“Sol de Inverno”: resumo de 24 a 30 de março

171º Episódio

Destaque: Thaís, depois de ter sido expulsa de casa dos Aragão, regressa à quinta e mata todos os cavalos que apanha pelo seu caminho, dando vida à sua vingança.

Horácio inspecciona alguns sapatos que Fábio está a arrumar no armazém e detecta que estão com defeitos de fabrico. Fábio começa a ficar nervoso e o encarregado pressiona-o a dizer quem fez o trabalho mal feito. Sem conseguir mentir, Fábio acaba por acusar Artur. Horácio vai falar com ele e repreende-o, apesar de o rapaz afiançar que os sapatos saíram das suas mãos em perfeitas condições. Artur e Fábio percebem um sorriso vingativo na cara de Ermelinda, desconfiando que foi ela a responsável pela sabotagem. Horácio vai embora agastado e previne que é preciso terem mais cuidado com a confecção do calçado.

Lé repara que Mariano não está bem e consegue, depois de muito insistir, que ele conte que ainda não conseguiu consumar o acto sexual com Beatriz, pois sofre de ejaculação precoce. A amiga diz que ele tem de controlar a ansiedade e o medo de falhar.

Beatriz também conta a Isabel que Mariano ainda não conseguiu satisfazê-la, pois padece de ejaculação precoce. Isabel mostra-se intransigente na questão e aconselha a amiga a falar com o namorado ou acabar tudo com ele, acreditando que uma vida sexual inexistente destrói qualquer relação. Beatriz nem quer pensar dessa forma no assunto, mostrando-se empenhada em esperar até que Mariano se cure.

João Maria surpreende Matilde e conta que foi convidado para ocupar um lugar de destaque no escritório da empresa no Canadá, insistindo para que vá consigo e prometendo que a vai fazer feliz e ao bebé que espera. Matilde fica apreensiva e pede para pensar.

Salvador entra em casa com Tomás e serve uma cerveja ao amigo, que lhe deu uma boleia depois do carro dele ter avariado. Tomás aconselha-o a comprar u carro não poluente e Salvador promete pensar no assunto.

Eduardo acaba de fazer as malas de Thaís e quando ela entra no quarto leva as bagagens para a porta, exigindo-lhe que se vá embora. A namorada barafusta e recusa deixar a casa dos Aragão, mesmo depois de Laura chegar e lhe exigir que parta. Laura assume que não a quer mais ali e, perante a sua recusa de partir, manda que Carlos chame o pessoal das cavalariças. São eles que agarram em Thaís e a retiram da mansão, enquanto Eduardo lhe atira uma das malas, que se abre à sua frente, espalhando as roupas e outros haveres que lá estavam arrumados. Thaís promete vingança e ameaça matá-los a todos. Depois de reentrar em casa com Eduardo, Laura desfere-lhe um estalo na cara, deixando o filho surpreendido, criticando-o pelo facto de se ter metido com a empregada. O filho afirma que se isso é um grande problema, basta que ele despeça Rita. Laura, comprometida por Rita deter o segredo de que ela matou Luís, disfarça e insiste com o filho que não quer vê-lo mais na companhia da empregada. Ele ainda esboça um sinal de revolta mas a mãe é clara nas suas instruções, assegurando que enquanto ali viver, fará tudo como ela quer. Eduardo não tem outro remédio senão acatar as ordens da mãe.

Rosa reentra comprometida em casa e apressa-se a justificar ao marido e à filha que se atrasou porque foi dar uma voltinha e aproveitou para passar pela costureira. Horácio diz para não se preocupar que ele comprou frango assado para o jantar. Ana conta que passou o dia a pesquisar e a entregar currículos seus pela internet, tentando encontrar um emprego. O pai elogia-lhe a determinação e ela acrescenta que apesar do susto que sofreu, quer voltar às aulas de caiaque, o mais depressa possível.

Sofia brinca com Beatriz e afirma que o melhor é ela dormir outra vez no palacete com Mariano. A irmã fica constrangida sem coragem para confessar o problema que o namorado está a passar.

Matilde entra nessa altura para jantar e pede opinião que à mãe, à tia e ao avô sobre se há-de aceitar a proposta de João Maria de irem viver no Canadá, uma vez que ele foi convidado para trabalhar lá. Adelino e Beatriz ficam confusos, enquanto Sofia reconhece que não é fácil tomar uma decisão, ainda por cima grávida.

