“Sol de Inverno”: resumo de 27 de janeiro a 02 de fevereiro

118º Episódio

Destaque: Andreia é, como todos, apanhada de surpresa pelo regresso de Eduardo, a quem tem de devolver o que herdou e, principalmente, o poder que detinha na Boheme. Para se defender, vai à clínica de fertilidade que frequentou quando quis engravidar e diz ao médico e amigo Guimarães que quer fazer uma inseminação artificial para ter um filho de Eduardo

Sofia tenta contrariar Laura mas acaba por ter de deixar o gabinete que lhe tinha retirado, depois de a rival enfatizar que ela deixou de controlar a Boheme, uma vez que os dois por cento que Andreia detinha voltam agora para o controlo de Eduardo. Este junta-se à mãe e diz a Sofia que saia da sala, ordem que ela cumpre por perceber que perdeu a batalha. No hall cruza-se com Benedita, que estranha o seu estado de nervosismo e tenta perceber o que se passou. Sofia limita-se a dizer que vai sair e já não volta.

Bendita fica logo a seguir em estado de choque ao ver Laura sair do gabinete com Eduardo. Muito comovida, a secretária não resiste e corre a abraçá-lo, repetindo que sabia que ele estava vivo. Eduardo ironiza e diz que ela bem podia ter apostado isso com alguém, que ao menos tinha ganho algum dinheiro com isso. Laura fala com dureza para a secretária e ordena-lhe que se controle. Benedita fica triste ao ver que eles se vão embora e Laura ainda lhe ordena que mantenha o gabinete que reconquistou fechado à chave, deixando claro que nunca mais quer ver Sofia lá dentro.

Na rua, Sofia digere a derrota que acabou de sofrer e liga a Andreia que fica estarrecida ao saber que Eduardo está vivo e voltou para casa. Sofia aconselha-a a falar com o marido, justamente porque apesar de ter de lhe devolver o controlo da empresa, ainda é casada com ele.

Em casa da família Aragão o clima é de grande comoção quando Eduardo chega acompanhado por Laura. Margarida e Teresa choram e abraçam o irmão. Dulce também fica quase sem fala quando entra na sala e vê Eduardo, correndo para o abraçar, também com as lágrimas nos olhos. Rita também se mostra surpreendida mas é mais contida. Simão junta-se à família e, apesar de não demonstrar exuberância, confessa ao irmão que gosta que ele esteja de volta. Margarida é a mais curiosa para saber o que aconteceu para ele ter sido dado como morto, aparecendo agora do nada. Laura intervém e afirma num tom autoritário, que Eduardo vai ter muito tempo de se explicar, pois não vai a lado algum. Ele olha a mãe de forma reprovadora.

Na cozinha, à conversa com Rita, Carlos faz uso da sua imaginação e mania das grandezas, dizendo que quando eram novos, ele e Eduardo pareciam irmãos. Rita escarnece do motorista e dispara que devia ser por causa do uso de água-oxigenada que depois lhe fez cair o cabelo. Dulce entra na cozinha ainda comovida e critica-os por estarem à conversa, enquanto a casa está toda em reboliço. A governanta vai servir os patrões e diz a Rita para ir adiantando o almoço.

Eduardo explica ao família que foi raptado e que conseguiu fugir com a ajuda de Thaís, que também estava envolvida no tráfico de órgãos humanos. Todos ficam impressionados com o seu relato e Eduardo acrescenta que pretende continuar com a namorada a viver no Rio de Janeiro, para desilusão de Margarida, que lhe lembra que ainda é casado. Ele responde que isso se resolve e Laura dispara que tudo isso tem custos. Simão vai abrir a porta quando escuta a campainha e dá de caras com Andreia. Sem se deter, a cunhada irrompe pela casa e confronta Eduardo por este ter escondido que estava vivo. Ele critica-a por lhe ter esvaziado as contas assim que confirmou a sua morte. Laura manda-a embora mas Andreia insiste que têm muito para conversar. Teresa medeia o conflito e lembra à mãe que deve essa deferência a Andreia, depois da ajuda que ela deu a Margarida quando foi chantageada. Laura vai para a biblioteca com Eduardo e Andreia. Este mostra-se disponível para assinar os papéis do divórcio, mas exige metade do que é de Eduardo. Ele não quer ceder-lhe nada e gera-se um impasse. Salvador chega nesse instante e a mãe agradece-lhe ter vindo. Salvador não sabe como cumprimentar o irmão, mas Eduardo evita mais constrangimentos e estende-lhe a mão.

Célia e Fábio regressam à fábrica depois de ela ter ido fazer a primeira ecografia. O casal está radiante por saber que a gravidez está a correr bem. Fábio mostra com orgulho a Isabel uma imagem da ecografia e afirma que o filho tem o nariz igual ao seu. Célia e Isabel não evitam uma gargalhada, pois o bebé é ainda quase imperceptível. Isabel vai ter com Horácio que ao saber da excitação de Fábio, comenta que ele nunca jogou com o baralho todo. Célia vem do armazém com uma máscara posta e começa a desinfectar-se. Fábio afirma que ela agora tem de cuidar da saúde e Horácio murmura que eles estão a exagerar.

Matilde fala com Salvador ao telefone e fica perplexa ao saber que Eduardo está vivo. Depois de desligar comenta com Mariano que Laura vai usar o filho contra Sofia, interrogando-se se a mãe já saberá que ele voltou.

