se alargar em detalhes, que passou uma noite bem dormida com Mariano sem que tivesse existo mais nada, tira a limpo com a irmã se é verdade que Matilde espera um filho que pode ser de Salvador. Sofia confirma e acrescenta que apesar disso, João Maria decidiu, se for esse o caso, assumir o bebé como seu. Beatriz saúda o facto de a sobrinha ter encontrado um rapaz às direitas.

Só que, João Maria não se revela tão honesto como parece e admite a Vicente que não vai desperdiçar a oportunidade de se envolver com Benedita, depois de contar que foi surpreendido quando foi a casa de Matilde e encontrou a ex-secretária da Boheme, situação que lhe provocou algum embaraço.

Simão continua zangado com Benedita e desabafa com Nuno a desilusão que ela lhe provocou por ter traído a confiança da mãe, aliando-se a Sofia para esta conseguir a destruição da Boheme.

Eduardo fica frustrado quando tenta convencer Thaís a passar uma temporada a tratar no Paraguai dos negócios que têm em conjunto e ela recusa, afirmando que podem muito bem trabalhar à distância.

Rita vê-se, com satisfação, na capa de uma revista e trata de se livrar de Dulce que entretanto entra na sua cozinha, sem deixar que ela espreite o que está a ler, tão bem disposta. Rita sai para a sala e deixa a revista em cima de uma mesa.

Sofia vai à Boheme justificar-se a Laura por ter pago a Benedita para sabotar o seu desfile, tentando que ela mantenha as tréguas que tinham decretado. Laura, carregada de ódio, garante que a paz acabou e que se vai vingar, mesmo depois de Sofia lhe dizer que existem motivos para que terminem a guerra entre elas. Laura expulsa Sofia do gabinete, ignorando os seus motivos.

Thaís fica furiosa quando se senta no sofá da sala dos Aragão e vê a revista em que Eduardo aparece aos beijos a Rita. Com o ódio a crescer dentro de si, confronta o namorado que fica sem saber como reagir. Thaís faz menção de se dirigir à cozinha para tirar satisfações com Rita mas Eduardo agarra-a e ordena-lhe que vá fazer a mala e que saia de casa pois a relação acabou. Ela fica ainda mais furiosa e começa a dar murros no namorado.

Na cozinha, Carlos é alertado pela discussão entre Eduardo e Thaís e prepara-se para intervir. Rita, que tinha estampado um sorriso malicioso na face, aconselha o motorista a não se meter na briga. A cozinheira pressente que pode ter de enfrentar Thaís e obriga Carlos a levá-la às compras com o pretexto de que a dispensa e o frigorífico estão vazios.

Quando Thaís consegue libertar-se de Eduardo e atingir a cozinha, já Rita se foi embora. Ele agarra-a e é pontapeado. Irritado, Eduardo desfere uma bofetada na namorada, deixando-a agarrada à cara e estupefacta com o que ele acabou de fazer. Thaís agarra numa faca e encosta-a à barriga de Eduardo, dizendo que só não o mata porque gosta demasiado dele. No entanto faz-lhe o aviso de que vai dar uma volta para se acalmar e que, quando voltar, espera que ele já tenha despedido a empregada. Eduardo fica perplexo sem saber como se livrar de Thaís.

Adelino reprova a ida de Sofia à Boheme, argumentando que ainda não está recuperada para enfrentar mais discussões. A filha confirma que Laura nem parecia a mesma pessoa que a visitou no hospital, temendo que ela faça alguma coisa contra a sua família. Adelino é de opinião de que Sofia não deve valorizar as ameaças de Laura, uma vez que Matilde até já nem é casada com Salvador. Sofia recebe entretanto uma chamada de Benedita que conta que foi chamada à polícia para responder sobre o desfile da Boheme. Sofia tenta tranquilizá-la e afirma que se as autoridades tivessem certezas já a tinham constituído arguida, garantindo que vai arranjar-lhe um advogado que a acompanhe à esquadra. Benedita agradece a ajuda e quando desliga a chamada vai abrir a porta porque alguém tocou à campainha. É João Maria que aparece à sua frente com uma Rosa na mão, dizendo que precisava de a ver. Benedita faz menção de lhe fechar a porta mas João Maria explica que a sua relação com Matilde está praticamente condenada e que é com ela que quer ficar. A secretária ouve aquelas palavras com desconfiança mas ele insiste e deixa a rosa em cima de uma mesa, dizendo que fica à espera do seu telefonema.

Laura confirma a Teresa que as tréguas com Sofia acabaram e que se vai vingar dela pessoalmente. Já com Benedita, prefere que seja a polícia a tratar do assunto. Teresa faz notar que estão com um problema maior em casa e a mãe desabafa que lhe apetece bater em Eduardo, que escolhe sempre mal as mulheres. Laura afirma que vai dar um prazo ao filho para que se livre de Thaís e que se ele não o fizer, vai para a rua com ela.

Eduardo confronta Rita por terem aparecido os dois aos beijos na capa da revista. Ardilosa, a cozinheira consegue convencê-lo de que não teve nada a ver com o assunto. Ele aconselha-a a não aparecer à frente da namorada, enquanto não a puser fora de casa.

Dulce confidencia a Fátima que ficou chocada ao ver Eduardo e Rita aos beijos na capa da revista. No entanto, diz que o motivo pelo qual foi falar com ela tem a ver com a ida de Carlos a Espanha para a despedida de solteiro. Fátima assegura que não vai haver qualquer problema porque arranjou maneira de convencer o pai e o irmão acompanharem o noivo. Dulce fica mais descansada e insiste com a futura nora para estar presente na despedida de solteira dela. Fátima fica com um sorriso amarelo, sem conseguir dizer a Dulce que não a quer na festa.

Concha visita Matilde na livraria e conta-lhe que está a dedicar-se à costura com a ajuda da mãe. A amiga não gosta muito da ideia mas não se manifesta. Matilde mostra-se confiante de que João Maria vai ficar a seu lado, mesmo que o filho que ela espera seja de Salvador. Nesse instante recebe uma mensagem dele a convidá-la para lanchar e Concha confessa que já tem saudades de ter um namorado. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6