“Sol de Inverno”: resumo de 24 a 30 de março

172º Episódio

Destaque: Benedita conta a Sofia que João Maria anda a assediá-la e ela decide montar-lhe uma armadilha para o apanhar em flagrante a trair Matilde

Sofia telefona a Andreia informando-a de que vai levar umas pessoas a ver o seu apartamento. A modelo fica desolada, pois sente que está cada vez perto o momento em que vai ter de deixar a casa. Depois de desligar a chamada, Andreia é visitada pelo seu cirurgião plástico a quem conta os seus problemas financeiros. O médico sugere-lhe que transforme a agência de modelos que até agora nada lhe tem rendido, numa agência de acompanhantes, pois tem um amigo que está a organizar um congresso de medicina e precisa de mulheres bonitas que acompanhem os congressistas. Andreia não está muito confiante, mas decide arriscar. O médico propõe-lhe que seja a sua acompanhante exclusiva, com direito a escolher o hotel, o restaurante e pagando ele o vestido que ela vai usar. Andreia fica radiante e assume que adora ser mimada.

Laura conta aos filhos que a polícia ainda não descobriu o paradeiro de Thaís e que apenas encontrou a moto que ela usou para chegar à quinta. A empresária afirma que vai trabalhar e Eduardo diz que não é prudente sair de casa sem que a namorada seja presa. Laura afirma que não vai ficar em casa por causa dos erros dele e que se Thaís os quisesse matar já o teria feito. Rita também não escapa à censura da patroa, depois de se ter envolvido com o filho. Margarida é mais cáustica com o irmão de assume que preferia que tivesse sido ele a morrer, em vez dos seus cavalos. Eduardo fica irritado com ela, enquanto Laura afirma que vai arranjar uma solução para que Margarida não deixe de participar nas provas equestres. Ao saber que a filha pretende ir passar o dia com Tomás, aconselha-a a pensar no seu futuro. Margarida pede à mãe para não a pressionar.

Artur queixa-se a Fábio de que Ermelinda vai prejudicar o seu trabalho com a obsessão em se vingar dele por ter sido rejeitada. O amigo diz que ele tem de lhe dar o troco, ou arranjar forma de a manter distraída com outra coisa. Fábio lembra-se que tem no armazém um grupo de desdentados que não se importariam de a entreter e diz que vai fazer um estudo para descobrir aquele que será o substituto de Artur no coração de Ermelinda.

Fátima fica radiante quando Acácio e André chegam ao palacete e apresenta o pai e o irmão a Célia. A cozinheira pergunta-lhes se estão prontos para viajarem com Carlos para Madrid, lembrando-lhes que a sua missão é impedirem que o noivo caia em tentações. Acácio dispara que se o futuro genro se portar mal o atira da roda gigante sem pára-quedas.

Beatriz vai ter com Mariano à livraria e ele, aproveitando o facto de Matilde os deixar a sós para ir à pastelaria, começa a beijar a namorada, arriscando fazer amor ali mesmo. Só que com a excitação do momento, acaba por voltar a ter uma ejaculação precoce, dizendo que se sente humilhado. Beatriz tenta encontrar uma explicação e aliviar-lhe a angustia, assumindo que têm de falar sobre o problema. Matilde regressa entretanto e não se apercebe do constrangimento que a tia e o namorado estão a viver, desconfiando apenas por Mariano se ausentar para o interior da livraria repentinamente. Beatriz disfarça e pergunta à sobrinha se já contou a Mariano que está a pensar ir para Toronto com João Maria. Matilde responde que vai falar com ele nesse mesmo dia.

Benedita recebe em casa uma pulseira enviada por João Maria como presente de reconciliação. Como o estafeta que faz a entrega se recusa levar o presente de volta, ela acaba por experimentá-la e gostar de a ver no seu pulso. No entanto, lembra-se que João Maria lhe mentiu e volta a colocar a pulseira dentro da caixa, agarra na mala e sai de casa, muito decidida.

Adelino vai buscar Rosa a casa para irem almoçar juntos. Ela ajeita o cabelo e a roupa antes de o receber, sentindo-se como uma adolescente. Rosa confidencia a Adelino que sente estar a fazer algo reprovável, pois é uma mulher casada. Ele lembra que é um homem respeitador e que bastará uma palavra sua para se ir embora. Rosa nem quer ouvir semelhante coisa e garante que o embaraço já lhe passa.

Benedita conta a Sofia que o advogado a ajudou muito com o depoimento que teve de prestar na polícia e que a descansou quando disse que Laura não tem provas de que tenha sido ela a colocar a mala com que ameaçaram de bomba o desfile da Boheme. Sofia afirma que tinha a convicção de que tudo iria acabar bem e conta a Benedita que os recursos humanos da Mood já estão a redigir-lhe o contrato para trabalhar lá. A secretária agradece toda a ajuda que está a receber e decide contar a Sofia que João Maria está a assediá-la, garantindo que ele lhe escondeu ser o namorado de Matilde. Sofia digere a notícia e decide montar uma cilada a João Maria com a ajuda de Benedita. Esta quer esquivar-se mas Sofia afirma que é uma boa altura para pagar a divida que tem para consigo.