Thaís entra na quinta com uma caçadeira de canos cerrados e aproxima-se da casa dos Aragão. Na cozinha, Laura dá um ultimato a Rita para que se afaste de Eduardo, mas a cozinheira faz-se de ingénua e garante que não pode porque o ama. Laura diz que só não a despediu porque não pode. No entanto, adverte-a para que não a volte a enfrentar.

Na sala, Teresa repreende Eduardo por ele se ter envolvido com Rita. Ele riposta que pelo menos não é obrigado a estar com alguém que cheira a máquinas de ginásio. Enquanto os irmãos se digladiam, ouvem-se dois tiros de caçadeira que os deixam perplexos. O som repete-se, enquanto a família se vai juntando, incrédula com o que se está a passar. Laura e Teresa juntam-se a Eduardo e Teresa. Rita começa a ficar em pânico. Laura pergunta por Margarida e fica a saber que ela não está em casa por ter ido encontrar-se com o namorado. Lá fora, Thaís encaminha-se para as cavalariças e continua a disparar. Quando abandona o local, limpa o sangue que tem na cara. Laura, corajosa, sai de casa, permitindo que os filhos telefonem para a polícia. Ainda tem tempo de trocar um olhar com Thaís que arranca em cima de uma mota. Os empregados verificam o que se passou e António comunica à patroa que os cavalos estão todos mortos. Margarida aparece nesse momento e fica em estado de choque ao saber que Thaís chacinou os animais. Laura tenta confortar a filha, que chora convulsivamente.

Manel elogia o jeito de Gonçalo para a cozinha e ele reconhece que as massas são a sua especialidade. O primo pergunta-lhe se gostou da universidade e ele responde, com humor, que vai à falência só com o que vai gastar em propinas. Vasco, curioso, pergunta se ele tem namorada e o primo assume que a que tinha acabou com tudo quando ele decidiu ir para Sintra. Vasco conta que o pai teve duas namoradas e que ele gosta mais de Sofia. Enquanto o primo levanta a mesa, aproveita para pedir ao pai que vão visitá-la. Manel afirma que não sabe se ela quer vê-los mas promete que lhe vai telefonar.

Sofia encoraja Matilde a aceitar a proposta de João Maria e ir viver com ele para o Canadá, já que a filha acha que agora é a sua vez de lhe mostrar que quer ficar com ele. Sofia reconhece que vai morrer de saudades mas apoia Matilde na sua vontade.

Joana olha para a revista em que Eduardo e Rita aparecem aos beijos e estranha que ele ande com outra, traindo Thaís. Benedita confirma que ele nunca foi de ter apenas uma mulher. Ambas concordam que Laura deve estar furiosa, pois nunca quer que os escândalos familiares venham a lume. Joana lembra a Benedita que agora não pode falar consigo sobre a empresa e a amiga diz esperar que ela não deixe de se dar consigo, só porque vendeu segredos da Boheme a Sofia. Joana garante que a patroa não determina com quem ela se deve relacionar, mas recorda a Benedita que ela quer levar o caso de sabotagem do desfile da Boheme até às últimas consequências. A secretária diz que já está suficientemente preocupada e que não precisa de ser mais atormentada. Nisto, recebe uma mensagem de João Maria no telemóvel mas decide não ler, aguçando ainda mais a curiosidade de Joana, que quer saber, à viva força, de quem se trata. Benedita afasta qualquer hipótese de que isso venha a acontecer.

Laura responde às perguntas dos agentes policiais, com o propósito de esclarecer o ataque que Thaís fez à quinta. Margarida chora e pede aos agentes que a prendam. O polícia que conduz a investigação tranquiliza a família e diz que vai ficar um agente na quinta para garantir que Thaís não vai regressar à propriedade. Laura fulmina Eduardo com o olhar e deseja que ele tenha bem a noção dos prejuízos que lhes infligiu, devida à sua conhecida irresponsabilidade.

Na casa de Sofia toma-se o pequeno-almoço. Beatriz recebe uma mensagem no telemóvel e esconde que se trata de Mariano. Matilde fica a saber que Adelino vai levar a mãe dela à consulta e afirma que a mãe devia dar um grande lançamento que marque o seu regresso ao mercado com uma nova colecção. Sofia mostra-se mais preocupada com a visita que lhe vão fazer ao prédio onde tem um apartamento alugado a Andreia. Nesse momento, Joana vem de dentro e espanta-se que toda a gente se tenha calado com a sua presença e perguntam de desejam que ela volte. Depois de Beatriz, Joana e Matilde saírem, Sofia diz a Adelino que se vá preparando porque Matilde vai aceitar viver com João Maria. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6