Margarida confessa a Teresa e Laura a sua desilusão pelo facto de Eduardo querer regressar ao Brasil. O irmão vem do quarto e pergunta onde está a sua roupa, ficando a saber, sem gostar muito da ideia, que tudo foi dado. Teresa sorri e sugere-lhe que vá fazer algumas compras. Manel chega entretanto e cumprimenta Eduardo que fica espantado por vê-lo ali. Teresa conta que ele voltou a trabalhar na contabilidade e na quinta, enquanto Laura assume que muita coisa mudou com a sua ausência. Salvador torna o dia ainda mais pesado, aproveitando a reunião familiar para contar a sua história de vida, assumindo que afinal é seu meio-irmão, pois Francisco era realmente o seu pai verdadeiro, que teve um caso com Isabel, actual chefe das gaspeadeiras da fábrica. Laura não esconde a vergonha que a invade, mas recebe o apoio de Margarida e Teresa. Eduardo está num misto de incredulidade e indignação, perguntando se mais alguém tem mais segredos para contar. Margarida olha de lado para o irmão, sentindo-se desconfortável.

Sofia e Andreia reconhecem que o regresso de Eduardo lhes estragou os planos que tinham para destruírem Laura e que ela vai aproveitar para se reerguer. Andreia conta que querem que ela devolva tudo o que recebeu por herança e que vão tentar deixá-la sem nada com o divórcio. Sofia duvida que consigam isso.

Mariano diz com desanimo a Matilde que vai fazer um cartaz a dizer vende-se, pois não consegue dinheiro para pagar o que o avô lhe deu. Matilde ri mas perde a vontade quando Beatriz irrompe pela livraria com uma folha que Mariano escreveu e pôs na rua, a chamar-lhe devedora sem vergonha, perguntando quando paga o que lhe deve. Matilde finge-se zangada e obriga a tia e o patrão a fazerem as pazes. Eles trocam um aperto de mão mas com repulsa. Matilde obriga a tia a ir beber um chá consigo.

Fábio ensaia um pedido de casamento a Célia no palacete mas ela corta o momento, dizendo alto e bom som perante os amigos que nunca se quis casar e não vai ser agora, admitindo apenas viver junta com ele. Fábio assegura que será como ela quiser, mas fica a pensar no assunto.

Vasco acaba de jantar e pede aos avós para ir ver televisão para o quarto. Horácio diz que já vai ter com ele e o neto troça, afiançando que ele adormecerá como é costume. O avô defende-se e afirma que não dorme, pensa. Rosa, Horácio e Vasco riem-se divertidos, enquanto ele sai para o quarto. Os avós mudam de disposição ao lembrarem que Ana está quase a voltar para casa, sem saberem como é que ela se vai adaptar ao facto de ter deixado de andar. Horácio afirma que vai ver quanto custa contratar alguém especializado e confirma que vai fazer as obras de que necessitam em casa.

Simão comenta com Nuno o regresso de Eduardo e assume que o irmão é um egoísta, garantindo que assim que ele resolver os assuntos com a mãe, regressará ao Brasil para junto de Thaís. Nuno e Simão sentem alguma pena de Benedita, que deve estar confusa com tudo o que está a acontecer.

Andreia procura desesperadamente um cartão e quando o encontra fica radiante e telefona para o número que lá está, marcando uma consulta.

Laura dá finalmente a sua reprimenda a Eduardo, por ter ocultado que estava vivo e por tencionar deixar que ela carregasse para sempre a culpa pela sua morte. O filho defende-se e afirma com segurança que ela nunca o considerou e que preferiu tratar sempre Teresa e Salvador como seus preferidos, nunca lhe dando uma oportunidade de mostrar o seu valor na Boheme. Eduardo frisa que não tinha nada nem ninguém por quem voltar, assumindo que está muito bem com Thaís e explicando que está a montar uma empresa de distribuição de medicamentos com o dinheiro que possuía numa conta secreta. Laura faz com que o filho readquira a esperança, dizendo que vai falar com o advogado para que ele recupere a sua identidade e que a única coisa que pede é que ele assine uma procuração que lhe dê plenos poderes para gerir a Boheme. Eduardo aceita a proposta da mãe e vai telefonar a Thaís, com quem fala apaixonado.

Salvador regressa a casa a altas horas da noite e vai beijar Matilde que dorme no sofá à sua espera. Quando ela desperta conta-lhe o dia complicado que teve no trabalho, muito por culpa do regresso de Eduardo que o atrasou irremediavelmente para o jantar romântico que ela tinha preparado. Salvador deita-se ao lado da mulher, em busca de algum conforto.

Adelino regressa de uma noite de trabalho agarrado ao táxi e Sofia, que põe a mesa do pequeno-almoço com Beatriz, conversa com eles pedindo conselho sobre o que deve fazer, agora que perdeu o controlo da Boheme com o regresso de Eduardo. O pai diz que ela deve vender a Laura a sua parte da empresa e acabar a guerra que tem com ela, agora que está prestes a lançar a sua colecção de sapatos e se reconciliou com a filha. Beatriz diz à irmã que pensa da mesma maneira e Sofia parece inclinada a seguir o que eles sugerem.

Andreia vai à consulta na clínica do doutor Guimarães, que também é seu amigo. Esconde que Eduardo regressou e continua a fazer-se passar por viúva. Na conversa com o médico lembra que tinham congelado alguns embriões quando tentaram que ela engravidasse e diz que quer fazer uma inseminação artificial para ter um filho de Eduardo.

Pages: 1 2 3 4 5