Nesse momento, Matilde revela a João Maria que decidiu ir viver com ele para o Canadá. Ele beija-a com grande felicidade e começa a fazer planos. O seu telemóvel começa a tocar e ao ver que se trata de uma chamada de Benedita, João Maria afasta-se, mentindo à namorada pois diz que é um telefonema de trabalho. João Maria confessa a Benedita que está surpreendido com a chamada e combina encontrar-se com ela, dizendo a Matilde que tem de ir para uma reunião urgente. A namorada convida-o para jantar lá em casa, porque gostava de comunicar à família a decisão que tomou, mas com ele presente. João Maria diz que vai tentar despachar-se o mais rápido que puder.

Margarida desabafa com Salvador, depois de lhe contar que Thaís chacinou todos os cavalos da quinta. Nesse instante, repara num livro que fala de bebés e percebe que o irmão se está a cultivar para ser pai. Margarida percebe a nostalgia que lhe invade o espírito e aconselha-o a guardar-se para quando tiver um filho de alguém que o mereça. Salvador diz que já decidiu que vai assumir-se como pai se o bebé de Matilde for mesmo seu. Mudando de assunto volta à conversa dos cavalos e Margarida conta que Laura disse que lhe ia arranjar um cavalo para ela poder competir. No entanto, confessa que não quer voltar às provas, já que nem consegue aproximar-se das cavalariças. Salvador anima a irmã e faz-lhe ver que a vida tem de continuar.

Mariano, abatido, conta a Lé que mais uma vez falhou na intimidade com Beatriz e chegou ao fim depressa demais. A amiga mostra-lhe um site na internet, que pode ajudá-lo a resolver o problema. Mariano começa a ler com grande entusiasmo o que está publicado.

Matilde conta a Concha que decidiu ir viver com João Maria para o Canadá e é obrigada a reconhecer que se trata de uma forma de se afastar de Salvador. Matilde esforça-se cada vez mais para se convencer de que a relação com João Maria vai resultar, ao contrário do que sucedeu com o ex-marido e a relação aflitiva que viveram.

João Maria vai ao encontro de Benedita numa esplanada. Sofia também lá está e fotografa todos os movimentos que ele faz. Bendita diz que têm de acabar com aqueles encontros e devolve a pulseira que ele lhe mandou. João Maria não desiste e começa a seduzi-la, até que lhe dá um beijo na boca. Sofia fica irritada por ver que ele está a trair Matilde, memo à sua frente. Benedita liberta-se de João Maria e repreende-o por tê-la beijado, reafirmando que não quer nada com ele, lembrando-lhe que tem uma namorada. João Maria fica irritado e, sentindo-se rejeitado, acaba por se ir embora. Sofia vai ter com Benedita e assume acreditar que ela não quer nada com o namorado da filha. Quando a secretária lhe pergunta se vai contar o que viu a Matilde, Sofia não responde.

Laura conta a Salvador os últimos desenvolvimentos relacionados com o ataque que Thaís fez aos cavalos da quinta e aproveita para pedir ao filho que volte para o lado da família, argumentando que precisa dele como braço direito, já que Eduardo estraga mais do que ajuda e Teresa anda distraída com o namoro. Salvador reafirma que está feliz com a escola de surf e que não voltará a trabalhar nos negócios da família. Laura fica irritada mas nada diz.

Matias não cabe em si de contente com a menção honrosa que recebeu depois de ter participado numa prova de surf. Lúcia mostra-se orgulhosa do filho e Vasco adivinha que o amigo até pode tornar-se profissional. Tomás também é de opinião que ele conseguirá participar num dos principais campeonatos e pergunta-lhe se já falou aos amigos da escola de surf. Matias responde que já angariou mais alguns alunos e Lúcia brinca, dizendo que Tomás vai ter de lhe dar participação nos lucros. Vasco afasta um pai e pede-lhe que ligue a Sofia, pois quer combinar vê-la. O pai acede ao pedido mas ela não se mostra muito receptiva e diz que já tem coisas combinadas, mostrando até algum desagrado por estar a falar com ele. Vasco não se dá por vencido e arranca o telemóvel ao pai, falando directamente com Sofia. Perante a insistência do miúdo, Sofia amolece o coração e aceita tomar o próximo pequeno-almoço com eles, reconhecendo que também tem saudades dele. Manel agradece a Sofia por satisfazer o pedido do filho.

Ana termina o seu treino de caiaque e Nuno elogia o desempenho da irmã. Já no cais, Ana dirige-se a Bruno e agradece por ele lhe ter salvo a vida. Os dois apresentam-se formalmente e Nuno também agradece o que ele fez pela irmã. Ana garante que o facto, de ter tido o acidente, não a vai fazer desistir dos treinos. Bruno sorri, satisfeito pela sua atitude. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6